segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aprovação do presidente Lula se recupera e vai a78,9%, aponta pesquisa

Aprovação do governo Lula se recupera e vai a 70%, aponta pesquisa CNT/Sensus -Claudia Andrade -Do UOL Notícias
Em BrasíliaO índice de popularidade do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou recuperação no mês de novembro, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (23). Em setembro passado, o índice de aprovação era de 65,4%, percentual que passou para 70% em novembro.
A aprovação do presidente Lula passou de 76,8% em setembro para 78,9% em novembro, enquanto o índice de desaprovação caiu de 18,7% para 14,6%. A pesquisa de novembro foi realizada depois do apagão ocorrido na noite do último dia 10, mas o problema do blecaute não foi abordado nas questões. "O crescimento é resultado da economia, claro, e também da melhora da imagem do país no exterior. Isso tem transparecido nas pesquisas, a ideia de que o Lula é 'o cara'. Além disso, o discurso dele é forte, tem identificação com o povo", disse o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade.
A pesquisa também avaliou a capacidade de transferência de votos do presidente Lula nas eleições do ano que vem. O índice dos que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente da República baixou de 20,2% em setembro para 16% em novembro. Os que afirmaram que só conhecendo o candidato poderiam fazer uma avaliação passaram de 24,6% para 27,4%. Os percentuais dos que só votariam em um candidato apoiado por Lula mantiveram-se estáveis, passando de 20,8% para 20,1%, enquanto os que responderam que poderiam votar em um candidato com o apoio do atual presidente passaram de 31,4% para 31,6%.
A pesquisa também considerou, pela primeira vez, um cenário de transferência de votos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apontando que 49,3% não votariam em um candidato apoiado pelo tucano.
Outros 14,2% disseram que poderiam votar em um candidato apoiado por FHC e 27% responderam que só conhecendo o candidato poderiam opinar. Apenas 3% afirmaram que o candidato apoiado pelo ex-presidente seria o único em que votariam.
Histórico de aprovação - A popularidade do presidente Lula atingiu o ponto mais alto em janeiro deste ano, quando chegou a 84%. Em março, o índice passou para 76,2%, aumentando para 81,5% em maio. Ocorreu uma oscilação para baixo em setembro, que apresentou recuperação na atual pesquisa. Em relação ao governo Lula, a pesquisa apontou aprovação de 72,5% em janeiro deste ano, caindo para 62,4% em março. Em maio, o índice apresentou recuperação, chegando a 69,8%, mas em setembro voltou a cair, passando para 65,4%, até chegar aos 70% atuais.

2 comentários:

Gustavo disse...

Aprovações à parte: em cenário com os candidatos Dilma, Serra, Ciro e Marina, o favorito é o governador paulista, com 31,8% de intenções de voto; a ministra de Lula sobe para 21,7%; Ciro tem 17,5% e Marina, 5,9%.

A candidatura de Serra continua em queda - de 40% há alguns meses,chegou a 30%. Ciro e Marina estão estagnados e Dilma sobe.

Anônimo disse...

Se 49% dos brasileiros não votam no candidato do FHC o Serra está numa situação difícil, ele vai ter que se esconder do FHC e ainda tentar enganar os eleitores e dizer que não é o candidato do FHC, vai ser difícil demais para o Serra ganhar esta eleição pois já começa com 49% de rejeição só de ser apoiado pelo FHC.
A Dilma sendo a candidata do LULA não teria votos de apenas 16% aí ela ainda tem 84% dos votos para conquistar, vai ser fácil.