sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MOÇÃO DE APLAUSO PT

Correspondente Ivonildo Dourado:
Moção de Aplauso aprovada pela Câmara de Vereadores de Jacobina - BA pela passagem do aniversário de 30 anos do Partido dos Trabalhadores.

Excelentíssimo Senhor

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina
O Vereador que a presente subscreve, requer a V. Exa., que após trâmite regimental seja consignada MOÇÃO DE APLAUSO ao PARTIDO DOS TRABALHADORES pela passagem do seu 30º aniversario no dia 10 de fevereiro de 2010.
Em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), reuniram–se centenas de trabalhadores e trabalhadoras, mulheres, negros, estudantes, índios, homossexuais, camponeses, pequenos trabalhadores rurais, intelectuais e outros setores excluídos da cena política brasileira para fundar o Partido dos Trabalhadores. Lá estavam gente do povo, militantes históricos da esquerda brasileira e lutadores sociais, entre eles figuras como Florestan Fernandes, Perseu Abramo, Sergio Buarque de Holanda, Olívio Dutra, Apolônio de Carvalho, Zilar Abramo, Lula. A chama do PT irradia e atrai figuras como Chico Mendes, Marina Silva, Adão Preto, Maria da Conceição Tavares.
O Partido dos Trabalhadores nasce das lutas sociais, após prolongada e dura resistência democrática, avanço das lutas populares desencadeadas no Brasil no final da década de 70 por democracia, emprego, justiça social, liberdades civis e até seu registro em 21 de outubro de 1980 se dá através de uma ampla mobilização nacional nas fábricas, bairros e escolas para atingir o número de assinatura necessário, imposto pela legislação eleitoral.
O PT é uma experiência impar na América Latina e no mundo, pois já no seu manifesto de lançamento reúne uma pluralidade de setores da esquerda brasileira, desde cristãos até comunistas, que aspiravam construir um partido socialista, com democracia, crítico das experiências burocráticas do leste europeu, com estrutura horizontal, direito de tendência interna, de base popular, sem caciques e profundamente comprometido com a transformação do Brasil.
O surgimento do PT é uma decisão da classe trabalhadora em construir um partido político que lhe representasse e assumisse o comando do Estado brasileiro para inverter a sua lógica autoritária, excludente e perversa. É nesta perspectiva que o PT nestes 30 anos de existência participa de forma destacada das principais lutas democráticas do país:
1 - A luta pelo fim da ditadura militar
2 - A campanha pela a anistia
3 - A luta por eleições diretas
4 - A campanha pela reforma e liberdade partidária
5 - A luta pela liberdade e autonomia sindical com o surgimento da CUT em 1983
6 - Apoio a reforma agrária e a fundação do MST,
7 - Luta Pela preservação da Amazônia e defesa dos seringueiros
8 - A participação efetiva pelos avanços da Carta Constitucional de 1988
9 - Eleição do 1º presidente operário da história da República brasileira.
A eleição de Lula é um marco na história do país, que vem fazendo uma revolução silenciosa no Brasil, através da inclusão de milhões de trabalhadores ao mercado formal, distribuindo renda e riqueza e democratizando o Estado.
Na Bahia, operários, estudantes, intelectuais, movimento de mulheres, lideranças de bairros, grupos de resistência cultural, movimento negro, setores que lutam por uma Bahia livre de discriminação por orientação sexual, em defesa do meio ambiente, e diversos movimentos contestatórios abraçam a idéia de fundar o PT, no início dos anos 80, sendo Jacques Wagner, nosso atual governador o primeiro presidente do diretório regional.
A história das lutas sociais da Bahia, dos últimos 30 anos registra a participação de destaque do PT, como o movimento contra a carestia, as greves gerais, apoio e solidariedade as lutas sindicais, defesa da universidade pública, meia passagem estudantil e meia entrada nos cinemas, luta contra a derrubada das ocupações e regularização fundiária.
No plano institucional o PT tem tido papel destacado no cenário baiano na implementação de práticas administrativas inovadoras e revolucionárias nos municípios onde governa com orçamento participativo, municipalização do sistema de saúde, eleições diretas para diretor, transparência na gestão pública. E com a eleição do governador Wagner estamos rompendo com um modelo de gestão concentrador de renda, oligárquico, conservador e autoritário e iniciando a transição para um governo com democracia, transparência e política de inclusão social.
O governo Wagner em apenas três anos vem fazendo ações e intervenções como anel viário 2 de julho, Estádio de Pituaçú, Parque Tecnológico, recuperação de estradas, programas como água para todos, TOPA, conselho de juventude, criação da secretaria da igualdade racial.
Em apenas 30 anos de existência o PT tem contribuído com a consolidação do Estado Democrático de Direito, adotando uma postura republicana na condução de seus governos e deixando a marca do compromisso com os mais pobres, cumprindo seu ideário originário de construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
Por todas estas razões apresento a esta Egrégia Casa Legislativa uma moção de aplauso pela passagem dos 30 anos do Partido dos Trabalhadores.
Dê-se ciência da presente Moção a José Lages Gomes, Presidente do Diretório Municipal e Maria Eliane Araujo Gama Presidente eleita no ultimo PED.
Sala das sessões, em 09 de fevereiro de 2010.
CARLOS ANTONIO DA MOTA - VEREADOR(PT)

Nenhum comentário: