quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ENTREVISTA COM O DEPUTADO VICENTINHO

Nosso entrevistado de hoje é o deputado VICENTINHO DO PT. O companheiro Vicentinho Nasceu no dia 8 de abril de 1956, Sítio Maravilha, então Município de Santa Cruz de Inharé, hoje município de Campo Redondo - Rio Grande do Norte. Recém-nascido, migrou para a cidade de Acari, onde viveu até os 20 anos. Os Pais Francisco Germano da Silva e Maria Jeronimo da Silva, trabalhadores rurais sem terra. É irmão de Sofia Maria da Silva, Francisco Vicente da Silva e Maria Aparecida Barbosa Felix (Tetê).É pai de Hudson Santana da Silva, 30 anos, advogado. Hugo Santana da Silva, 25 anos, mecânico de manutenção. Robson Santana da Silva, 24 anos, cursando designer digital. Roberto Santana da Silva, 20 anos, cursando designer digital. Luana Rocha da Silva, 18 anos, concluindo o segundo grau. Lucas Zerbinato da Silva, 12 anos. Pedro Zerbinato da Silva, 12 anos. É avô de Caíque Petris da Silva, 02 anos.É Casado com Roseli Oneide Zerbinato da Silva.
Vamos ao nosso bate papo com o deputado Vicentinho:

BLOG DA DILMA:
Vicente Paulo da Silva, mais conhecido como VICENTINHO, nasceu no antigo Município de Santa Cruz de Inharé, hoje Campo Redondo, no Rio Grande do Norte. Conte para o público do Blog da Dilma, como foi sua trajetória de vida, sua filiação ao Partido dos Trabalhadores e se tornar presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT?
DEP. VICENTINHO: Eu me filiei ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em março de 1977. Eu participei das greves de 78, 79 e 80. Com o aprendizado e conscientização, constatamos a necessidade de criação do Partido dos Trabalhadores. Eu me filiei com uma ficha provisória em 1980 em SBC. Para mim foi um desafio ao mesmo tempo uma honra, pois ali nascia o nosso Partido carregando os nossos sonhos. Como dirigente do Sindicato até me tornar Presidente da CUT. Grande responsabilidade no desenvolvimento da luta nacional dos trabalhadores. Para mim foi a maior honra.


BLOG DA DILMA:
Você foi eleito vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos em 1981, mas enquadrado na Lei de Segurança Nacional em 1982, sendo cassado em 1983. Como tudo isso ocorreu?
DEP. VICENTINHO:
O governo do ditador Figueiredo fez o decreto 2010 que implicava em um reajuste 20% menor do que a inflação anual. Eu declarei que o Figueiredo estava tirando dos bolsos dos trabalhadores. Por isso fui indiciado, juntamente com Jair Meneguelli, que chamou Figueiredo de canalha. Ele foi absolvido no tribunal militar, eu fui condenado, recorremos ao STF e lá minha pena foi derrubada.
BLOG DA DILMA:
Luiz Inácio Lula da Silva comandou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC --de 1975 a 1981, por dois mandatos consecutivos. Você foi o segundo, que sucedeu Lula, e presidiu o Sindicato por três mandatos, de 1987 a 1996. Quais foram as grandes vitórias e as grandes dificuldades?
DEP. VICENTINHO: Neste período, nós vivíamos o auge da crise, com muitas demissões. Foi uma época muita difícil. Um fato histórico e altamente positivo foi o acordo da Câmara Setorial do Setor Automotivo . Conseguimos aumento de salários, estancamos as demissões e aumentamos a produção de 900 mil veículos para dois milhões. Também avançamos na concepção do sindicalismo autêntico para o sindicalismo cidadão. Tudo isso, graças à garra e inteligência da nossa militância sempre presente em todas as horas.


BLOG DA DILMA:
Como você conheceu Luiz Inácio Lula da Silva?
DEP. VICENTINHO:
Na porta da empresa onde eu trabalhei. Depois o conheci melhor em uma assembléia no sindicato e depois o Djalma Bom me apresentou a ele no bar da Rosa.
BLOG DA DILMA:
Com a eleição de um ex-metalúrgico para presidência da República. Como é o relacionamento do Governo Lula com os sindicatos de trabalhadores do país? Houve alguns avanços?
DEP. VICENTINHO:
Sim, muitos avanços. Foi o Presidente que mais recebeu os sindicalistas, proporcionou importantes acordos no campo e na cidade. Ele é um dos nossos.
BLOG DA DILMA:
Como deputado federal pelo PT, quais são os seus maiores projetos e participação na vida do Congresso?
DEP. VICENTINHO:
Eu sou autor de 76 proposições entre PEC, PL, PRC e INC. Sou relator da PEC 231 que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais. Dentre os meus projetos, destaco o que regulamenta a terceirização, o que introduz o desenho animado brasileiro na TV e a PEC da reforma sindical. Para a minha honra eu fui eleito pela quinta vez como um dos cem cabeças do Congresso Nacional (DIAP) e fui eleito neste ano de 2009, entre os 23 melhores deputados do Brasil (Congresso em Foco). A minha principal atuação é em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e contra todo tipo de discriminação.
BLOG DA DILMA:
Quais são as maiores dificuldades encontrada pelo presidente Lula no Congresso Nacional? E por que a mídia conservadora não publica?
DEP. VICENTINHO:
Eu confesso que não constato maiores dificuldades do Presidente Lula no parlamento, já que a base do governo é maioria. Já parte de grande mídia é tucana e de direita.
BLOG DA DILMA:
Por que o presidente Lula defende tanto o presidente deposto de Honduras, Zelaya?
DEP. VICENTINHO:
O Presidente Lula não defende o Zelaia. Defende a democracia em Honduras
BLOG DA DILMA:
Como você analisa a vitória do ex-guerrilheiro, ex-senador e ex-ministro da coalizão de esquerda Frente Ampla, José Mujica no Uruguai?
DEP. VICENTINHO:
Como uma decisão carregada de esperança e sábia povo.

BLOG DA DILMA:
O senador Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado, disse: "Perdemos uma grande chance de nos diferenciar", falando do escândalo de corrupção envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Agripino insinuou que o Partido dos Trabalhadores é corrupto. Comente sobre as palavras do senador do DEM e da situação Roberto Arruda.
DEP. VICENTINHO:
A tentativa de incluir o nosso partido é vã. O DEM precisa se explicar para a sociedade, o inexplicável.
BLOG DA DILMA:
Veja, O Globo, Folha de São Paulo e Estadão, além do DEM e do PSDB, disseram que o PT estava morto. Nas eleições do PED 2009, José Eduardo Dutra, da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), teve a maior votação já alcançada desde que a sigla optou pelo processo de eleição direta. Comente.
DEP. VICENTINHO:
Isso demonstra a capacidade histórica do maior partido de esquerda do planeta. Um partido de vanguarda e de massas ao mesmo tempo. Sem abrir mão dos objetivos históricos sabe lidar com o hoje.
BLOG DA DILMA:
O que representa para o Partido dos Trabalhadores e para o Brasil, a eleição da ministra Dilma Rousseff para presidência da República?
DEP. VICENTINHO:
Esta será as eleições das nossas vidas. Um povo que foi capaz de superar todos os preconceitos elegendo um operário será capaz de eleger uma mulher. E Dilma não é qualquer mulher. (Hoje em dia, todas as manhãs, as minhas primeiras palavras são “Bom Dilma”

BLOG DA DILMA:
Você concorda com o novo presidente do PT, José Eduardo Dutra ao dizer que a principal estratégia para 2010, será a comparação entre Lula e FHC? Comente.
DEP. VICENTINHO:
Eu acho pouco. Devemos comparar Lula com FHC, mas também devemos comparar Lula com Lula.
BLOG DA DILMA:
Deixe seu recado final para militância petista que acessa o BLOG DA DILMA.
DEP. VICENTINHO:
Companheiros e companheiras militantes, você são o verdadeiro motor das nossas vitórias. Devemos reforçar a nossa luta em 2010. Argumentos e fatos temos de sobra. O Lula é o maior Presidente de todos os tempos. O projeto continuará sob batuta da Dilma. Depende de nós.
Visite o site do deputado Vicentinho: http://www.vicentinho.org.br/

Nenhum comentário: