quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Berzoini: PT é patrimônio da militância e referência de compromisso com o povo


O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) fez ontem (10), em plenário, discurso de despedida da presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, cargo que ocupou por quatro anos. Berzoini também homenageou o aniversário de 30 anos do PT lembrando que a decisão de fundar um partido dos trabalhadores "foi ousada e fundamental para a democracia brasileira".

Berzoini lembrou que o PT surgiu sob críticas que não "atemorizaram" o grupo de militantes populares dos movimentos sindical, de moradia, de luta pela educação, de luta contra a ditadura militar, que ainda existia no Brasil. "Muitos diziam que era inviável o projeto do PT, que não havia no Brasil viabilidade do ponto de vista da estruturação dos partidos brasileiros, mas isso não atemorizou aqueles que decidiram realizar o sonho de uma geração, de constituir um partido com compromisso com a democracia e que tivesse como meta a apresentação de uma alternativa de poder para o Brasil e pudesse estabelecer novos marcos e metas para a nossa democracia. Superamos a ditadura militar, conquistamos espaço no movimento social e estabelecemos, à frente das primeiras prefeituras que assumimos, o modo petista de governar", disse.

Esse modo de governar, ressaltou Berzoini, "criou referências fundamentais, como o Orçamento Participativo; os programas de transferência direta de renda; o IPTU progressivo; a democratização do debate para além do Parlamento".

Nenhum comentário: