quarta-feira, 7 de abril de 2010

A VITÓRIA DE DILMA

Desde o início do processo eleitoral, nos meados de 2008, vi que não tem lógica de Dilma não ganhar. A única lógica aí é a da probabilidade oposta. É da própria matemática.
Pois primeiro, não tem como a maior parte desta geração que nunca tinha visto um governo dar certo antes, vê-lo agora triunfante, e abandoná-lo sem um real motivo para tal. Pois a derrota de Dilma significaria o abandono do governo Lula posteriormente.
É como se se passar a vida atrás de um sonho, e uma vez conquistado, aventurar-se por outro, que não se sabe se é bom e verdadeiro. É questão de raciocínio. A turma do Serra/FHC teve sua vez, e fez pouco, deixou o povo pior do que quando entraram.
Há um dado importante aí, no final do governo do Itamar o Brasil e o povo estavam em melhores condições que no fim do governo FHC. Eles pioraram o Brasil nitidamente. Não posso pensar que o povo não tem uma gota de inteligência, do contrário pensaria em vitória do Serra.
Uma comparação válida: em 1998 FHC se reelegeu apesar do Brasil está mal, pois o povo fazia a idéia de que os primeiros 4 anos serviriam para controlar a inflação, e os próximos 4 anos, serviriam para dá-lhes empregos e renda(eles venderam esta idéia, na verdade). Nenhuma nem outra coisa ocorreu.
Foi o momento de ruptura do povo com FHC, pois FHC não conseguiu cumprir o que havia lhes prometido durante toda campanha: empregos. Quebrou-se o contrato. E de forma unilateral por parte do povo, que até hoje o odeia. Veem-no como um traidor que não cumpriu a promessa.
De tal modo que quando se tem um governo que conseguiu realizar não só um feito para povo, mas vários ( renda, empregos, casas, carros, pcs, bolsa família, prouni etc), este governo cria uma expectativa ainda maior do que ainda estar por oferecer ao povo, e a expectativa maior que o povo tem sobre o governo Lula e sua sucessora é que os levem ao clube dos países desenvolvidos. Agrimaldo Moreira - agrimaldo@gmail.com

Nenhum comentário: