sexta-feira, 16 de abril de 2010

Luis Nassif: para entender o caso Datafolha

Os bastidores do caso Datafolha começam a aflorar. Alguns dias antes do lançamento da candidatura José Serra, correu a informação de que o Instituto Sensus divulgaria sua pesquisa no mesmo dia. Poderia ser o anticlímax para Serra.

Por Luis Nassif, em seu blog

Dias antes, o Sensus passou a levar tiros da Folha, tentando desqualificar a pesquisa antes de saber o resultado. Um repórter foi incumbido de ouvir os donos do Instituto. Percebendo o jogo, ele informou que, devido às chuvas no Rio, os resultados sairiam após o dia do lançamento da candidatura Serra.

Em vão. Os tiros prosseguiram e a velha mídia começou a deixar pistas pelo caminho. O Datafolha preparou uma pesquisa de emergência, não programada. O Jornal Nacional anunciou que, dali para frente, só divulgaria resultados do Ibope e do Datafolha.

Saiu o resultado do Datafolha, chamando a atenção geral, a ponto de ser colocado em dúvida pelos próprios jornalistas da Folha. Em vez de jogar com margens de erro em todos os estados, para beneficiar a candidatura Serra, o Datafolha jogou toda a variação no sul. E aí escancarou os erros cometidos, abrindo margem para fortes suspeitas de manipulação da pesquisa.

Foi o mais desgastante episódio na vida do instituto — que conquistou credibilidade nos anos 80 ao fazer o contraponto ao Ibope.

4 comentários:

Anônimo disse...

SEM DÚVIDA QUE ESSA MÍDIA TENDENSIOSA
QUER A QUALQUER CUSTO MOSTRAR, NEM QUE SEJA COM LEVANTAMENTOS MENTIROSOS,
QUE O SEU CANDIDATO "PACOTE PRONTO" OU "ÓBVIO DEMAIS", É COMPETITIVO. QUANDO NA VERDADE ELE JÁ ESTÁ COMENDO POEIRA. SERRA É O PACOTE PRONTO QUE A MÍDIA QUER EMPURRAR PARA NÓS ELEITORES.

alex disse...

O Panfletão Tucano do Frias (PTF)
está mais sujo que pau de galinheiro. Não tem grana que levanta mais a moral deste jornal.
Acabou...

SAMUEL ALVES disse...

Grande Jussara,

SE POSSIVEL COLOCA A MATERIA TODA NO BLOG

O senhor Marcelo Branco (vide acima), coordenador da campanha da senhora Dilma Rousseff na internet, telefonou-me ontem e me convidou a gravar perguntas a ela, convite que aceitei prontamente.

Nesta sexta-feira, recebi, em meu escritório, um cinegrafista da campanha de Dilma que gravou algumas perguntas que deverão ser apresentadas e respondidas por ela em sua página na internet, que estréia na próxima segunda-feira







http://edu.guim.blog.uol.com.br/

Capitão Nascimento disse...

Interessante. Esta malhação na Folha só demonstram o despreparo do Pt e dos petista em conviver com a democracia. Qual é a diferença deste discurso com o radicalismo dos militares? Quando voces procuram desmoralizar a imprensa estão fazendo um desserviço a democracia, pena que voces não sabem o que significa democracia e acho que não conviveram com a ditadura militar para saber como o jogo é bruto. Fica aqui fazendo fofocas para acaabr de vez com a democracia. Deplorável.