quinta-feira, 10 de junho de 2010

A lista de Serra. Esqueceram uma candidata

A lista de Serra! O presidenciável José Serra (PSDB-DEM-PPS), a exatos três dias da convenção oficial que o homologará candidato ao Palácio do Planalto, examina uma lista, ou melhor, currículos de nove candidatos a vice-presidente para escolher o que comporá sua chapa. A seleção dessa forma parece escolha numa feira, numa liquidação...
Estranho que um candidato a presidente de um país do peso econômico e da importância política do Brasil não tenha escolhido seu vice até três dias antes da convenção que oficializará o seu nome na disputa, e mais ainda, que essa escolha não resulte de um processo político de decantação, de afunilamento e depuração em torno de um nome.
Escolher dessa forma, no sufoco - e ele pode nem ter vice até sábado, a indicação do nº 2 da chapa ficar para depois - passa a impressão de que o faz só para cumprir a lei, passar uma imagem de que não há desorganização em sua campanha e dar apenas uma satisfação aos eleitores.
A campanha eleitoral da oposição é séria?
Ou é essa coisa destrambelhada que vimos até agora? No interior do Brasil costuma se dizer que quem tem nove não tem nenhum. Mas a lista de Serra tem nove currículos: os dos senadores tucanos Tasso Jereissati (CE), Sérgio Guerra (PE), Marisa Serrano (MS) e Álvaro Dias (PR); os dos demos deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), senador José Agripino (DEM-RN) e Valéria Pires Franco (vice-presidente regional de Desenvolvimento Social do DEMOCRATAS do Pará); o do senador Francisco Dornelles (PP-RJ); e o do ex-presidente da República, Itamar Franco (PPS).
Esqueceram da dama do cerrado, senadora Kátia Abreu (DEM-TO) que até há pouco movia montanhas, céus e terra para ser a companheira de chapa dele? Metade dessa lista não se reelegeria. Outros me fazem lembrar um amigo que observando políticos que serviam ao regime militar disse que muitos deles não tinham biografia e sim prontuário.
http://www.zedirceu.com.br/

Nenhum comentário: