Trabalhar com mídia social não é apenas criar contas no Facebook ou perfis no Twitter. De fato, essas ações também fazem parte do enorme leque de tarefas que você deve realizar para atingir o sucesso nessas mídias. O que mais se houve de quem "trabalha" com social media é: "estou dando um trabalho duro na implementação de mídias sociais na minha empresa. Até já abri uma página no Facebook e estou administrando um perfil no Twitter".
Blá! Trabalhar com social media não é significa ficar brincando de social media. As mídias sociais devem ser levadas muito a sério. Exemplo disso foi que nas eleições americanas essa plataforma era trabalhada de maneira séria, profissional. Aqui dentro, tais ferramentas foram sufocadas por desespero de salvação e milagres para campanhas políticas fracassadas.
Vale ressaltar, ainda, que as mídias sociais nunca foram e nunca serão um atalho para que seu negócio chegue ao ápice. Se você tem esse pensamento, saiba de uma coisa: está completamente enganado. Se sua empresa presta um péssimo serviço no mundo offline não será nas redes sociais que era será amada e respeitada. Como dizia nossos avós, a educação vem de casa.
Você precisa saber o que quer, como quer e até onde pretender chegar. Planeje sua própria história de sucesso e, só depois, saiba como tais ferramentas podem auxiliá-lo no digimundo empresarial. Abaixo estão listado 4 das inúmeras dicas existentes para ajudá-lo a trilhar uma carreira positiva nas mídias sociais.
1. Enfim, comece!
Talvez esse seja o mais crucial passo para você iniciar seu sucesso nas mídias sociais. É fundamental entrar nesse mundo e tentar eliminar quaisquer fantasmas, além de superar um possível bloqueio mental da incerteza, associado a um novo paradigma adotado: as novas mídias. É fundamental saber, desde o início, o que você pretende tirar das mídias sociais, além de estabelecer metas e prazos passíveis de serem cumpridos, ou seja, realistas.
Analise sua concorrência, saiba o que estão fazendo e por onde andam. Tente desvendar algumas de suas fraquezas e, principalmente, onde estão seus pontos mais fortes. Com certeza você irá descobrir uma lacuna a ser preenchida e isso poderá ser sua entrada triunfal nesse meio.
2. A primeira impressão é a que ficará para sempre
Seu perfil nas redes sociais não representa apenas um avatar da sua empresa no mundo digital; ele representa a identidade da sua companhia, e isso imputa em seu perfil uma responsabilidade colossal na web das redes sociais. Seu perfil deve ter uma forte presença e ser a ponto do relacionamento entre sua empresa e seus clientes. Desenvolver, aqui, uma personalidade própria e diferenciada é tarefa fundamental e importantíssima.
3. Participe das conversações
Crie diálogos e, principalmente, participe dos que já existem. Nas redes sociais as palavras de ordem são comprometimento e participação. Não crie um perfil atraente e depois o abandone como fazer milhares de empresas ou como fizeram praticamente todos os políticos no Brasil. Depois das turbulências das eleições, todo o trabalho em mídias sociais foi esquecido, abandonado, deixando uma frustração enorme nas pessoas que acompanham as ações.
Um vez nesse mundo, jamais inicie uma conversa e vire as costas. Sempre fique até o fim. Sempre ofereça material para que os diálogos continuem. Se conseguir que falem positivamente da sua marca e de maneira espontânea, um grande passo para o sucesso já foi dado. Nunca entre em conflitos diretos ou ardilosos. O diálogo, aqui, deve ser levado ao pé da letra.
4. Invista
Esteja pronto para investir tempo, dinheiro e muito capital humano. Nunca me canso de falar que o mínimo de sucesso que algo faça já será o suficiente para você perder o controle e ter uma dor de cabeça enorme. Além disso, invista sempre em novas formas de comunicação e de diálogo. Ofereça sempre algo novo para seus clientes nas mídias sociais. Vídeos, textos, entrevistas, promoções ou descontos. Sempre há algo novo para atrair novos consumidores e fidelizar os que já estão com você. Jamais fique em uma plataforma única. Tente sempre busca algum diferencial dos demais concorrentes.
Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro. Inspirado por um artigo no Smedio.
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