sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cala a boca, deputado Wolney Queiroz! [Minhas desculpas aos campina-grandenses e ao povo paraibano]

Por DiAfonso

Quando determinadas atitudes idiotas irrompem publicamente, o resultado quase sempre é catastrófico, sobretudo, para quem não compactua com tais ou quais atitudes idiotas. Ao "autor intelectual" da idiotice resta, quase sempre, a sensação do ego inflado e o gozo de ter a melancia na cabeça exposta. Raramente se nota, nos idiotas da hora, a percepção de que seu gesto não foi bem recebido pelo "público leitor" [aqui, a expressão é usada no sentido amplo de quem lê ou vê]. Desculpas por tais ações são ínfimas, beirando um dígito percentual.

O resultado de pontuais idiotices parece ser mais sério quando o idiota é um homem público, representante do povo que o elegeu. A sabedoria que este homem público deveria ter não o autoriza a abrir a boca para falar asneiras e disseminar a intolerância e o desrespeito ao que não é do seu umbigo, ainda que seja para cortejar seus eleitores e sedimentar um bairrismo fora de propósito.

O nobre [?] deputado federal Wolney Queiroz [PDT-PE] assumiu o risco de ser tachado de intolerante e bairrista ao insultar, via twitter [aqui], um dos fenomenais polos juninos do Nordeste: o de Campina Grande - PB. Com essa atitude idiota e irresponsável [estava ele precisando expor a melancia em sua cabeça?], o deputado pernambucano atingiu o brio dos campina-grandenses e deixou entrever sua miópica opção paroquial, manifestando desprezo pelo fazer cultural de outros povos em outras regiões.

Embora a manifestação cultural em questão seja idêntica [o São João], o gesto do deputado se revestiu de um caráter político desprezível, pois o argumento para elevar Caruaru - PE ao maior São João do Mundo se baseou na visita da presidenta Dilma Rousseff à cidade pernambucana [Será que sua excelência - o deputado Wolney Queiroz - pensa que movimentos culturais se medem pela presença de ilustres nas cercanias em que tais movimentos ocorrem?].

Tirando o aspecto econômico [o turismo é importante para qualquer cidade ou estado, mas não pode suplantar a avaliação eminentemente cultural], parece-me imbecilizante a pública e notória rivalidade entre Campina Grande e Caruaru no quesito "maior" e "melhor" São João do Mundo. Imbecilizante porque o turista faz suas incursões em ambientes que o satisfaçam e tanto Campina Grande quanto Caruaru apresentam atrativos para o fluxo de turistas neste período junino. Eu, por exemplo, já estive em Campina Grande e fui diversas vezes a Caruaru e tenho em conta que a animação não é "maior" ou "melhor" em ambos os polos. Ela se equipara.

Leia mais no Terra Brasilis.

Nenhum comentário: