quinta-feira, 19 de maio de 2011

No tempo normal : LULA 10 X 0 FHC

por Eason Nascimento
No próxima quarta-feira, dia 25, conheceremos os finalistas da Copa do Brasil. Disputam as duas vagas, Ceará, Coritiba, Avaí e Vasco da Gama. No futebol, às vésperas de confronto decisivo, cada clube estuda o adversário, procurando identificar no oponente, as principais jogadas que deverão ser neutralizadas, além das fragilidades, que deverão ser exploradas, possibilitando a conquista da vitória. Na política algo de semelhante ocorre, quando dois adversários se encontram para um debate.
Grandes empresas brasileiras e estrangeiras, se comprometem a patrocinar um confronto LULA X FHC e sonham com este encontro. A oferta para cada um deles, já teria alcançado a cifra de R$ 1 milhão (veja aqui), caso aceitem discutirem frente a frente, o que habitualmente apregoam pela mídia, numa constante guerra de pronunciamentos recheados de acusações mútuas.
A resposta que os idealizadores deste confronto recebem de ambos, não deixa dúvidas que dificilmente este evento ocorrerá. Mesmo assim, continuam insistindo, na esperança que mudem de idéia. Os dois se conhecem e sabem exatamente o que cada um pode explorar em momento como este. Lula, é sabedor como poucos, da herança tucana que recebeu em 2003 e dos avanços que seu governo imprimiu na vida da população. FHC não desconhece o resultado dos 8 anos de governo petista, que procura desqualificar, em eterna defesa quase solitária, do seu período à frente da nação. A torcida de Lula é muito maior, calculada com base no alto índice de aprovação que ele obteve ao sair da Presidência.
Sobre a final da Copa do Brasil, não me arrisco a fazer nenhum prognóstico, mas em relação à política, não tenho dúvidas de apontar no hipotético confronto, Lula 10 X 0 FHC, sem necessidade de prorrogação ou disputa de pênaltis.

Nenhum comentário: