domingo, 29 de novembro de 2009

DIRETO DE CUIABÁ - Fantástico deve divulgar escândalos envolvendo Câmara e AL

Há um clima de expectativa e de tensão no meio político em Mato Grosso sobre uma reportagem investigativa que o Fantástico, revista eletrônica da Rede Globo, deve exibir neste domingo. O repórter especial Eduardo Faustino esteve no Estado duas vezes num intervalo de 15 dias. Ele levantou esquemas de corrupção que ocorriam na Câmara Municipal de Cuiabá e na Assembleia Legislativa e que incriminam os deputados José Riva e Chica Nunes, o ex-deputado Humberto Bosaipo e o vereador recém-cassado Lutero Ponce, além de alguns servidores e ex-contadores. Descobriu que, sete anos após a Operação Arca de Noé, realizada pela Polícia Federal em 5 de dezembro de 2002, a corrupção não acabou, mas sim se aprimorou. Os prejuízos causados ao erário, se atualizados, chegariam a R$ 500 milhões.

O repórter localizou e entrevistou pessoas que hoje moram no Três Barras, Carumbé e nos arredores do Parque Cuiabá. Elas tiveram os nomes usados indevidamente na abertura de empresas fantasmas. As acusações recaem sobre Riva e Bosaipo porque naquela época eles respondiam pela Mesa Diretora da Assembleia. Riva continua na Mesa. Hoje é o presidente. Bosaipo é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Na Arca de Noé desencadeada para combater crime organizado foram apreendidas em Brasília (DF) cópias de cheques da Assembleia na empresa Piran Factoring, que negocia cheques pré-datados. Das 12 empresas supostamente beneficiadas dos cheques, 11 seriam fantasmas.

Eduardo Faustino gravou o drama de pessoas que reclamam que tiveram nomes usados de forma ilegal e que vivem com medo de represálias e sob depressão. Um dos acusados de abrir diversas empresas fantasmas mora em Campo Verde. É evangélica e vende livros. Delegados fazendários que investigaram corrupção na Câmara foram ouvidos pelo Fantástico, assim como alguns que atuaram no esquema como empresários de fachada e que, após as operações, devolviam dinheiro. Pelas investigações, a reportagem deve mostrar também o que se classifica de "promiscuidade" da Justiça diante dos escândalos. Pescado do RDNews
GUERRILHEIROS VIRTU@IS: O povo cuiabano e mato-grossense há anos espera um desfecho em relação às várias denúncias de corrupção que envolvem nossas casas legislativas. Fora a recente cassação do ex-presidente da Camara Municipal de Cuiabá, os principais envolvidos nos diversos processos ainda se mantêm sob o manto da impunidade garantida pela imunidade parlamentar e pela nossa justiça.

Estes fatos só terão a divulgação nacional, via Fantástico, graças a repercussão que a tentativa de censura prévia aos Jornalistas e Blogueiros Adriana Vandoni e Enock Cavalcanti determinada por um juiz que explodiu na mídia do centro do país. Mais uma vez se confirma a importância crescente da chamada 'blogosfera' na formação de opinião da população, acrescentando informações à imprensa tradicional, que normalmente não se interessa muito quando os políticos envolvidos são de sua área de proteção.

Parabéns aos blogs Prosa & Política e Página do E, dos Jornalistas* citados, pela importante contribuição à luta contra a corrupção!
* Jornalismo com letra maiúscula é isto!
Foto de José Riva pescada da Página do E
Foto Chica Nunes pescada no Google
Foto Adiana Vandoni do Blog Prosa & Política
Foto Enock Cavalcanti, com GUERRILHEIROS VIRTU@IS em
festa recente de muita significação para os últimos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim, estamos descobrindo que as mãos de nosso prefeito em Cuiabá não é tão limpa assim: primeiro oa saúde pública, depois licitação, agora as camaras...e o que virá?!Pelo menos, não vejo o nome de Blairo envolvido nisso!

Democracia´plena disse...

Por que será que não passou nada no fantástico?Não compreendo...
Mas, um dia vão passar!O Brasil está mudando se desenvolvendo, tenho fé, que em alguns anos coisas deste tipo não sejam mais admitidas por aqui. Quanto mais se as pessoas se informarem, mais, irão brigar por seus direitos.