sábado, 5 de junho de 2010

INTERNET É APOSTA PETISTA PARA ELEIÇÃO

Jornal O Povo: Estimular os apoiadores da campanha presidencial de Dilma Rousseff(PT) a produzir conteúdos programáticos e até mesmo influir nos rumos da campanha eleitoral. Foi atrás dessa meta que dia 3 de junho o responsável pela produção de material voltado às redes sociais pela campanha petista, Marcelo Branco em Fortaleza para reforçar, junto a militância petista, a importância de uso da internet nas eleições deste ano.
“Nós queremos transformar todo militante num repórter multimídia”, destacou Branco, após debate com petistas e apoiadores de Dilma sobre o assunto, na chamada Caravana Digital, que tem percorrido o Brasil.
Para ele, pela primeira vez a Internet pode ser decisiva para uma eleição no Brasil, especialmente pelo afrouxamento das regras eleitorais destinadas ao meio. É óbvio que a Internet vai introduzir no debate político do Brasil milhões de pessoas que não participariam do debate político(fora dela). Seriam apenas seres passivos do processo político”, afirmou.Para Branco, mesmo depois do processo eleitoral, é necessário construir uma plataforma eletrônica social permanente, com “a cara do presidente Lula(PT)”. O meio eletrônico, segundo ele, é importante não apenas para divulgar os candidatos, mas para qualificar os debates. “Esse processo ajuda a formar o militante, formar argumentos que possam servir não só no embate das redes, dentro da Internet, mas principalmente também o debate fora da Internet, como organizadora e construtora de argumentos para o debate off line”.No debate, Branco destacou a importância de estar atento e responder com rapidez informações “imprecisas ou inverídicas”. Segundo ele, ao mesmo tempo em que a Internet pode ser um meio com riscos maiores, devido a espontaneidade, é também mais simples de o candidato dizer “ó, não é bem isso”.
BLOG DA DILMA
Criador do Blog da Dilma, Daniel Bezerra considera que a interatividade do meio torna o internauta um “amigo”, que dá sugestões, críticas e recebe retornos. Segundo ele, só seu blog já reúne 150 mil militantes – número maior de adeptos que o site oficial da pré-candidata petista a presidente.
Para Daniel, o político que hoje não utilizar a Internet está fadado a ficar nos moldes do passado. “Muitos daqueles militantes de rua, de boca de urna, que vestiam a camisa vermelha, estão militando na rede social e com conteúdos valiosos”. Disse.“Houve decepção de uns anos para cá com os políticos. A Internet veio ocupar esse espaço de queixa e tem uma influência muito maior em tudo que você posta”, disse Daniel. “Aquele bate-papo que tinha nas praças e nos comícios, hoje vai para Internet. Papos realmente maduros que serve até para base da campanha”. Complementou Daniel.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho, também presente, alertou que não se deve falar em “defesa” da companheira Dilma, mas de promoção. “Falando assim(em defesa), nos colocamos muito na retaguarda”.

Nenhum comentário: