segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O legado do PT à democracia brasileira

* Deputado Federal Marco Maia

A curta, porém rica história do Partido dos Trabalhadores marca a história política, econômica e social do Brasil.

Primeiro, porque é um partido forjado nas lutas sindicais e sociais do povo brasileiro e se transformou em um dos instrumentos da sociedade para pôr fim a uma triste e nebulosa página de nossa recente história: a ditadura imposta de 1964 a 1985.

Depois, o PT passou a contribuir com a consolidação da democracia, apresentando-se como um partido de esquerda, socialista, mas sem um pensamento único, que acumulou experiência administrativa capaz de oferecer novas e salutares práticas políticas nas administrações por onde tem passado. Lembro o orçamento participativo, a efetiva participação popular, a inversão de prioridades, a certeza de que deve governar para todos, sempre atento às necessidades dos que mais precisam.

Tenho a certeza de que o Partido dos Trabalhadores foi a mola propulsora para que milhares de jovens descobrissem a importância da participação política nos rumos do País. Foi o PT que abriu a possibilidade a milhares de brasileiros e brasileiras, trabalhadores do campo e da cidade, ativistas sociais e ambientalistas, negros e mulheres, a participar diretamente das grandes decisões do Brasil e a construir consciências cidadãs, legados que o Partido dos Trabalhadores se orgulha de deixar como contribuição à democracia brasileira.

Através do PT, os brasileiros tiveram a oportunidade de eleger e reeleger um trabalhador metalúrgico como Presidente de República. Luís Inácio Lula da Silva colocou o Brasil na rota do desenvolvimento econômico, da distribuição de renda e da geração de empregos, além de projetar o País internacionalmente, conquistando o respeito e a admiração das grandes nações.

Graças ao amadurecimento político alcançado nos últimos anos, onde o Partido dos Trabalhadores compartilhou governos municipais, estaduais e o próprio Executivo Federal através de uma grande coalizão, podemos afirmar que temos a consciência que já fizemos muita coisa pelo Brasil, que temos muita coisa a fazer, mas, acima de tudo, temos a consciência daquilo que ainda podemos fazer pelo Brasil.

Por isso, nossa convicção de que a história do PT não se encerrará com o mandato do Presidente Lula. O PT continuará empunhando bandeiras históricas como a da luta pela terra, saúde, educação, emprego, direitos humanos, integração continental, defesa das minorias e a luta contra a discriminação. O Partido dos Trabalhadores continuará empunhando a bandeira do Brasil e trabalhando para construir um País mais justo.

Vida longa ao Partido dos Trabalhadores!

* Marco Maia (PT/RS), Vice-Presidente da Câmara dos Deputados

www.marcomaia.com.br
www.blogdomarcomaia.com
www.twitter.com/DepMarcoMaia

Um comentário:

Anônimo disse...

- SERRA FUGIU DAS VAIAS DE SÃO PAULO -

Da leitora Annita Clayton

Ciro Gomes deu a cara pra bater em Recife. Sérgio Cabral também, no Rio. Jacques Wagner idem, em Salvador. Os três não temeram o veredicto popular em suas bases eleitorais e permaneceram visíveis o tempo todo.

Já quanto a São Paulo... Kassab enfiou-se em uma sala no camarote da Prefeitura e assistiu ao desfile pela televisão. Não deu as caras porque seria vaiado.

Zé Pedágio foi para o Nordeste, fugindo de São Paulo. Faz sentido. Como ninguém o conhece por lá (o que não estão perdendo nada), não havia porque temer as vaias.