Minha cabeça de engenheiro sempre exige explicações racionais para explicar números de pesquisas de opinião. Minha neta de três anos não é engenheira (ainda), mas gosta que eu explique tudo com lógica. Diante dos últimos resultados do Datafolha, que mostram um aumento na vantagem do Serra sobre a Dilma, de cinco para nove pontos percentuais, ela me fez as seguintes perguntas:
1. A Dilma não cresceu 20% na pesquisa espontânea, passando de 10% em fevereiro para 12% agora em março?
2. O Serra não ficou estagnado em 8%, na espontânea, nesse mesmo período?
3. A rejeição ao Serra não se manteve no mesmo patamar de 25%, entre a pesquisa anterior e esta?
4. A rejeição à Dilma não se manteve no mesmo patamar de 23%, no mesmo período?
5. Houve algum fato novo relevante para o crescimento do Serra?
6. Será que inauguração de maquete de ponte e demolição de prédio foram suficientes para aumentar a indicação de voto no Serra?
7. Houve algum fato relevante para a estagnação com ligeiro decréscimo da Dilma?
8. A Dilma não continuou inaugurando obras importantes todos os dias?
7. Se a porradaria (desbocada essa menina) das Organizações Serra em cima do Zé Dirceu e do Vaccari tivesse interferido na avaliação dos eleitores pesquisados não seria natural o aumento da rejeição à Dilma?
8. Finalmente, o aumento da avaliação do governo Lula, que atingiu o recorde nas pesquisas do Datafolha com 76%, não taria vantagem para a Dilma em vez de trazer vantagem para o Serra, como tenta demonstrar a Folha de São Paulo?
Confesso ter concordado com os questionamentos da minha neta e confesso também não ter encontrado nenhuma explicação lógica que dê sustentação ao resultado dessa pesquisa Datafolha.
Com certeza o Ibope também trará um crescimento do Serra. Pesquisa de opinião é algo que pode ser ajeito em função do interesse do contratante da mesma. Basta mexer nos critérios de escolha da amostra. Eles não precisam mexer nos dados nem no seu processamento. Aumenta um pouco a amostra do Sul e dimininui um pouco a do Nordeste e isso é mais que suficiente para alterar o resultado.
O Serra precisa de resultados que mostrem crescimento de vantagem em relação à Dilma por vários motivos. O principal é para viabilizar recursos financeiros para a campanha.
E assim será. Quem viver, verá!
Augusto da Fonseca
http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/
2. O Serra não ficou estagnado em 8%, na espontânea, nesse mesmo período?
3. A rejeição ao Serra não se manteve no mesmo patamar de 25%, entre a pesquisa anterior e esta?
4. A rejeição à Dilma não se manteve no mesmo patamar de 23%, no mesmo período?
5. Houve algum fato novo relevante para o crescimento do Serra?
6. Será que inauguração de maquete de ponte e demolição de prédio foram suficientes para aumentar a indicação de voto no Serra?
7. Houve algum fato relevante para a estagnação com ligeiro decréscimo da Dilma?
8. A Dilma não continuou inaugurando obras importantes todos os dias?
7. Se a porradaria (desbocada essa menina) das Organizações Serra em cima do Zé Dirceu e do Vaccari tivesse interferido na avaliação dos eleitores pesquisados não seria natural o aumento da rejeição à Dilma?
8. Finalmente, o aumento da avaliação do governo Lula, que atingiu o recorde nas pesquisas do Datafolha com 76%, não taria vantagem para a Dilma em vez de trazer vantagem para o Serra, como tenta demonstrar a Folha de São Paulo?
Confesso ter concordado com os questionamentos da minha neta e confesso também não ter encontrado nenhuma explicação lógica que dê sustentação ao resultado dessa pesquisa Datafolha.
Com certeza o Ibope também trará um crescimento do Serra. Pesquisa de opinião é algo que pode ser ajeito em função do interesse do contratante da mesma. Basta mexer nos critérios de escolha da amostra. Eles não precisam mexer nos dados nem no seu processamento. Aumenta um pouco a amostra do Sul e dimininui um pouco a do Nordeste e isso é mais que suficiente para alterar o resultado.
O Serra precisa de resultados que mostrem crescimento de vantagem em relação à Dilma por vários motivos. O principal é para viabilizar recursos financeiros para a campanha.
E assim será. Quem viver, verá!
Augusto da Fonseca
http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/
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