segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PRO TESTE envia ofício ao Governo contra a compra da GVT pela Telefônica

A PRO TESTE Associação de Consumidores tendo em vista a anunciada aquisição da empresa GVT pela Telefonica, comunica que enviou Ofício à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para alertar sobre o risco de lesão irreparável para o consumidor, em função do aniquilamento de condições para a competição, e de perspectivas de redução de tarifas e preços, assim como de melhoria na qualidade dos serviços.O temor da Associação é que os custos decorrentes da operação pretendida pela Telefonica, sejam repassados para os usuários. E a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não possui qualquer instrumento de controle para evitar esse dano.
A entidade destaca que diante dos interesses que estão em jogo, cabe ao Governo - utilizando os mecanismos jurídicos cabíveis - , exercer seu papel de formulador de políticas de telecomunicações junto com o Ministério das Comunicações, para evitar que a Anatel decida matéria de tamanha importância de forma burocrática, e sem o respaldo imprescindível de outros órgãos. Preocupa ainda à entidade, a informação de que a Telefonica estaria buscando recursos públicos no Banco do Brasil para a operação de aquisição, conforme o publicado nesta segunda-feira, 09/11, pelo portal Convergência Digital, a partir de matéria divulgada pela Reuters e pelo jornal The Guardian, na Inglaterra. A GVT, observa a PRO TESTE, é uma das únicas “empresas espelho” que cumpriu a finalidade prevista na Lei Geral de Telecomunicações, fazendo frente ao poder de mercado da concessionária na região sul do país. A empresa apresenta níveis de qualidade de serviço muito superiores às demais concessionárias de telefonia fixa, bem como os preços cobrados são mais baratos. Leia na íntegra.
Palavra do Blog da Dilma:
Não podemos cruzar os braços para diante dessa aberração. Proteste, mande e-mail para Casa Civil contra a compra da GVT pela espanhola TELEFÔNICA.

Nenhum comentário: