quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O retorno do velho senhor

Coisas da Política - Mauro Santayana
Jornal do Brasil - 10/02/2010
Sob a alucinação da idade madura, que costuma ser mais assustadora do que a dos adolescentes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está conseguindo o que sempre pretendeu, desde que deixou o governo, há oito anos: o tumulto no processo sucessório. Ele – e não mais ninguém – impediu que as bases nacionais de seu partido fossem consultadas sobre o candidato à sucessão do presidente Lula. Se pensasse mais no país e menos em sua própria vaidade, teria, como o líder que se arroga ser, presidido à construção do consenso que costuma antecipar as convenções partidárias. Haja os desmentidos que houver, ele sonhava em criar impasse entre os dois principais postulantes, a fim de ser visto como a grande solução apaziguadora. Ele continua animado por essa miragem no sáfaro horizonte de suas ambições.
Assim, estimulou o governador de São Paulo ao exercício de uma tática de desgaste contra as pretensões de Minas. Decretou a precedência de José Serra e acenou com a “chapa puro-sangue”. Acreditava que levaria Aécio Neves a renunciar a servir a Minas, ao servir ao Brasil, com novo pacto federativo para o desenvolvimento de todas as regiões do país, e a contentar-se em ser caudatário de projeto hegemônico alheio.
Na verdade, essa ilusão era instrumento de outra maior: a de que, com o afastamento do mineiro da disputa, seu próprio cacife aumentaria. Com isso, buscou inviabilizar Serra e Aécio, de tal maneira que, com o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff – alvo de tenaz campanha desqualificadora da direita – as elites viessem a assustar-se e batessem às portas de seu escritório político, pedindo-lhe que as salvasse de uma “terrorista”.
Se esse não fosse o objetivo essencial do ex-presidente, poderíamos considerá-lo um tolo – e Fernando Henrique não é tolo. Seu comportamento poderia estar dentro da advertência de Galileu, de que muita sabedoria pode transformar-se em loucura, mas por enquanto, ele está apenas deslumbrado pela ambição. Se se prontifica a discutir com o presidente Lula, e aceitar a comparação entre os dois governos, isso só pode ocorrer na hipótese de que venha a ser ele mesmo o candidato. Do contrário, estará forçando o candidato de seu partido, seja Serra, seja Aécio, a se transformar em mero defensor de sua administração, e não postulante sério à sucessão. Ambos sabem que a comparação será desastrosa em termos eleitorais. Talvez ela pudesse realizar-se, nos meios acadêmicos, pelos economistas e sociólogos, companheiros de sua ex-excelência, e ainda assim é certo que Fernando Henrique perderá, se a discussão for séria. Entre outras coisas, o ex-presidente multiplicou as universidades pagas; Lula, ao contrário, criou novos centros universitários federais e promoveu maciça inclusão dos pobres no ensino médio e superior.
Pergunte-se ao eleitor do Crato e da periferia de São Paulo se ele estava mais feliz durante os anos de Fernando Henrique. Faça-se a mesma pergunta ao pequeno empresário que consolidou o seu negócio com a expansão do consumo, os créditos facilitados e os juros mais suportáveis que paga hoje. Até mesmo os banqueiros se sentem mais satisfeitos.
Ao promover o vazio – para o qual contribuiu o governador de São Paulo em suas íntimas incertezas – Fernando Henrique tenta, com seus artigos de campanha, identificar-se como o único capaz de preenchê-lo. Seu jogo perturba todo o processo político, tanto no plano nacional quanto nos estados. Fruto indireto desse exercício de feitiçaria macunaímica, foi a maldade que fizeram ao vice-presidente José Alencar. O ato de oportunismo estimulou a natural e justa autoestima do vice-presidente, e sua disposição de luta, para a disputa do governo de Minas. Não se tratava de real homenagem ao conhecido homem público. Se Alencar viesse a ser candidato ao Palácio da Liberdade, a verdadeira homenagem que lhe prestariam os competidores seria tratá-lo como adversário, e submetê-lo ao duro debate eleitoral. Do contrário, seria deixar explícita uma cínica comiseração, o que constituiria ofensa ao grande brasileiro.

3 comentários:

jefferson disse...

Vale a pena ver o comentário do psicanalista dr. Julius Sodenberg, sobre o comportamento do FHC e sua presunção e egolatria. Está em http://drjulius.wordpress.com/2009/11/15/a-presuncao-egolatra-de-um-sociologo/

JOÃO(SÃO LUIS-MA) disse...

PSDB(TUCANO)
A grande atração é o seu bico(os mentirosos são conhecidos por terem nariz grande(NESTE CASO AQUI: BICO GRANDE)
O Tucano é famoso por ter um bico enorme e por ser uma ave “maravilhosa” que encanta adultos e crianças. (O PARTIDO ENGANA COM A PROMESSA ATRASADA DE ESTADO MÍNIMO)Ele é inquieto(É UMA QUADRILHA, TERCEIRIZA A MÃE E PRIVATIZA O PAI) e seu enorme bico intimida outros animais(OUTROS TIPO:DEMocratas e PPS) e atrai o seu parceiro sexual.(COM PROMESSAS QUE NUNCA SÃO CUMPRIDAS)

Não pense que o bico é pesado! Não é, não! Ele é formado de tecido ósseo esponjoso tornando o bico leve e não criando problemas para o seu equilíbrio.(EQUILIBRAM-SE MENTINDO E ILUDINDO)

Mas o que ele gosta mesmo é de se banhar na chuva.(NA CHUVA DE DINHEIRO COM AS PRIVATIZAÇÕES REALIZADAS COM DINHEIRO NOSSO) Também adora pular de árvore em árvore(SÃO DISSIMULADOS) para conseguir alimento(VOTOS) e abrigo para descansar ou se reproduzir.(ENGANANDO A NAÇÃO)

Sabe como ele dorme? A posição é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico!(BICO AFIADO TEM QUE SE TER CUIDADO!)

Os Tucanos pertencem ao gênero Ramphastos e compreendem 41 espécies diferentes que vivem nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil.(AQUI ELES ESTÃO EM TODO BRASIL, INFELIZMENTE) Além da Amazônia(QUEREM VENDÊ-LA PARA OS USA) habitam também as áreas tropicais da América, incluindo o México.

Estas aves alimentam-se basicamente de frutos e sementes, porém o tucano chega a se alimentar de insetos e filhotes de outras aves(O SERRA ESTÁ PRA COMER O AERCINHO VIVO!), caso lhe falte alimento(APOIO POLÍTICO).

É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos(PEQUENOS PARTIDOS QUE CAEM NA ONDA DAS PROMESSAS, QUE JAMAIS SERÃO CUMPRIDAS) e lagartixas para complementar a sua alimentação.

É através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo(DEVE MENTIR MAIS) com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido.

Os Tucanos devem tomar bastante sol,(NOS OITOS ANOS DO DESGOVERNO PSDB, POUCO VIERAM AO NORDESTE, ALIÁS ELES SÓ GOVERNAM PRA ELITE, E NEM PRECISA DIZER COMO.) pois são sensíveis ao frio úmido. Estas aves em cativeiro são muito difíceis de alimentar.

Uma curiosidade: os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos. Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau(COITADO DO PICA-PAU).

FALANDO SÉRIO!
É MALDADE MINHA COMPARAR UM ANIMAL TÃO BELO COM O QUE PIOR HÁ NA POLÍTICA BRASILEIRA!!
PSDBESTA.
ABRAÇOS A TODOS DO BLOG.
JOÃO(SÃO LUIS-MA)

Anônimo disse...

"FHC: a volta dos que não foram" titulo para um filme biografico