quinta-feira, 15 de abril de 2010

DILMA E A EDUCAÇÃO: Dilma defende aumento dos gastos com custeio da educação

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, defendeu nesta quinta-feira (15) que sejam ampliados os gastos com custeio da educação. Caso isso não seja feito nos próximos anos, segundo ela, o Brasil não dará o salto que se espera.
“Temos que aumentar gasto com educação sim, ou senão não daremos o salto necessário. Sou muito comprometida com a questão do investimento. Sem aumentar a formação de capital bruto e chegar entre 21% e 25% do PIB nós não damos esse salto. Sem aumentar custeio na educação, não tem educação de qualidade. A gente não contrata professor em investimento e sim em custeio. Pode ter escola maravilhosa, mas se não tiver bom professor não funciona”, argumentou a ministra em palestra para empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.
Ela disse ainda que no governo Lula foram implantados metas e avaliações constantes para qualificar a educação. Dilma ressaltou, porém, que é preciso apostar no Ensino Superior para dar formação adequada aos professores e melhorar os níveis de pesquisa tecnológica das empresas.
“Temos que ter avaliação e monitoramento para saber se a educação está sendo bem feita. Agora, esse educador precisa de educação continuada, senão ele não dará educação de qualidade para nosso filho. Se não tiver aposta em universidade, como vai ter educação continuada de qualidade, se não apostar na universidade como vai ter pesquisa nas empresas. E é esse o salto que temos que dar. Quando investimos em tecnologia, somos imbatíveis. Olha a Embrapa, olha a Petrobras”, comentou.

Nenhum comentário: