As prefeituras querem ter mais profissionais de saúde e defendem um reforço em sua estrutura de hospitais, postos de atendimento e equipamentos. Reunidos no 26º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Gramado (RS), os representantes das prefeituras discutiram esses temas e se encontraram hoje com a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.
Ao falar com os secretários e profissionais do setor, Dilma fez questão de ressaltar a importância de quem trabalha na área e elogiou o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira nas últimas décadas”, disse, acrescentando: “É preciso flexibilidade no sistema, em termos de reconhecer também as realidades regionais”.
A área de saúde, ressaltou ela, obteve avanços relevantes nos últimos sete anos, graças aos programas reconhecidos como eficientes pela população. Dilma citou o caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, com suas ambulâncias para situações graves, já chega a 105 milhões de brasileiros e brasileiras.
Segundo ela, o Samu “já havia existido no passado”, mas só foi resgatado e ampliado pelo governo Lula, em setembro de 2003. Também foram lembradas por Dilma as experiências do Saúde da Família, que ultrapassou a marca de 97 milhões de pessoas atendidas, e do Brasil Sorridente, com cerca de 800 centros de especialidades odontológicas em todo o país.
A pré-candidata disse que o governo deve manter e ampliar a distribuição de remédios. No governo Lula, lembrou Dilma, surgiu a iniciativa de venda de remédios com preços populares, por meio do programa Farmácia Popular, com subsídios públicos para reduzir o custo final do produto. “Acredito que isso foi um grande passo”, disse.
Para ela, os remédios devem ter uma diminuição dos impostos cobrados, sendo “desonerados de uma forma radical”. “O acesso ao medicamento é uma questão muito importante, não só do ponto de vista da regulação, mas também em termos de garantir de maneira mais compatível com a nossa renda”, afirmou Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário