quarta-feira, 10 de março de 2010

Usina de Cubatão, obra do PAC, reduz emissão de poluentes

Casa Civil: A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou nesta terça-feira (10), junto com o presidente Lula, da inauguração da Usina Termelétrica (UTE) Euzébio Rocha, da Petrobras, em Cubatão (SP). A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Movida à gás natural a Usina vai gerar 141 MW de energia elétrica, ao longo de 15 anos, para o Sistema Integrado Nacional (SIN). “Ela (térmica) tem o objetivo garantir que o nosso país possa crescer sem ter gargalos, sem ter obstáculos ao crescimento como aqueles que ocorreram entre 2001 e 2002, quando por oito meses o Brasil não tinha energia suficiente para abrir um único shopping center, uma única padaria, uma única loja e tampouco fábricas”, afirmou a ministra, que relembrou a ação do governo na organizacão e estruturacão do setor eletrico, com a criacão do marco regulatório.Com capacidade instalada de 216 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes, e producão de até 860 ton/hora de vapor, a usina, além de estabilizar o abastecimento de energia elétrica para a região metropolitana de São Paulo e de Santos, proporcionará ganhos ambientais ao reduzir em 75% as emissões atmosféricas de gases poluentes. Isso acontecerá porque a UTE fornecerá energia elétrica e vapor para a Refinaria Presidente Bernardes, onde está instalada, permitindo a desativação da casa de força da refinaria, movida a óleo combustível. Com o aproveitamento total do vapor produzido, a eficiência energética da UTE atinge 81,4%, bem superior às similares.
Com relacão ao aspecto ambiental, Dilma destacou que a usina “vai evitar a emissão de 18,5 toneladas de CO2 por dia, o que equivale a 4.200 carros por ano rodando 10 mil quilômetros por ano à gasolina. Uma térmica a gás, que substitui uma outra, a óleo combustível, beneficia o ar que respiramos e dá sua contribuicão efetiva para que não haja mudanca do clima”.
Foram investidos R$ 1 bilhão no empreendimento, gerando três mil empregos diretos, dos quais 70% foram preenchidos pela populacão da Baixada Santista. Os empregos indiretos são estimados em nove mil postos. As obras foram iniciadas em janeiro de 2007 e concluídas em novembro de 2009. São 23 mil metros quadrados de área construída.
“Essa térmica representa o sucesso do primeiro leilão de energia que aconteceu em 2005”, ressaltou a presidente em exercício da Petrobras, Maria das Gracas Foster, referindo-se ao primeiro leilão de energia nova, realizado com base no Novo Modelo do Sistema Elétrico.
Ouça a ministra Dilma Rousseff

Nenhum comentário: