Folha Online
A equipe da ex-ministra petista Dilma Rousseff contratou Marcelo Branco, 48, para coordenar a campanha nas redes sociais. Ex-diretor geral da Campus Party Brasil (evento de tecnologia), Branco diz que pretende fazer uma campanha descentralizada, identificando e valorizando a iniciativa de blogueiros espontâneos que já declararam apoio à petista na rede, sem usar técnicas para inflar números.
29.jan.2010/Campus Party Brasil
Marcelo Branco (de crachá) acompanha Dilma em visita à Campus Party, em janeiro
"Não tem como fazer campanha na internet contratando blogueiros para destruir a reputação de outros blogueiros. Isso pega muito mal, blogueiro tem que ter liberdade de expressão, independente de partido. Não vamos usar técnicas de destruição na rede, atacar reputação de blogueiros nem 'bombar' palavras no Google", afirma Branco.
Para Branco, a internet pode ser decisiva nessa eleição, mesmo com o problema da exclusão digital. "O papel da internet será de organizar um debate qualificado, que muitas vezes não conseguimos fazer em outros meios de comunicação. Nós, que temos muito para mostrar, vamos fazer uma campanha de alto nível na internet. Que não tem nada para mostrar vai usar a internet para baixarias."
O grupo --que conta com profissionais que participaram da campanha de Barack Obama para a Presidência do Estados Unidos (leia mais abaixo)-- irá criar comunidades oficiais em todas as redes sociais (como Orkut e Facebook), além de perfis no Twitter.
"A Dilma terá seu próprio perfil no Twitter, mas ainda não sabemos quando. A equipe de coordenação da campanha terá outro. Dilma tem intimidade com a tecnologia, ela anda com um notebook em todas as reuniões. Mas o tempo dela pode ser diferente, ela está com a agenda complexa", diz Branco.
Branco, que também foi coordenador da Associação Software Livre, dispensa o título de estrategista ("estrategista é exagero, faço parte de uma equipe") e diz que a campanha da ex-ministra será feita a "milhares de mãos", pelos militantes do PT e do PMDB, que apoiam a candidatura de Dilma.
"Diferente da estratégia da oposição, nós vamos colocar na internet tudo o que foi feito nos oito anos de governo do Lula (PT) e as propostas de avanço da Dilma. Nós temos uma candidatura de continuidade de um governo que tem aprovação popular de mais 70%", diz.
Equipe de Obama
Branco foi contratado pela Pepper Comunicação Interativa, que fez a campanha do presidente Lula na campanha de 2006. O PT também contratou a empresa americana Blue State Digital, responsável pelo marketing digital da campanha de Barack Obama para a Presidência do Estados Unidos em 2008. Scott Goodstein, responsável pela campanha em mídias sociais de Obama, também está no time petista.
"Vamos aproveitar a experiência deles, eles virão para o Brasil algumas vezes, mas a estratégia da campanha é feita pela coordenação de Fernando Pimentel [ex-prefeito de Belo Horizonte]. Sou uma das pessoas do coletivo que vai cuidar da campanha Dilma na internet, da estratégia nas redes sociais. Não sou de marketing, minha história é com a internet e com as redes sociais, que integro há quase dez anos", diz Branco.
A equipe da ex-ministra petista Dilma Rousseff contratou Marcelo Branco, 48, para coordenar a campanha nas redes sociais. Ex-diretor geral da Campus Party Brasil (evento de tecnologia), Branco diz que pretende fazer uma campanha descentralizada, identificando e valorizando a iniciativa de blogueiros espontâneos que já declararam apoio à petista na rede, sem usar técnicas para inflar números.
29.jan.2010/Campus Party Brasil
Marcelo Branco (de crachá) acompanha Dilma em visita à Campus Party, em janeiro
"Não tem como fazer campanha na internet contratando blogueiros para destruir a reputação de outros blogueiros. Isso pega muito mal, blogueiro tem que ter liberdade de expressão, independente de partido. Não vamos usar técnicas de destruição na rede, atacar reputação de blogueiros nem 'bombar' palavras no Google", afirma Branco.
Para Branco, a internet pode ser decisiva nessa eleição, mesmo com o problema da exclusão digital. "O papel da internet será de organizar um debate qualificado, que muitas vezes não conseguimos fazer em outros meios de comunicação. Nós, que temos muito para mostrar, vamos fazer uma campanha de alto nível na internet. Que não tem nada para mostrar vai usar a internet para baixarias."
O grupo --que conta com profissionais que participaram da campanha de Barack Obama para a Presidência do Estados Unidos (leia mais abaixo)-- irá criar comunidades oficiais em todas as redes sociais (como Orkut e Facebook), além de perfis no Twitter.
"A Dilma terá seu próprio perfil no Twitter, mas ainda não sabemos quando. A equipe de coordenação da campanha terá outro. Dilma tem intimidade com a tecnologia, ela anda com um notebook em todas as reuniões. Mas o tempo dela pode ser diferente, ela está com a agenda complexa", diz Branco.
Branco, que também foi coordenador da Associação Software Livre, dispensa o título de estrategista ("estrategista é exagero, faço parte de uma equipe") e diz que a campanha da ex-ministra será feita a "milhares de mãos", pelos militantes do PT e do PMDB, que apoiam a candidatura de Dilma.
"Diferente da estratégia da oposição, nós vamos colocar na internet tudo o que foi feito nos oito anos de governo do Lula (PT) e as propostas de avanço da Dilma. Nós temos uma candidatura de continuidade de um governo que tem aprovação popular de mais 70%", diz.
Equipe de Obama
Branco foi contratado pela Pepper Comunicação Interativa, que fez a campanha do presidente Lula na campanha de 2006. O PT também contratou a empresa americana Blue State Digital, responsável pelo marketing digital da campanha de Barack Obama para a Presidência do Estados Unidos em 2008. Scott Goodstein, responsável pela campanha em mídias sociais de Obama, também está no time petista.
"Vamos aproveitar a experiência deles, eles virão para o Brasil algumas vezes, mas a estratégia da campanha é feita pela coordenação de Fernando Pimentel [ex-prefeito de Belo Horizonte]. Sou uma das pessoas do coletivo que vai cuidar da campanha Dilma na internet, da estratégia nas redes sociais. Não sou de marketing, minha história é com a internet e com as redes sociais, que integro há quase dez anos", diz Branco.
Um comentário:
MUITO BACANA ! ESTAMOS DE OLHO ! PARABENS PELO TRABALHO JA REALIZADO !!!
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