Fundo vermelho-sangue, cabeças de hidras, estrela petista, manchete (“O monstro do radicalismo”) e chamada (“A fera petista que Lula domou agora desafia a candidata Dilma”). A capa da última edição da revista Veja é realmente assustadora, mas ela também é reveladora: mostra que quem está assustada é a famíglia Civita, dona deste panfleto fascistóide.
Por Altamiro Borges (Miro) em seu Blog
Desesperada, a revista sequer teve criatividade e publicou uma capa muito similar à da véspera da eleição presidencial de 2002.
Na “reporcagem” fica a sensação de que a Veja já jogou a toalha. Ela parece não acreditar mais na possibilidade de vitória do seu candidato, o demotucano José Serra – tanto que não fala das suas dificuldades na escolha do vice e na ausência do registro do seu programa. Apavorada, a revista tentar enquadrar a candidatura de Dilma Rousseff. Ela repete a velha dupla tática da direita: faz campanha aberta para o seu candidato, mas procura interferir na linha política do seu adversário.
Tentativa de domesticar o programa
Já no editorial, o medo transparece. A partir da trapalhada no registro do programa petista, ela critica a “falta de controle da candidata sobre os radicais do seu partido”. O motivo do temor é a afirmação, mantida na segunda versão do programa, de que os meios de comunicação no país são “pouco afeitos à qualidade, ao pluralismo e ao debate democrático” e de que é preciso enfrentar “o monopólio e a concentração” no setor. A revista confessa, mais uma vez, que é inimiga da Constituição Federal, que propõe o fim do monopólio e o estímulo à pluralidade informativa.
A prepotente famíglia Civita, que se acovardou diante da ditadura militar e demitiu jornalistas críticos, como Mino Carta, insiste em se apropriar da bandeira da liberdade de expressão. “A imprensa não tem lições a receber de quem não compreende esse valor universal da democracia”, afirma o editorial. É com esta linha canhestra que a “reporcagem” tentará acuar o comando da campanha de Dilma, domesticando o seu programa e afastando “seus radicais”. O texto não é dirigido ao leitor emburrecido desta revista, mas aos vacilantes e “moderados” da campanha adversária.
“Cortar as cabeças” dos radicais
A “reporcagem” tenta o tempo todo estimular a cizânia nas esquerdas. “O programa de governo do PT traz de volta a ameaça da censura à imprensa e reacende o debate: Dilma conseguirá controlar os radicais de seu partido e domar o monstro do autoritarismo?... Se eleita, conseguirá repetir o feito de Lula e impedir que os radicais do PT transformem o Brasil numa república socialista, de economia planejada e centralizada e sem garantias à liberdade de expressão?”. Seu objetivo fica patente na frase agressiva: “Lula teve de cortar a cabeça dessa hidra em diversas oportunidades”.
Neste esforço para domesticar o programa e estimular a cizânia, a Veja chega a montar uma lista risível dos “moderados e pragmáticos” (Lula, Palocci e Dulci) e dos “radicais e incendiários” (Marco Aurélio Garcia, Franklin Martins e Paulo Vannuchi). Ainda neste segundo grupo, ela inclui o ministro Celso Amorim e a “imoral política externa brasileira”. Eles seriam as hidras que Dilma deveria “cortar as cabeças”, além de ceifar qualquer proposta mais avançada de mudanças.
Uma nova “carta aos brasileiros”
Ao final da “reporcagem”, como que já assumindo a derrota do seu candidato, a família Civita expressa seu desejo para a adversária, lembrando a manobra patrocinada pelos barões da mídia e do capital financeiro nas eleições de 2002. “O chamado ‘risco Lula’ provocou desvalorização do real, fuga de capitais, instabilidade econômica, e só foi amenizado quando ele [Lula] divulgou a Carta ao Povo Brasileiro... Para afastar definitivamente as desconfianças que ainda rondam sua candidatura, Dilma talvez tenha de seguir o exemplo do seu padrinho político”.
A mídia golpista encara o pleito deste ano como uma batalha de vida ou morte. Ela teme perder a eleição e avalia que este provável resultado aprofundará o processo de mudanças no país. Dilma Rousseff, com seu passado de esquerda e maior firmeza de convicções, apavora as famíglias Civita, Marinho, Frias e Mesquita. Se depender dos barões da mídia, é essa “hidra” que terá sua cabeça cortada numa das campanhas mais sujas da história. Mas, caso isto não ocorra, por uma questão de bom-senso é melhor se precaver, domesticando seu programa e afastando os "radicais".
Desesperada, a revista sequer teve criatividade e publicou uma capa muito similar à da véspera da eleição presidencial de 2002.
Na “reporcagem” fica a sensação de que a Veja já jogou a toalha. Ela parece não acreditar mais na possibilidade de vitória do seu candidato, o demotucano José Serra – tanto que não fala das suas dificuldades na escolha do vice e na ausência do registro do seu programa. Apavorada, a revista tentar enquadrar a candidatura de Dilma Rousseff. Ela repete a velha dupla tática da direita: faz campanha aberta para o seu candidato, mas procura interferir na linha política do seu adversário.
Tentativa de domesticar o programa
Já no editorial, o medo transparece. A partir da trapalhada no registro do programa petista, ela critica a “falta de controle da candidata sobre os radicais do seu partido”. O motivo do temor é a afirmação, mantida na segunda versão do programa, de que os meios de comunicação no país são “pouco afeitos à qualidade, ao pluralismo e ao debate democrático” e de que é preciso enfrentar “o monopólio e a concentração” no setor. A revista confessa, mais uma vez, que é inimiga da Constituição Federal, que propõe o fim do monopólio e o estímulo à pluralidade informativa.
A prepotente famíglia Civita, que se acovardou diante da ditadura militar e demitiu jornalistas críticos, como Mino Carta, insiste em se apropriar da bandeira da liberdade de expressão. “A imprensa não tem lições a receber de quem não compreende esse valor universal da democracia”, afirma o editorial. É com esta linha canhestra que a “reporcagem” tentará acuar o comando da campanha de Dilma, domesticando o seu programa e afastando “seus radicais”. O texto não é dirigido ao leitor emburrecido desta revista, mas aos vacilantes e “moderados” da campanha adversária.
“Cortar as cabeças” dos radicais
A “reporcagem” tenta o tempo todo estimular a cizânia nas esquerdas. “O programa de governo do PT traz de volta a ameaça da censura à imprensa e reacende o debate: Dilma conseguirá controlar os radicais de seu partido e domar o monstro do autoritarismo?... Se eleita, conseguirá repetir o feito de Lula e impedir que os radicais do PT transformem o Brasil numa república socialista, de economia planejada e centralizada e sem garantias à liberdade de expressão?”. Seu objetivo fica patente na frase agressiva: “Lula teve de cortar a cabeça dessa hidra em diversas oportunidades”.
Neste esforço para domesticar o programa e estimular a cizânia, a Veja chega a montar uma lista risível dos “moderados e pragmáticos” (Lula, Palocci e Dulci) e dos “radicais e incendiários” (Marco Aurélio Garcia, Franklin Martins e Paulo Vannuchi). Ainda neste segundo grupo, ela inclui o ministro Celso Amorim e a “imoral política externa brasileira”. Eles seriam as hidras que Dilma deveria “cortar as cabeças”, além de ceifar qualquer proposta mais avançada de mudanças.
Uma nova “carta aos brasileiros”
Ao final da “reporcagem”, como que já assumindo a derrota do seu candidato, a família Civita expressa seu desejo para a adversária, lembrando a manobra patrocinada pelos barões da mídia e do capital financeiro nas eleições de 2002. “O chamado ‘risco Lula’ provocou desvalorização do real, fuga de capitais, instabilidade econômica, e só foi amenizado quando ele [Lula] divulgou a Carta ao Povo Brasileiro... Para afastar definitivamente as desconfianças que ainda rondam sua candidatura, Dilma talvez tenha de seguir o exemplo do seu padrinho político”.
A mídia golpista encara o pleito deste ano como uma batalha de vida ou morte. Ela teme perder a eleição e avalia que este provável resultado aprofundará o processo de mudanças no país. Dilma Rousseff, com seu passado de esquerda e maior firmeza de convicções, apavora as famíglias Civita, Marinho, Frias e Mesquita. Se depender dos barões da mídia, é essa “hidra” que terá sua cabeça cortada numa das campanhas mais sujas da história. Mas, caso isto não ocorra, por uma questão de bom-senso é melhor se precaver, domesticando seu programa e afastando os "radicais".
7 comentários:
Tenho percebido que as matérias políticas, principalmente relacionadas à cobertura das Eleições 2010, têm sido, de forma sutil (ou não), bastante tendenciosas, com o intuito de favorecer o candidato do PIG. Mesmo fazendo aquele discurso politicamente correto para disfarçar as intenções e predileções, fica claro que entraram do lado demotucano. Não sou partidário e nem tenho nenhuma preferência política por A ou B, apenas tento buscar justiça e o equilíbrio de forças. Admito que tenho uma tendência para o posicionamento de esquerda, se é que ainda entendem o que isso significa pois, até nisso, a imprensa marrom tentou nos confundir. O que temos visto nos últimos anos é que parte dos meios de comunicação fazem campanha descaradamente para seus apadrinhados, e que se tornaram mais um arauto oficial da oposição (eterna situação para alguns). São omissos, cúmplices e coniventes com a incompetência e falcatruas de seus afetos e, a mesmo tempo, disseminam boatos e crises relacionadas aos adversários. Até tentaram recontar e distorcer a história do nosso país. Dessa forma, prestam um desserviço ao público e à sociedade em geral. Se tivéssemos passado o Brasil a limpo e não permitido tantos desmandos e armações após a ditadura, que foram varridos para debaixo do tapete no governo anterior(FHC), não teríamos ainda tantos resquícios do atrso que essa turma representa. Devemos sempre lembrar que os criadores de todo tipo de politicagem que presenciamos, veem de outros carnavais e estão atualmente bem representados pelo DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex e atual ditadura) e companhia. O que mais me impressiona é a blindagem que os meios de comunicação conseguiram estabelecer em torno deles. Na era FHC, falavasse de Banco Central, economia e outros, mas não mencionavam as privatarias, a compra de votos, inclusive para a reeleição, os desmandos de presidentes da casa e "donos do governo", como ACM e Sérgio Mota, entre outros. Bem como os conchavos, apadrinhamentos, tráfico de influências, incompetência e desmandos de atuais governos demotucanos, que continuam sendo acobertados por essa mesma mídia.
Tenho percebido que as matérias políticas, principalmente relacionadas à cobertura das Eleições 2010, têm sido, de forma sutil (ou não), bastante tendenciosas, com o intuito de favorecer o candidato do PIG. Mesmo fazendo aquele discurso politicamente correto para disfarçar as intenções e predileções, fica claro que entraram do lado demotucano. Não sou partidário e nem tenho nenhuma preferência política por A ou B, apenas tento buscar justiça e o equilíbrio de forças. Admito que tenho uma tendência para o posicionamento de esquerda, se é que ainda entendem o que isso significa pois, até nisso, a imprensa marrom tentou nos confundir. O que temos visto nos últimos anos é que parte dos meios de comunicação fazem campanha descaradamente para seus apadrinhados, e que se tornaram mais um arauto oficial da oposição (eterna situação para alguns). São omissos, cúmplices e coniventes com a incompetência e falcatruas de seus afetos e, a mesmo tempo, disseminam boatos e crises relacionadas aos adversários. Até tentaram recontar e distorcer a história do nosso país. Dessa forma, prestam um desserviço ao público e à sociedade em geral. Se tivéssemos passado o Brasil a limpo e não permitido tantos desmandos e armações após a ditadura, que foram varridos para debaixo do tapete no governo anterior(FHC), não teríamos ainda tantos resquícios do atrso que essa turma representa. Devemos sempre lembrar que os criadores de todo tipo de politicagem que presenciamos, veem de outros carnavais e estão atualmente bem representados pelo DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex e atual ditadura) e companhia. O que mais me impressiona é a blindagem que os meios de comunicação conseguiram estabelecer em torno deles. Na era FHC, falavasse de Banco Central, economia e outros, mas não mencionavam as privatarias, a compra de votos, inclusive para a reeleição, os desmandos de presidentes da casa e "donos do governo", como ACM e Sérgio Mota, entre outros. Bem como os conchavos, apadrinhamentos, tráfico de influências, incompetência e desmandos de atuais governos demotucanos, que continuam sendo acobertados por essa mesma mídia.
Tenho percebido que as matérias políticas, principalmente relacionadas à cobertura das Eleições 2010, têm sido, de forma sutil (ou não), bastante tendenciosas, com o intuito de favorecer o candidato do PIG. Mesmo fazendo aquele discurso politicamente correto para disfarçar as intenções e predileções, fica claro que entraram do lado demotucano. Não sou partidário e nem tenho nenhuma preferência política por A ou B, apenas tento buscar justiça e o equilíbrio de forças. Admito que tenho uma tendência para o posicionamento de esquerda, se é que ainda entendem o que isso significa pois, até nisso, a imprensa marrom tentou nos confundir. O que temos visto nos últimos anos é que parte dos meios de comunicação fazem campanha descaradamente para seus apadrinhados, e que se tornaram mais um arauto oficial da oposição (eterna situação para alguns). São omissos, cúmplices e coniventes com a incompetência e falcatruas de seus afetos e, a mesmo tempo, disseminam boatos e crises relacionadas aos adversários. Até tentaram recontar e distorcer a história do nosso país. Dessa forma, prestam um desserviço ao público e à sociedade em geral. Se tivéssemos passado o Brasil a limpo e não permitido tantos desmandos e armações após a ditadura, que foram varridos para debaixo do tapete no governo anterior(FHC), não teríamos ainda tantos resquícios do atrso que essa turma representa. Devemos sempre lembrar que os criadores de todo tipo de politicagem que presenciamos, veem de outros carnavais e estão atualmente bem representados pelo DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex e atual ditadura) e companhia. O que mais me impressiona é a blindagem que os meios de comunicação conseguiram estabelecer em torno deles. Na era FHC, falavasse de Banco Central, economia e outros, mas não mencionavam as privatarias, a compra de votos, inclusive para a reeleição, os desmandos de presidentes da casa e "donos do governo", como ACM e Sérgio Mota, entre outros. Bem como os conchavos, apadrinhamentos, tráfico de influências, incompetência e desmandos de atuais governos demotucanos, que continuam sendo acobertados por essa mesma mídia.
Perguntas para o Zé Limão:
- Com a contusão de Arruda e a fuga de Aécio, a chapa ficou desfalcada de vice?
- Você pretende em seu governo continuar sendo o maior cliente das revistas da Abril?
- Por que você se apropriou de programas e realizações de outros governos? Foi por falta de ter algo para chamar de seu?
- O buraco do metrô, bem como o alagamento generalizado em São Paulo, foram fortuitos? Apenas incidentes de percurso?
- Você acredita na frase: "Quem não faz, não erra. E quem não erra é promovido"?
- Você fará no Brasil o mesmo que não fez em São Paulo?
- Os pedágios são um bom negócio?
- Na falta do apoio do Arruda, vocÊ teve que abraçar o Roriz?
- O ex-deputado cassado Jeferson é um bom exemplo para sua campanha? Vocês irão baixar o nível da campanha mais ainda? Não têm medo de se afundarem na lama?
- O seu diploma de economia foi emitido pela imprensa?
- Caso ganhe, venderá o Petrobrax, o BB, a Caixa e outros, por preço de banana?
- As privatarias são um bom negócio? Geram caixa para a campanha e riqueza para turma?
- Através das alianças, principalmente com o DEM(ex-PFL, ex-PDS), os news coronéis, a elite separatista e a velha politicagem estarão bem representadas em seu desgoverno?
- Em relação à CLT, pretende rasgá-la?
- Você continuará apoiando a ditadura da imprensa? Inclusive mandando despedir quem fizer oposição a seu governo?
- Os trabalhadores e professores continuarão a ter o mesmo tratamento? O do cassetete...
- Como Caetano, você continuará acordando só depois das onze?
Como já disse, esse tabloide de quinta categoria não serve nem para sala de espera de consultório. O problema é que a cada dia, a extrema direita fascista e reacionária desse lixo está mostrando todo seu preconceito, radicalismo, conservadorismo, autoritarismo e arrogância. O seu conteúdo espelha a direita retrograda e corrupta de new coronéis, empresários sem escrúpulos e desonestos e toda a rede de interesses, que há décadas usa a estrutura de governos para se beneficiar e surrupiar os cofres públicos. Basta vermos os laços estreitos dessa corja com o poder público o patrimônio que multiplicaram, como um milagre, e a falta de compromisso com a população. Junto com seus apadrinhados são os mentores e peritos de todas as práticas de corrupção que existem no país e, com o passar do tempo, a sofisticaram cada vez mais. Prestam um desserviço à sociedade. Hipócritas. Lobos em pele de cordeiros.
Um complemento: Não poderia deixar os partidos cúmplices dessa turma: o DEM (ex-PFL, ex-PDS) e, atualmente, tucanos e cia. Aqui em Minas é de barbarizar o que foi feito, com a omissão e conivência do PIG.
P.S.: Sugiro que façamos o jogo dos 10 erros para essa vergonha de revista. Na verdade, em cada edição, são centenas, mas podemos pegar os dez mais. O que me impressiona é também o tanto de asneiras que o PIG soltou ao longo desse tempo que verificou-se que não passavam de boatos e que sequer tiveram a honradez de se retratarem.
Tenho percebido que as matérias políticas, principalmente relacionadas à cobertura das Eleições 2010, têm sido, de forma sutil (ou não), bastante tendenciosas, com o intuito de favorecer o candidato do PIG. Mesmo fazendo aquele discurso politicamente correto para disfarçar as intenções e predileções, fica claro que entraram do lado demotucano. Não sou partidário e nem tenho nenhuma preferência política por A ou B, apenas tento buscar justiça e o equilíbrio de forças. Admito que tenho uma tendência para o posicionamento de esquerda, se é que ainda entendem o que isso significa pois, até nisso, a imprensa marrom tentou nos confundir. O que temos visto nos últimos anos é que parte dos meios de comunicação fazem campanha descaradamente para seus apadrinhados, e que se tornaram mais um arauto oficial da oposição (eterna situação para alguns). São omissos, cúmplices e coniventes com a incompetência e falcatruas de seus afetos e, a mesmo tempo, disseminam boatos e crises relacionadas aos adversários. Até tentaram recontar e distorcer a história do nosso país. Dessa forma, prestam um desserviço ao público e à sociedade em geral. Se tivéssemos passado o Brasil a limpo e não permitido tantos desmandos e armações após a ditadura, que foram varridos para debaixo do tapete no governo anterior(FHC), não teríamos ainda tantos resquícios do atrso que essa turma representa. Devemos sempre lembrar que os criadores de todo tipo de politicagem que presenciamos, veem de outros carnavais e estão atualmente bem representados pelo DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex e atual ditadura) e companhia. O que mais me impressiona é a blindagem que os meios de comunicação conseguiram estabelecer em torno deles. Na era FHC, falavasse de Banco Central, economia e outros, mas não mencionavam as privatarias, a compra de votos, inclusive para a reeleição, os desmandos de presidentes da casa e "donos do governo", como ACM e Sérgio Mota, entre outros. Bem como os conchavos, apadrinhamentos, tráfico de influências, incompetência e desmandos de atuais governos demotucanos, que continuam sendo acobertados por essa mesma mídia.
"MIDIA GOLPISTA" - OS 'GOLPISTAS DAS ARMAS' JAH SE FORAM, MAS FICARAM OS 'GOLPISTAS DA MIDIA'.
NAO MATAM, MAS SUBVERTEM A ORDEM
NATURAL DAS COISAS, INDUZINDO A
CONSCIENCIA DO ELEITORADO A ACREDITAR NAS INVERDADES MAIS
ABSURDAS!
OS 'CACIQUES' (DEMOTUCANOS) QUE MANDAM E COMANDAM A MIDIA, EXIGEM OBEDIENCIA AOS SEUS POSTULADOS ...
E NADA MAIS... O POVO (90%)DA POPULAÇAO QUE REPRESENTA, DEMOCRATICAMENTE, A MAIORIA ABSOLUTA APAOIANDO NOSSO PRESIDENTE LULA E NOSSA CANDIDATA
DILMA ROUSSEFF... ELES NAO RECONHECEM E NEM RESPEITAM...
O QUE EH ISSO?! - UM VERDADEIRO "APARTHEID" (SEMELHANTE
O DA AFRICA DO SUL), EXTINTO POR
'NELSON MANDELLA' !!!
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