terça-feira, 15 de junho de 2010

Pesquisa Sensus indica que Hélio Costa venceria no primeiro turno

Levantamento em Minas também aponta Dilma Roussef (PT) à frente de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência
Bernardino Furtado, iG Belo Horizonte
Uma pesquisa encomendada pelo PR-MG ao Instituto Sensus atribuiu 49,5% das intenções de voto para o pré-candidato a governador de Minas Gerais pelo PMDB, o senador Hélio Costa. O índice refere-se à modalidade estimulada, em que o pesquisador apresenta ao eleitor uma lista de nomes em quem poderia votar. O atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), apareceu com 20,7% e José Fernando (PV), com 3,9%. Eleitores indecisos, que votariam em branco ou nulo somaram 25,9%.
Em relação à pesquisa anterior realizada pelo Sensus, em maio, Hélio Costa subiu 14 pontos percentuais, enquanto Anastasia teve queda de dois pontos. José Fernando também recuou cerca de dois pontos. Até a última segunda-feira, dia 7 de junho, Costa nem sequer era o candidato confirmado da aliança PMDB-PT em Minas. Foi nesse dia em Brasília que a cúpula nacional dos dois partidos anunciou o nome do senador em detrimento do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT). O mais novo levantamento do Sensus foi feito nos dias 10 e 11 de junho (quinta-feira e sexta-feira).
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor responde em quem votaria sem uma relação prévia de candidatos, Hélio Costa ficou com 21,1%, Anastasia com 12,2% e José Fernando com 1,7%. Citaram outros nomes 1,1% dos entrevistados, ao passo que 7,3% citaram o ex-governador Aécio Neves (PSDB), que é pré-candidato ao Senado. Num hipotético 2º turno, diante da lista de nomes apresentada pelos pesquisadores do Sensus, os entrevistados deram 54,5% das intenções de voto para Hélio Costa e 22,3% para Antonio Anastasia. Indecisos, que votam nulo ou em branco somaram 23,1%.
O Sensus testou também o limite de votos dos dois principais candidatos na eleição de Minas Gerais. Hélio Costa é o único em que votariam 27,3% dos entrevistados. Anastasia atingiu 16%. Diante da pergunta "poderiam votar", 41,9% apontaram Hélio Costa e 19,8%, Antonio Anastasia. Em relação ao índice de rejeição, não votariam em Costa 15,4% dos entrevistados e em Anastasia, 19,3%. O governador de Minas, que era vice de Aécio Neves, e assumiu o cargo em abril, é desconhecido para 36,2% dos entrevistados, enquanto apenas 7,7% disseram não conhecer Hélio Costa. O Sensus divulgou ter ouvido 1,5 mil eleitores de 53 municípios. A margem de erro é de 2,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o número 34.286/2010.
Pesquisa para Presidente da República
O Sensus pesquisou também as intenções de voto para presidente da República em Minas Gerais. Na modalidade estimulada, Dilma Rousseff (PT) aparece na frente com 37,3%, seguida de José Serra (PSDB), com 32,1% e Marina Silva (PV), com 7,3%. Brancos, nulos e indecisos somariam 20,6%. Num possível segundo turno, o tucano estaria à frente, com 41,7%, tecnicamente empatado com Dilma, que alcançaria 40,5%. A margem de erro também é de 2,5% do total. Na pesquisa espontânea, no primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) somou 24,3, enquanto José Serra (PSDB) teve 18% e Marina Silva, 4,2%. A pesquisa para presidente da República do Sensus com eleitores de Minas foi registrada no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob o número 14.772/2010.

2 comentários:

SAMUEL ALVES disse...

Grande Daniel,

O pt e outros partidos soltam pesquisas diariamente de varios estados são pesquisas internas que não são divulgadas na grande midia.

O ideal seria que o blog da Dilma soltasse estas pesquisas com destaque para animar a militancia.

Ai teriamos tipo pesquisa interna do PT de hoje que recebi indicam Dilm com 47 no rio e Serra 29 Dilma teria subido mais 3 pontos.

SE A FOLHA E O IBOPE FAZUTAM CONSTANTEMENTE AS PESQUISAS E DIVULGAM NÃO VEJO PORQUE O NOSSO BLOG NÃO ENTRAR NO JOGO E DIVULGAR AS PESQUISA INTERNAS QUE TEMOS E DÃO AMPLA VATAGEM A DILMA.

o IDEAL SERIA QUE TODO DIA TIVESSE PESQUISA DE ALGUM ESTADO APONTANDO O CRESCIMENTO DILMA COMO VEM ACONTECENDO.

ATE A VITÓRIA SEMPRE

Morais disse...

Minas já mostra a sua força na política e vai ajudar a definir a eleição da Dilma para presidente, nós sempre estivemos com o LULA nas duas eleições dele e agora vamos caminhar junto com a Dilma também.
LULA tá com ela e eu também tô.