sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lula:Fico pensando como será minha vida no dia 2 de manhã"

Em visita ao Rio Grande do Norte para a solenidade de implantação da Refinaria Potiguar Clara Camarão, na tarde de ontem, no município de Guamaré, a 165km de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista exclusiva à jornalista Priscila Scalabrin da Rádio Clube FM (emissora integrante do grupo Diários Associados no Rio Grande do Norte). Na conversa, falou sobre o filme Lula, o filho do Brasil, os investimentos no Nordeste e os elogios que vem recebendo da imprensa internacional - inclusive o apelido de "o cara", dado pelo presidente norte-americano Barack Obama. Comentou, ainda, os planos pós-Presidência e disse que está preocupado com a aposentadoria. "Tenho preocupação com a primeira semana. Como uma artista famoso que, do dia para a noite, sai na rua e ninguém pede autógrafo". Confira trechos da entrevista:
Reeleição - "Não existe a possibilidade de um homem se aposentar em política. O ser humano começa a fazer política quando nasce, no primeiro choro. Agora, ser candidato é outra história. Depois de oito anos na presidência do Brasil, temos que ter consciência de que outras pessoas têm direito. Acho que já cumpri minha missão."
Críticas - "Não espero outra coisa da oposição. Se eu carregasse um candidato da oposição seria estranho. Mas carregar minha ministra, coordenadora do PAC, que trabalha das 8h à meia-noite, para inaugurar as obras comigo não é errado. A partir do momento em que ela se lançar candidata, ela não vai poder. A oposição devia se preocupar com os governadores que estão viajando o país e visitando outros estados. Eles têm menos direito de viajar que a ministra."
Aposentadoria - "Tenho preocupação com a primeira semana. Como um artista famoso que, do dia para a noite, sai na rua e ninguém pede autógrafo. Fico pensando como será minha vida no dia 2 de manhã. Quando levantar e não tiver um assessor para brigar, ninguém para xingar, e dona Marisa mandando eu sair da sala porque ela quer limpar. Tenho preocupação. Quero me preparar. Mas quero tirar 30 dias de férias, descansar. E tenho na consciência que um ex-presidente da República não pode dar palpite sobre quem está governando. Se eu eleger quem eu penso, quero que ela crie sua cara, seu modelo de governo."
Filme - "Ainda não assisti. Não quis assistir porque tenho compromisso de assistir a esse filme no dia 28, em São Bernardo dos Campos, com os metalúrgicos. A Marisa foi ver. O pessoal que foi, gostou. O filme retratou com fidelidade a história. Não é um filme do Lula, é sobre minha mãe. Eu apareço porque sou filho dela e presidente da República. Mas a personagem principal é minha mãe. Ela é a "bam bam bam" do filme."
"O cara" - "Foi uma brincadeira. Ele (Barack Obama) estava há poucos dias na presidência e eu há sete anos. Quando a gente dizia que a crise chegaria por último no Brasil e sairia primeiro, ninguém acreditou. Hoje é um país que tem mais credibilidade e investimento. Claro que não competimos com a China, mas a verdade é que o Brasil virou uma espécie de coqueluche internacional. Esse reconhecimento me dá orgulho."
Popularidade - "Penso que nos últimos meses o Brasil tem merecido muita atenção da imprensa internacional. Obviamente que isso é importante, pois divulga o país e mostra que ele está preparado. Em 2016 estará entre as maiores cinco economias".
PAC 2011 - "Em março vou apresentar um PAC com um conjunto de obras que não estiveram no primeiro. Obras para o Nordeste brasileiro. O Brasil passou mais de 25 anos sem fazer muita coisa porque pagava a dívida externa. Agora que aprendemos o quanto é importante o investimento público em obras públicas, precisamos criar uma cartilha com investimentos para que durante os próximos anos a gente possa melhorar a vida do país inteiro".
Copa no Nordeste - "É muito gratificante ver quatro estados nordestinos na lista dos que vão sediar os jogos. E graças a Deus Natal entrou na lista. Não vou nem falar dos outros estados, já esperados como sede. Mas o Rio Grande do Norte é um estado pequeno, com uma baita estrutura de turismo e hoteleira. Isso foi levado em conta. É uma demonstração de que o Nordeste passou a ser levado em conta, não só pelos brasileiros mas pelos estrangeiros. Quem vier aqui vai entender que o Rio Grande do Norte deveria ter sido sede. Daqui a pouco vão até querer trazer olimpíadas de inverno."
Desigualdade - "Não tem obra nova (para os últimos meses). Todas foram determinadas em 2007. Só o RN vai receber R$ 12,4 bilhões. São investimentos em obras, saúde, educação, Bolsa Família, agricultura familiar, os maiores que o Nordeste já recebeu. Mas não só no Rio Grande do Norte e sim no Nordeste inteiro. Nossa ideia é acabar com o desnível econômico que existe entre o Nordeste e Sul do país. Temos que atacar o Nordeste com muito mais carinho para diminuir essa disparidade e fazer com que todos os estados tenham a mesma qualidade de vida."
Petróleo - "Ainda vai demorar um tempo até a gente explorar a riqueza do pré-sal, só em 2016, 2017. Queremos que o Brasil seja um país auto-suficiente. Hoje nós temos que importar petróleo porque o que temos não dá para todo o diesel que precisamos, mas na medida que conseguirmos fazer isso, quem estiver governando o país, vai ter o prazer de reduzir os preços". DPNet.

Nenhum comentário: