segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os invisíveis, os demotucanos cortam programas sociais


Mais um tabu cai para desespero da imprensa golpista e da elite da massa cheirosa paulistana que devem estar achando horríveis esses novos números da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
A vítima da exclusão social, inclusive aquela que acaba indo morar nas ruas, torna-se a culpada pelo seu desemprego. Para os padrões atuais, a pessoa está nessa situação porque não se preparou para o mercado, porque não fez direito a lição de casa, e geralmente vem do nordeste, é o que dizem os cheirosos.
Apesar de fatores como demência, abandono, drogas e álcool serem responsáveis por levarem algumas pessoas a viverem nas ruas, a exclusão social e econômica ainda é a grande vilã.
Os números da FIPE apontam que quase metade dos moradores de rua do centro da capital paulista (46,2%) veio do Estado de São Paulo. Primeiro choque por que a massa cheirosa, (por fora, mais por dentro...) fala para quem quiser ouvir “Esse povo tem que voltar para seu estado de origem”.
No país inteiro estima-se que existam 30 mil moradores de rua e a metade está em São Paulo, perto de 14 mil pessoas de acordo com o estudo, isso significa que uma parte considerável da população em situação de rua é de origem local, ou de regiões próximas, sem ter migrado do campo para a cidade.
Calcula-se hoje que são quase 14 mil moradores de rua em São Paulo, pior ainda é que desse total, quase sete mil, 27,7% são da cidade de São Paulo, sendo 12,8%, do interior do Estado e 5,9%, da Grande SP.
Na divisão por regiões brasileiras a pesquisa aponta que a maioria dos sem-teto do centro (57,7%) provém do Sudeste. Do Nordeste e do Norte, regiões mais pobres do país, vieram 33,1% e 0,6%. Do Sul, são 6,5% e do Centro-Oeste, 1,5%.
No fim do ano passado o presidente Lula anunciou em São Paulo novas ações sociais para os moradores de rua e catadores de papel, o presidente criticou ainda o preconceito de parte da sociedade que ignora ou considera ruim a mera existência de pobres nas grandes cidades.
E ainda disse, " Todo mundo quer feira, mas não na porta de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não na porta de casa", completou ao ironizar o preconceito contra os moradores de rua, "Pobre é bom para ver em filme".
Os paulistanos da massa cheirosa estão fora da realidade quando dizem, “Dá uma passagem de ônibus para eles voltarem para sua terra”, pois a metade dos moradores rua do país é daqui mesmo, do estado paulista. Em 2000, quando foi feito o censo anterior, eram 8.706 pessoas nessa situação. Em nove anos, as ruas ganharam mais de 5.000 pessoas.
Nos últimos seis anos durante a gestão Serra/Kassab na prefeitura de São Paulo foram cortados mais de 30% dos recursos da assistência social e programas sociais e vários locais de triagem foram desativados e outros que serviam de abrigos foram fechados. Para os demotucanos essa população de rua é invisível, eles não têm um outro olhar.



Celso Jardim

3 comentários:

Standeuter disse...

Sei que não é o tópico certo mas estou indignado.
Acabei de saber que pretendem aceitar um militar como vice na chapa do Mercadante, em São Paulo.
Até onde iremos fazendo concessões em nome de alcançar o poder e manter-se nele.
Jamais, nestes quase quarenta anos de militancia poderia imaginar que o PT fosse apoiar um militar.
Desculpem o desabafo, mas não dá pra segurar. Tentar eleger um militar é o cúmulo ao absurdo. E a memória dos companheiros que morreram... dos que foram presos e torturados..... É indigno de um partido fazer uma concessão que vai de encontro ao que combate. Militarismo dentro do PT em nome de alguns votos em São Paulo. Pois acho que vão perder votos. Não voto em militar e não vou trabalhar para ajudar a eleger um militar. Tenho um blog pro-Dilma e o que vou explicar aos meus leitores e seguidores? QUe o PT precisa se adequar aos tempos? QUe a política é assim? Assim como senhores?
Rompendo com o passado, rasgando a histórica luta contra a ditadura militar apoiada pela Polícia Militar.

alex disse...

BLOGNAUTAS ...

QUEREM CHORAR DE RIR?


http://www.youtube.com/user/ptremdastreze#p/u/0/ecO5ewAjUn0

Metanóia disse...

Será que os brasileiros se interessam por política e os rumos do país?
Até amanhã pretendo postar alguma coisa a respeito disso no meu blog até amanhã.
Abraço a todos!

rodomar.blogspot.com