domingo, 13 de dezembro de 2009

COP-15: Dilma afirma que o Brasil não se conformará com “números mesquinhos” dos países ricos

DO BLOG DO ANSELMO RAPOSO
Em artigo publicado na edição deste domingo de O Estado de S. Paulo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, diz que o Brasil não se conformará se os países ricos apresentarem “números mesquinhos”, na Conferência das Nações Unidos sobre Mudanças do Clima, tanto para a redução de emissões de gases de efeito estufa quanto para o financiamento de ações de mitigação nos países em desenvolvimento.

”É importante ter números na mesa, mas eles devem ser avaliados por seu alcance efetivo. Tomando como referência os níveis verificados em 1990 – como fazem os signatários do Protocolo de Quioto – a proposta dos Estados Unidos equivale a cortar meros 4% de suas emissões. É decepcionante, para um país que responde por 29% das emissões globais”, afirma a ministra.

Para o governo brasileiro, segundo Dilma, “será igualmente decepcionante se a União Europeia fixar objetivos abaixo das expectativas alimentadas nos últimos anos. E será totalmente frustrante se Copenhague der respostas financeiramente limitadas e institucionalmente incertas, para o apoio às ações de mitigação nos países em desenvolvimento. Circunstâncias da economia mundial não justificam o abandono do planejamento multilateral adequado, de longo prazo e com respeito à soberania dos países.” Leia a íntegra do artigo:

Nenhum comentário: