Blue State Digital terá como representante no país empresa que faz campanha petista
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO
A empresa americana que comandou a estratégia de comunicação da campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos em 2008 avançará nos mercados brasileiro e latino-americano pelas portas do PT.
A Blue State Digital terá como representante no Brasil e na América Latina a agência Pepper, responsável pela campanha na internet da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.
Os americanos foram responsáveis pela arrecadação de US$ 750 milhões para a campanha de Obama.
O contrato entre as agências foi fechado na semana passada pela diretora da Pepper, Danielle Fonteles, em Nova York. Pela Blue Digital, quem está à frente é Joe Rospars, um dos cofundadores da empresa.
Desde o início da pré-campanha, Rospars atua como "consultor" do marketing na internet de Dilma ao lado de Scott Goodstein. Ambos iniciaram os trabalhos como contratados pela Pepper.
O PT nunca divulgou o custo da contratação da agência americana. Segundo o partido, quem arcou com os valores foi a própria Pepper, que tornou-se sócia da Blue State Digital.
O secretário nacional de comunicação do partido, André Vargas, não nega que a proximidade com o PT tenha auxiliado a negociação entre as agências. Representantes da empresa americana já deram declarações sobre a identificação com candidatos e governos de esquerda.
"Não foi uma ajuda previamente firmada, foi um alinhamento natural. Mas é bom ver os aliados crescerem", afirmou.
O padrinho da Pepper e de Fonteles no PT é o marqueteiro de Dilma Rousseff, João Santana. Em 2006 ele trabalhou com a diretora da agência na campanha presidencial de Lula. Depois disso, a publicitária rompeu uma sociedade e abriu a própria empresa em 2007.
Desde então, Santana tem levado a Pepper para trabalhar em campanhas de petistas e fora do país. Em 2009, a agência trabalhou na campanha do hoje presidente de El Salvador, Mauricio Funes.
Por conta do novo contrato, a Pepper, que tem sede em Brasília, busca um escritório em São Paulo para a representação da Blue State.
Procurada pela Folha, a empresa de Fonteles reconheceu a negociação, mas disse que não poderia dar informações pois "uma cláusula de confidencialidade impede ambas as partes de tratar do assunto".
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO
A empresa americana que comandou a estratégia de comunicação da campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos em 2008 avançará nos mercados brasileiro e latino-americano pelas portas do PT.
A Blue State Digital terá como representante no Brasil e na América Latina a agência Pepper, responsável pela campanha na internet da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.
Os americanos foram responsáveis pela arrecadação de US$ 750 milhões para a campanha de Obama.
O contrato entre as agências foi fechado na semana passada pela diretora da Pepper, Danielle Fonteles, em Nova York. Pela Blue Digital, quem está à frente é Joe Rospars, um dos cofundadores da empresa.
Desde o início da pré-campanha, Rospars atua como "consultor" do marketing na internet de Dilma ao lado de Scott Goodstein. Ambos iniciaram os trabalhos como contratados pela Pepper.
O PT nunca divulgou o custo da contratação da agência americana. Segundo o partido, quem arcou com os valores foi a própria Pepper, que tornou-se sócia da Blue State Digital.
O secretário nacional de comunicação do partido, André Vargas, não nega que a proximidade com o PT tenha auxiliado a negociação entre as agências. Representantes da empresa americana já deram declarações sobre a identificação com candidatos e governos de esquerda.
"Não foi uma ajuda previamente firmada, foi um alinhamento natural. Mas é bom ver os aliados crescerem", afirmou.
O padrinho da Pepper e de Fonteles no PT é o marqueteiro de Dilma Rousseff, João Santana. Em 2006 ele trabalhou com a diretora da agência na campanha presidencial de Lula. Depois disso, a publicitária rompeu uma sociedade e abriu a própria empresa em 2007.
Desde então, Santana tem levado a Pepper para trabalhar em campanhas de petistas e fora do país. Em 2009, a agência trabalhou na campanha do hoje presidente de El Salvador, Mauricio Funes.
Por conta do novo contrato, a Pepper, que tem sede em Brasília, busca um escritório em São Paulo para a representação da Blue State.
Procurada pela Folha, a empresa de Fonteles reconheceu a negociação, mas disse que não poderia dar informações pois "uma cláusula de confidencialidade impede ambas as partes de tratar do assunto".
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