segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Merenda de Kassab mantém má qualidade

Após quatro meses da assinatura de novos contratos, vistoria acha alimentos vencidos e mofados nos refeitórios de alunos

Fiscalização vê falhas em 22 das 25 escolas; em 3 foram encontrados pombos nos refeitórios; prefeitura diz que erros "são pontuais"
DA REPORTAGEM LOCAL
FSP
Relatórios de fiscalização da merenda escolar de São Paulo revelam que a presença de pombos nos refeitórios onde os alunos comem, excesso de moscas, alimentos vencidos no estoque e ovos mofados são problemas que persistem na rede municipal de ensino.
Falhas diversas, que vão da falta de higiene nas cozinhas à infraestrutura deficiente das unidades, foram flagradas neste semestre, mesmo depois de a gestão Gilberto Kassab (DEM) assinar novos contratos de fornecimento da merenda.
As deficiências afetam inclusive empresas estreantes nesse segmento na capital paulista.
Nutricionistas veem risco de contaminação
Para especialistas, a vistoria nas merendas das escolas municipais evidenciam uma falta de controle da prefeitura
Fiscalização também achou deficiências e infraestrutura precária em escolas onde a refeição é preparada pelos servidores municipais
DA REPORTAGEM LOCAL
Nutricionistas especializadas em alimentação escolar ouvidas pela Folha avaliam que as situações registradas pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar) apontam para riscos de contaminação da merenda dos alunos da rede municipal e devem ser objeto de um plano para corrigir as falhas.
"Os problemas levantados pela fiscalização evidenciam uma falta de controle e oferecem algum risco de contaminação. Os pombos (localizados dentro do refeitório dos alunos), por exemplo, circulam em locais contaminados e suas próprias fezes são perigosas", afirma Manuella de Souza Machado, agente do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Segundo Manuella, há possibilidade de distúrbios intestinais e até doenças mais graves, como no caso do ovo podre. "O ovo é muito propenso, por si só já tem patogênicos de grande risco, como a salmonella", diz.
Para a professora da Unifesp Cristina Gaglianone, coordenadora do Cecane (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar) da Região Sudeste, os casos citados mostram situações em que alunos podem ficar doentes.
"Todos os problemas têm algum tipo de risco, maior ou menor, mas pode haver contaminação", afirma Cristina.

Caro leitor e eleitor
Você elegeu o Kassab, que pena, o azar é todos. A gente avisou, a gente disse que o Kassab cria do Pitta, protegido do Serra, seria um péssimo prefeito, que iria acabar o SP, que iria acabar com os avanços sociais da prefeita Marta. Kassab está destruindo SP, basta andar pelas ruas de SP, buracos e mais e mais buracos, lixos acumulados nas calçadas, bueiros entupidos, 10 minutos de chuva e a cidade alaga, ruas sem iluminação, sem asfalto. Faltam médicos nos postos de saúde, faltam vagas, faltam equipamentos, os que existem estão quebrados. Agora esse descaso com as crianças, com os filhos das pessoas. Além da falta de vagas em escolas e creches, a merenda servida é de péssima qualidade, podre, pondo em risco a vida das crianças.Com todos esses imensos problemas, com toda essa omissão e incompetência, Kassab eleva brutalmente o IPTU.


Um comentário:

Pedro Bueno disse...

Vamos mudar de tática? Vamos agir da forma que este post fez. Nós blogueiros, fãs da Dilma, estamos muito na defensiva. A oposição tem feito ataques de todas as formas e nós o que estamos fazendo? Vamos buscar os erros comentidos pelo DEM e PSDB, que são fartos. Eu, por exemplo, vou republicar um assunto eme que lá estão os que arrotam dignidade, mas e 2003 votaram contra o "voto em aberto" em 2003. Pena que meu blog não tenha tanto alcance.