sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pochmann: País caminha para índice inédito de emprego formal

Ana Cláudia Barros, Terra Magazine

“O Brasil criou cerca de 1,5 milhão de empregos formais nos primeiros seis meses de 2010. A estimativa é do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que divulga, nesta quinta-feira (15), em Brasília, os números relativos a junho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na análise do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, o desempenho do primeiro semestre, considerado histórico, sinaliza, em primeiro lugar, que o País conseguiu sair mais forte da crise financeira internacional, que atingiu o mundo entre 2008 e 2009.

- Em segundo lugar, significa que os empregos estão não apenas sendo impulsionados pela capacidade instalada, que havia sido reduzida em função da crise. Mais do que isso: vêm sendo puxados pelos novos investimentos.

Sobre as projeções do ministro Lupi, que espera fechar 2010 com com 2,5 milhões de contratações com carteira assinada, Pochmann considera a estimativa factível.

- Nós trabalhamos na passagem do ano passado para este, com o número de 2 milhões, mas a expectativa de crescimento da economia nacional não era como está agora. Portanto, dada a evolução até o momento, esse novo ritmo, é bastante provável que nós tenhamos um universo de empregos gerados acima de 2 milhões, aproximando-se dos 2,5 milhões.

Mais do que expressivo, segundo o economista, o número é inédito na história do Brasil. Na prática, significa dizer que, a cada dez postos de trabalhos gerados, nove já são formais, conforme explica o presidente do Ipea.

- Desde a introdução da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que não havia se registrado experiência como essa. Isso acontece depois de toda a avalanche de argumentos, nos anos 90, de que o Brasil não geraria empregos com carteira assinada porque a CLT estava ultrapassada e impossibilitava isso.”

http://nogueirajr.blogspot.com/

2 comentários:

Salomão disse...

A queda da Rede Globo vai acontecer e só vão ficar as moscas, traças, baratas, ratos, mosquitos,… na Rede Globo. A Rede Globo vai cair pela queda de faturamento, pela queda de patrocínio, pela queda da audiência que é uma realidade: as novelas da Rede Globo batem sucessivos recordes de queda de audiência, pela queda de qualidade: os programas da Rede Globo estão um lixo, porcaria, podres. A Rede Globo reclama quando outras emissoras de televisão paga maiores salários, porque a Rede Globo quer pagar mal, piores salários da televisão brasileira estão na Rede Globo, como fazem o PSDB de FHC(Fernando Henrique Cardoso) que é o Deus da Rede Globo e José Serra.

dipedrosa disse...

O SERRA ADOTA A TATICA DO MAQUIAVELISMO: 'O CULPADO SE DEFENDE ATACANDO O INOCENTE'.
* * *
"MIDIA GOLPISTA" - OS 'GOLPISTAS DAS ARMAS' JAH SE FORAM, MAS FICARAM OS 'GOLPISTAS DA MIDIA'.
NAO MATAM, MAS SUBVERTEM A ORDEM
NATURAL DAS COISAS, INDUZINDO A
CONSCIENCIA DO ELEITORADO A ACREDITAR NAS INVERDADES MAIS
ABSURDAS!
OS 'CACIQUES' (DEMOTUCANOS) QUE MANDAM E COMANDAM A MIDIA, EXIGEM OBEDIENCIA AOS SEUS POSTULADOS ...
E NADA MAIS... O POVO (90%) DA POPULAÇAO QUE REPRESENTA, DEMOCRATICAMENTE, A MAIORIA
ABSOLUTA, APAOIANDO NOSSO PRESIDENTE LULA E NOSSA CANDIDATA
DILMA ROUSSEFF... ISSO ELES NAO RECONHECEM E NEM RESPEITAM...
O QUE EH ISSO?! - UM VERDADEIRO "APARTHEID" (SEMELHANTE
O DA AFRICA DO SUL), EXTINTO POR 'NELSON MANDELLA' !!!