segunda-feira, 19 de julho de 2010

A militância aguerrida e sempre presente exige atitude

Desde o início da atual campanha os fatos se repetem, e podem ser constatados depois de 10 dias de passeatas, caminhadas e comícios, a grande presença da militância progressista apoiando a candidatura de Dilma Rousseff.
Assim foi na primeira caminhada em Porto Alegre, com a presença de mais de 5 mil militantes dos partidos que integram a coligação, que tem como hábito participar voluntariamente dos movimentos em defesa das causas populares.
Em São Paulo mais de 10 mil militantes participaram da passeata da Praça da Sé, e no Rio de Janeiro mais de 15 mil partiram da concentração na Candelária em direção a praça da Cinelândia, e a grande maioria seguiu mesmo depois da forte chuva. Até no pacato interior paulista Dilma foi recebida por 3 mil apoiadores no último sábado em Jales-SP.
Enquanto a campanha sem rumo de José Serra e de seu vice boquirroto e falastrão, "O Socialite da Costa", encontram dificuldades em arregimentar mais de 500 pessoas, e todas contratadas conforme a imprensa testemunhou, como aconteceu em Curitiba-PR, (5O0), em Jundiaí-SP, (100), Bangu-RJ, (50) e ainda teve que suspender o comício do último sábado em Itabuna-BA, por que não tinha ninguém para ouvir.
Hoje uma outra militância voluntária se destaca nesses novos tempos da comunicação, a Blogosfera, e já podemos sentir a diferença também na Internet, nos sites e blogues progressistas em maior quantidade do que os que defendem e divulgam os fatos dos neoliberais conservadores.
Muitos desses são todos remanescentes da ditadura ou filhotes dessa trágica história do país, onde cercear a comunicação foi uma das inúmeras agressões aos direitos dos brasileiros.
Nas redações da imprensa golpista e de direita, é impossível entender isso. Seria insuportável para jornalistas que só fazem o que fazem por dinheiro, a quem não passa pela cabeça que um militante é de luta e que defende seus ideais desde os movimentos contra a ditadura e passando para as novas gerações.
Muitos não medem esforços para comparecer em uma atividade com grande presença popular, porque é dessa maneira que pensa e age quem acredita que esse país não pode voltar nas mãos de quem pouco se importa para a desigualdade social.
Ainda mais quando essa aguerrida militância vê que um inexpressivo candidato a vice presidente agride os candidatos apoiados por eles, essa militância que aprova o governo Lula que obtém históricos recordes de popularidade e aprovação de seu governo.
Os dirigentes da campanha da coligação, principalmente os do Partido dos Trabalhadores têm que tomar uma atitude e medida judicial rápida contra a infeliz declaração do vice de Serra e cobrar da coligação demotucana.
Não foram os militantes que escolheram este despreparado, e não vão suportar ouvir tantas asneiras. Eu conheço bem as histórias quando esses grupos se sentem ofendidos e que são capazes de fazer.
Os que fazem campanha mercenária, por dinheiro, que é a característica principal de quem participa das campanhas dos demotucanos, precisam saber que é esse é um motivo menor e despresível em comparação a união e força da convicção voluntária, escolhidas livremente pelos militantes progressistas. * Celso Jardim

2 comentários:

Miquito Mendes. disse...

Parabéns, Celso Jardim, pelo seus comentários!

Blog do Celso Jardim disse...

Caro Miquito,

obrigado por sua palavras.


Um abraço,

Celso Jardim