terça-feira, 6 de abril de 2010

ENTREVISTA:DEPUTADO CHICO LOPES PC DO B


BLOG DA DILMA: Como você iniciou tua vida na política e no PC doB cearense?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Comecei minha vida política nos grêmios escolares e no movimento sindical. Em 1968, iniciei minha militância no PCdoB, então clandestino. Com a redemocratização do Brasil, fui eleito vereador de Fortaleza por três mandatos, a partir de 1982 (o primeiro deles “abrigado” no PMDB, tendo em vista que o PCdoB ainda não estava em plena legalidade). Posteriormente, o povo do Ceará me elegeu deputado estadual por duas vezes (de 1998 a 2006) e deputado federal, mandato que atualmente exerço com muita honra e determinação para corresponder às expectativas. Mantendo os mesmos princípios básicos que motivaram o início da minha militância política: a certeza da necessidade de transformações em nossa sociedade e a convicção de que mudanças concretas e positivas são possíveis.

BLOG DA DILMA: Você criticou a resolução do TSE que proibiu a candidatos a cargos proporcionais (deputado federal, estadual ou distrital), de participar de inauguração de obras públicas, a partir de 3 de julho próximo. O TSE que acabar com o debate democrático?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): É preciso diferenciar o legítimo papel de fiscalização do processo eleitoral, pertinente à Justiça, de uma possível restrição dos direitos de pessoas participam mais ativamente do contexto político. A presença de candidatos com esse perfil a inaugurações de obras públicas, muitas vezes, é inevitável, por se tratar de obras em cidades onde esses parlamentares têm atuação política. Sempre é preciso olhar com muito cuidado qualquer medida que, mesmo diante das melhores intenções, podem causar restrições ao debate e à democracia.

BLOG DA DILMA: Piso Nacional dos Professores, uma realidade ou um pesadelo? Por que a Justiça demora em despachar a ação judicial apresentada pelos Governadores do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná e Santa Catarina?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Como professor e parlamentar, há décadas luto pela conquista de um piso salarial nacional para os professores. A lei do piso foi uma das grandes vitórias obtidas durante o governo Lula – e não apenas para os educadores, que fique claro, mas para toda a sociedade, pela sua consequência direta na qualidade da educação em nosso País. Infelizmente, alguns pontos da lei do piso foram questionados – entre eles, um direito criado por emenda de minha autoria: a reserva de um terço da carga de trabalho dos professores para atividades extra-classe, como correção de provas, planejamento de aulas e estudos de reciclagem. Por ter plena consciência da importância da lei do piso, estranhamos muito a demora da Justiça em dar uma decisão sobre esse questionamento. Mas isso não diminui a importância da conquista do piso – que seguiremos lutando para concretizar em todos os pontos. É lei, e precisa ser cumprida.

BLOG DA DILMA: O Brasil avançou em questões educacionais no Governo Lula? O que falta para melhorar ainda mais?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): O Brasil avançou significativamente na educação, ao longo do governo Lula. Os alunos hoje estão presentes na escola, que embora ainda careça de mais qualidade têm obtido resultados consistentes na melhoria do aprendizado. Temos avançado na luta para unir acesso à escola e educação de qualidade. Isso gera melhores oportunidades para os brasileiros. É o caminho concreto, efetivo, para a inclusão social. Quanto ao que pode melhorar, é preciso garantir aos alunos - especialmente os da escola pública - que o conhecimento elaborado historicamente seja aprendido pelos alunos e não apenas decorado. Os professores necessitam urgentemente de uma formação contínua, que lhes garanta avanços em seu aprendizado. Melhor remuneração, mais infra-estrutura nas escolas, melhores condições de trabalho... Assim, professores, gestores e familiares, juntos, contribuirão para o desenvolvimento de nossos alunos e a construção de um sentido claro e respeitado para a escola na vida das pessoas.

BLOG DA DILMA: Qual a importância das Escolas Técnicas Federais para o País?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): As escolas técnicas têm grande importância, à medida que o ensino aplicado nestas instituições tem repercussão na aprendizagem profissional e garante que a partir dele novas tecnologias sejam criadas. Com o forte aumento do número de escolas técnicas, realizado durante o governo do presidente Lula, mais oportunidades de ensino são oferecidas aos alunos, que passam a contar com outras opções, além das universidades (às quais, vale lembrar, o acesso também foi bastante ampliado durante a atual administração federal). O País passa a ter maior possibilidade de criar mão-de-obra especializada, sem ter que importar trabalhadores, e abre mais oportunidades de emprego para seus cidadãos.

BLOG DA DILMA: A visita de Hillary Clinton ao Brasil foi descabida? E por que a Mídia Conservadora ficou contra o embargo promovido pelo presidente Lula aos Estados Unidos? O Governo Lula mudou as relações do país com os países estrangeiros? Como foi?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): A visita da representante dos Estados Unidos ao Brasil foi tão legítima quanto a de autoridades de outras nações, como Cuba, Irã e Israel. O Brasil mantém a tradição de sua política externa, de convivência pacífica e de amplo diálogo com as nações, sempre em prol de melhorias para sua população e para a dos países com quem mantém contato. Precisamos observar, porém, que, diferentemente do que acontecia até então, no governo Lula nosso País ganhou respeito, dignidade e admiração da comunidade internacional. Isso, claro, inclui os Estados Unidos, país com o qual, infelizmente, durante outros capítulos de nossa história, tivemos relações mais pautadas pela subserviência que pelo respeito de um com o outro. Isso não era bom
para o Brasil. Agora, ficou claro para todos que essa situação mudou. Daí o justo reconhecimento das autoridades internacionais ao embargo brasileiro a certos produtos norte-americanos, em uma atitude de reciprocidade, sem nenhum outro componente que a defesa de um respeito mútuo.

BLOG DA DILMA: Fale sobre a importância da BANDA LARGA.
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Assim como quanto aos muitos avanços na educação formal, concordamos com o Governo Federal sobre a necessidade de ampliar a democratização do acesso ao conhecimento e às comunicações. E isso, no momento, precisa ser feito de um modo bem concreto: dando a mais gente acesso à Internet, preferencialmente com banda larga. Trata-se de um instrumento que deixou de ser uma promessa do amanhã para se tornar uma necessidade palpável do hoje. E se uma minoria da população hoje tem acesso a esse serviço, cabe ao Poder Público criar as condições para que ele seja democratizado. Não apenas facilitando o acesso de mais pessoas à Internet, mas também – e aqui nós, parlamentares federais, temos um papel importante - revendo a legislação que permite que no Brasil os serviços de telefonia e acesso à rede por banda larga estejam entre os mais caros do mundo.

BLOG DA DILMA: E por que a grande mídia e setores da telefonia são contra?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): São contra porque, de um lado, se beneficiam economicamente dos altos preços cobrados atualmente por esses serviços. E, por outro, garantem uma menor pluralidade de informações à disposição dos cidadãos. Isso vai na contramão da necessidade de formar cidadãos cada vez mais dotados de fontes informativas que favoreçam o exercício de um papel crítico e de uma atuação ativa – inclusive politicamente – na vida social.

BLOG DA DILMA: Sua análise da explosão da militância na internet.
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Vejo esse movimento como uma tendência natural, que exemplifica o que dissemos na questão anterior. Quanto mais pessoas tiverem acesso a ferramentas de livre disseminação de ideias, como os blogs, microblogs e as redes sociais, mais tempos potencial de formação de um espírito crítico, de um debate democrático constante e sem fronteiras, de um diálogo sempre renovado entre os diversos setores de pensamento. Sem dúvida, ganha a cidadania.

BLOG DA DILMA: Os políticos vão mudar suas formas de fazer política com o advento da internet?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Talvez não sua forma de fazer política, porque acredito que o essencial deve ser mantido: a determinação de contribuir com seu povo e seu País, de fazer o melhor por sua cidade e seu estado, de buscar melhores condições de vida para a população. Ao menos para os políticos sérios, que honram seus mandatos e valorizam a vida pública. Mas, sem dúvida, a Internet trouxe mudanças na política, assim como para quase todos os campos da vida social. A velocidade com que os fatos são noticiados e interpretados, a possibilidade de diálogo direto com o eleitor, a busca de construção coletiva dos mandatos, cada vez mais sintonizados com o povo, são aspectos reforçados pela utilização da Internet.

BLOG DA DILMA: Como o PCdoB pretende eleger uma bancada forte no Congresso Nacional?
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Valorizando as conquistas do governo Lula - com o qual cooperamos, mantendo nossas posições e contribuições – e renovando nosso compromisso com a missão de representar o povo brasileiro no Congresso. Os parlamentares do PCdoB são reconhecidos por mandatos dinâmicos, atentos às necessidades do povo e do País, profundamente comprometidos com as causas populares. Por isso acreditamos que temos condições de eleger uma bancada federal bastante significativa nessas eleições, nos capacitando a seguir dando nossa contribuição ao Brasil, também na Câmara Federal.

BLOG DA DILMA: Suas considerações finais:
DEP. CHICO LOPES(PCdoB/CE): Agradeço ao Blog da Dilma pelas perguntas e aos leitores pela atenção. Renovo minha disposição de seguir trabalhando para que as mudanças sociais se consolidem e se ampliem no Brasil. Nosso país vive um novo
tempo, com o governo Lula. Hoje, trocamos a falta de auto-estima pela cabeça erguida. A desesperança pela busca de novos horizontes. A falta de perspectivas pela certeza de que temos caminhos concretos a seguir, rumo ao melhor. Porque ainda há muito a se fazer, precisamos seguir nessa caminhada.
Acesse: http://www.chicolopes.com.br/

Nenhum comentário: