terça-feira, 11 de maio de 2010

GOVERNO LULA: BOAS NOTÍCIAS PARA O BRASIL

- Lula diz que seu governo fez 'milagre' nos últimos anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, 10, a autoridades africanas que seu governo fez "milagre nos últimos anos". Para exemplificar, ele citou o crescimento da classe média no País. "Foi a capacidade de consumo dos pobres que fez a economia brasileira resistir à crise dos países ricos. As classes D e E do Norte e Nordeste consumiram mais que a A e B das regiões Sul e Sudeste. Os pobres foram à luta, compraram o que não podiam", disse Lula. "É a multiplicação dos pães. É um dos milagres que aconteceram no País", ressaltou. "Os pobres viraram classe média, passaram a comprar em shopping centers; (1)
- Fortalecimento da indústria naval gera emprego para o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta segunda-feira (10), em seu programa semanal “Café com o Presidente”, o lançamento do primeiro navio petroleiro construído no país em 13 anos. Segundo Lula, o governo acertou ao enfrentar as críticas contra a produção de navios no país; (4)
- Para o presidente Lula não existe possibilidade de Dilma Roussef perder as eleições 2010; (5)
- Dilma quer fontes de crédito além do BNDES. A ex-ministra e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que o Brasil não pode depender apenas do BNDES para financiar investimentos em infraestrutura. Ela participou ontem do seminário Brazil Infrastructure Summit, realizado no Rio pelo Valor e o "Financial Times". Em sua exposição, a ex-ministra afirmou que o setor privado é essencial para que todos os investimentos de infraestrutura projetados pelo país saiam do papel. "O país não pode se conformar com uma única fonte de financiamento". Um dos projetos citados por ela como críticos é o do financiamento do trem-bala, que tem custo muito alto e ainda exige esforços para fazer os investidores estrangeiros se interessarem por ele. Dilma defendeu a atuação do Banco Central durante a crise financeira; (1)
- Dilma critica Serra por declarações ao BC. A pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, disse hoje que considera "importantíssima" a autonomia do Banco Central. Dilma fez a afirmação ao responder a perguntas de jornalistas sobre entrevista dada hoje pelo pré-candidato do PSDB José Serra à rádio CBN, no qual ele afirmou que "o BC não é a Santa Sé". Indagada se pretende manter a autonomia do BC, a pré-candidata do PT disse que acha "importantíssima a autonomia operacional que o Banco Central teve no governo do presidente Lula. Sempre tivemos uma relação muito tranquila com o BC". Dilma também rebateu as críticas que Serra teria feito a uma suposta lentidão do BC em elevar os juros diante de um aquecimento forte na economia. "É uma coisa muito complicada raciocinar no ''se''. O BC tem registro de cuidado e cautela, o que foi importante na crise. Houve muitos acertos no BC durante a crise. Acho muito relativa esta discussão de se fizesse isso ou quando", disse. (4)

Nenhum comentário: