A refinaria, que será instalada em uma área de 2.100 hectares, terá capacidade de processar 600 mil barris de petróleo por dia, e tem início previsto em duas etapas: a primeira para setembro de 2013 e a segunda para setembro de 2015. O investimento total é de US$ 20 bilhões (aproximadamente, R$ 40 bilhões).
Estiveram presentes, na solenidade de início das obras da refinaria, prefeitos de vários municípios da região, lideranças políticas, lideranças comunitárias, secretários de Estado, e eu claro representando o Blog da Dilma e o Blog do Anselmo Raposo.Logo após a chegada do presidente Lula ao local das obras, autoridades depositaram objetos alusivos à refinaria como uma amostra do solo colocada pela ministra Dilma Rousseff e o contrato de serviço pelo Presidente Lula. Logo depois, o presidente e diversas autoridades discursaram e descerraram a lápide do empreendimento.
Os Discursos
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, destacou o impacto da refinaria na região. "Essa refinaria desenvolve a expectativa de que é possível melhorar a vida das pessoas. Essa refinaria significa, portanto, um impacto muito grande na vida das pessoas que moram nessa região", afirmou. O presidente da Petrobrás lembrou o papel decisivo que a Ministra Dilma Rousseff, teve para que a Refinaria fosse implantada no Maranhão.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou, em seu discurso, que esta é uma das maiores obras em execução no mundo. "É neste momento que ocorre uma nova revolução na economia e no emprego do Estado do Maranhão. É pelo volume de investimentos, pelo número de empregos que vai gerar e pelas riquezas que vão movimentar esta região, que esta não é apenas a maior obra do Brasil, mas uma das maiores em execução do mundo", disse.Dizendo-se emocionada, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacou a participação do ministro Edison Lobão na instalação da refinaria do Maranhão. Ela afirmou, também, que o presidente Lula descentralizou a criação de empreendimentos, levando-os para as regiões anteriormente esquecidas. "Hoje, nós estamos abrindo o caminho para transformar o Brasil, diminuindo, reduzindo e eliminando as diferenças regionais que prejudicam o Nordeste", afirmou. A ministra terminou seu discurso afirmando que "Lula é o cara".
Logo em seguida a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, destacou, em seu discurso, a sensibilidade e a dedicação do presidente em colocar a refinaria no Estado. O presidente de Senado, José Sarney, encerrou fazendo uma alusão à afirmação do ministro, afirmando que se "Lula é o cara", a ministra Dilma Rousseff "é a cara do cara".Por fim, o presidente Lula afirmou que a instalação da refinaria no Maranhão é um importante passo para o desenvolvimento econômico do país. "Esse é um investimento que nunca foi feito na história do país. O que eu sei é que nós vamos gerar mais oportunidades de desenvolvimento, mão-de-obra, gente mais qualificada, pagar melhores salários, para que a gente possa, daqui a alguns anos, olhar o Brasil e a gente não ter uma região rica e outra região pobre, mas que a gente tenha um Brasil, mais ou menos, equânime".
No final me apresentei a Ministra Dilma Rousseff, como Editor do Blog do Anselmo Raposo e do Blog da Dilma e perguntei a Ministra que tipo de recado ela gostaria de mandar aos editores do Blog da Dilma? A Ministra Respondeu "Amo vocês do fundo do meu coração", e com um cumprimento me pediu leve um abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário