quarta-feira, 28 de julho de 2010

Betinho não votaria no Serra COM CERTEZA !!!

Vou contar porque eu tenho uma particular ojeriza ao candidato José Serra. Para mim um ser humano menor e desprezível.
No Governo da Marta Suplicy na cidade de São Paulo, fui Coordenador do Orçamento Participativo e posteriormente Coordenador de Ação Social aqui na região onde moro circunscrita à área administrativa da Subprefeitura de Santana / Tucuruvi. Dentre as centenas de assembléias com moradores que realizamos aqui com o objetivo de discutirmos demandas e reivindicações para o processo do OP cujo lema era "Voce decide, a Prefeitura faz", teve uma que foi para mim a mais gratificante. Na nossa região fica o Pronto Socorro Municipal mais "movimentado" da capital paulista, o PS Lauro Ribas Braga mais conhecido como o Pronto Socorro de Santana. Por estar ao lado da Marginal do Rio Tietê é esse o que acolhe a maior parte dos acidentados no transito caótico de São Paulo e pela sua localização mais central, recebe também baleados, feridos e acidentados de tudo que é lado, independente de endereços. O "movimento" é intenso. É próximo da favela Zaki Narchi, vizinha do Shopping Center Norte e por isso mesmo além de socorrer emergências acaba atendendo também procedimentos ambulatoriais e até consultas para aqueles moradores mais pobres.
Durante uma das primeiras assembléias do OP foi apontada a reforma urgente daquele PS, que herdara do famigerado PAS da gestão Maluf / Pita o quase sucateamento das suas instalações. A REFORMA FOI FEITA !!! Mas foi também apresentada pelos moradores e usuários uma idéia maravilhosa: a criação de uma BRINQUEDOTECA no local !!! O motivo era óbvio, as crianças que esperavam atendimento não precisavam ficarem vendo a entrada de "ensanguentados" que chegavam no PS o tempo todo e enquanto por lá poderiam "brincar" em um espaço específico e isolado da entrada. Assim que foi aprovada, essa idéia teve a simpatia imediata de muitos empresários da região que se comprometeram em contribuir. Caberia ao poder publico municipal apenas fornecer o espaço. Um grupo formado por funcionários do Banco Santander / Banespa saíram na frente e se cotizaram, compraram os brinquedos, os móveis e se encarregaram por eles mesmos de construir e pintar um cantinho do prédio que ficou denominado como Brinquedoteca "CASA DO BETINHO". Na inauguração foi convidada a Maria Nakano de Souza, viúva do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que veio do Rio de Janeiro só para aquele evento. ( aproveitem e leiam AQUI a carta que o Betinho deixou para a sua companheira de 26 anos de amor e convivência e que só foi lida depois da sua morte ) A Brinquedoteca foi inaugurada junto com o final das reformas no dia 22 / 08 / 2003.

Pois bem...Veio a campanha para a Prefeitura de São Paulo de 2004. Serra era o candidato da oposição e da mesma forma que faz agora na campanha para Presidente prometia fazer mais e tudo melhor do que a Marta fez além de dar continuidade a TODOS os seus projetos elogiados por toda a população, tais como o Renda Mínima, o Bilhete Único, os CEUs, o "Vai e Volta", enfim...os projetos daquela gestão que privilegiava os mais pobres. Certo dia o Serra faria uma "caminhada" de campanha pelas ruas da região e eu embora não fosse da area da Saúde fui esperar o "candidato" lá no PS ( eu sabia que ele iria lá ). Assim que chegou com aquele séquito de correligionários e fotógrafos do mesmo PIG de hoje em dia ( num pronto socorro !!! vejam só !!! ) o "candidato" não tendo do que falar mal perguntou:
- "O que ISSO está fazendo aqui" ? se referindo â Brinquedoteca.
Alguns funcionários explicaram o significado e a necessidade mas mesmo assim ele disse que NÃO GOSTOU da idéia !!! Eu ouvi isso da boca dele !!! ( é claro que não lhe dirigi a palavra ) MAS EU ESTAVA LÁ !!!
Perdemos as eleições e na primeira semana do então Prefeito José Serra, ele mandou fechar a Brinquedoteca !!! Sem nenhuma justificativa !!! Sem nenhum argumento !!! APENAS FECHOU PORQUE NÃO GOSTOU !!! Alguns psicólogos, médicos e enfermeiros bem que tentaram, juntos com alguns moradores fazê-lo voltar atrás, Serra nem os recebeu !!!
Por isso toda vez que esse sujeito promete fazer mais do que fez o Presidente do Povo Lula, eu me lembro deste "pequeno detalhe" e afirmo que a palavra deste Sr. José Serra vale tanto quanto vale o seu caráter ou a sua dedicação para com os pobres desse nosso Brasil:
NÃO VALE NADA !!!

Ainda bem que eu registrei e guardei as fotos daquele cantinho que foi destruído por Serra e que provam o que eu aqui escrevo. Quem quiser que vá lá hoje no PS Santana e veja o que sobrou por ali !!! Observem também o estado atual deste importante pronto socorro, ainda o mais movimentado da cidade de São Paulo.
Vejam aí como era a Brinquedoteca:



Vamos rememorar esse extraordinário brasileiro que deveria ser contado nos livros de história como o maior e melhor de todos os nossos heróis !!!
Militando no PT eu tive a honra de poder ajudar no que pude ao sociólogo Herbert de Souza, o nosso Betinho, na formação e implantação dos seus “comitês de combate à fome” e "Ação pela Cidadania" em plena adversidade da “Era FHC”, Um ex-Presidente com sentimento anti-povo e de alianças espúrias com “coronéis de grotões” e com toda a marca de gente de elite e da direita. Na mesma época em que o Betinho no seu santo e incansável trabalho humanitário de tentar matar a fome dos brasileiros menos favorecidos pela sorte, aquele invejoso ex-Presidente fazia de tudo para atrapalhar o seu trabalho e ainda saía pelo mundo afora chamando o nosso povo de vagabundo e de caipira. E pensar que ambos "eram" sociólogos...
Betinho era segundo ele mesmo, nascido mineiro, católico, hemofílico, maoísta e "meio deficiente físico". Por serem hemofílicos, ele e os seus irmãos Henfil e Francisco Mário FORAM ASSASSINADO PELA SAÚDE PÚBLICA comandada por aquela gente que nos governava na época. Morreram por conta das suas necessárias e cotidianas transfusões de sangue que poderiam garantir as suas sobrevivências mas acabaram foi por lhes tirar as vidas. ( não vejo ninguém morrendo de Aids hoje em dia por omissão do governo).
Como soropositivo e sabedor da morte iminente, o Betinho ao invés de ir viver "o resto de vida que lhe restava" para seus ultimos prazeres pessoais, ELE FOI TENTAR ACABAR COM A FOME NO BRASIL ATÉ O DIA DE MORRER !!!
O Betinho só poderia ter sido, E FOI, mais um filiado do PT !!!

QUE VIVA PARA SEMPRE O BETINHO !!!
QUE VIVA LULA !!! O Presidente seu companheiro que tornou realidade o sonho de sua VIDA acabando de vez com a fome no Brasil !!!
...Meu Brasil ....Que AINDA sonha com a volta desse irmão do Henfil !!!

Para acalorar ainda mais os nossos corações, já que no próximo dia 09/08 fará 13 anos ( treze !!!) que ele nos deixou, seguem as imagens que tanto nos emocionam e que jamais deverão serem esquecidas:





Nenhum comentário: