quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lula sanciona lei para governo capitalizar Petrobras

REUTERS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou em lei nesta quarta-feira o projeto que permite ao governo ceder reservas de petróleo à Petrobras em troca indireta por ações da empresa, mais um passo rumo à operação de capitalização da companhia prevista para setembro.
Aprovado pelo Congresso sem emendas na madrugada de 10 de junho, a capitalização da Petrobras pelo governo via cessão onerosa --cessão de reservas em troca por ações da empresa numa operação indireta envolvendo títulos públicos-- viabiliza a participação do governo na mega oferta de ações que a estatal pretende fazer este ano, porque evita a emissão de dívida pública.
A Petrobras precisa aumentar o capital da companhia para alavancar investimentos em seu plano de 224 bilhões de dólares até 2014 e se preparar para gastos ainda maiores no futuro, já que será a única operadora das reservas gigantescas do pré-sal. A empresa tem grau de investimento de agências de rating e pretende mantê-lo, conservando a relação patrimônio/dívida em 35 por cento.
A parte do governo na capitalização será feita com a cessão de até 5 bilhões de barris de óleo equivalente em áreas não licitadas no pré-sal da bacia de Santos, a preço ainda em avaliação por duas certificadoras, uma contratada pela Petrobras e outra pelo governo por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
"Vamos fazer de tudo para que o pagamento da cessão onerosa ocorra até o dia 30 de setembro, e aí a assinatura desse contrato ocorreria até 31 de agosto", disse Zimmermann. Leia na íntegra acessando AQUI.

Nenhum comentário: