O presidente do Sindicato dos Servidores da Sanecap - Companhia de Saneamento Básico da Capital - Ideueno Fernandes, afirmou que alguns funcionários já foram demitidos da autarquia. Segundo ele, não as motivações dadas pelos diretores da Sanecap não fazem referência às manifestações que estão sendo realizadas.
“Já tivemos algumas demissões dentro da Companhia, não podemos dizer que é por causa dos movimentos, mas tudo leva a crer que sim. Sempre algum tipo de retaliação existe nestes casos, e é isso que está acontecendo lá”, comentou durante entrevista à Rádio CBN Cuiabá – AM 590.
Além de Ideueno, estiveram presentes para a discussão nesta quinta-feira (28), o secretário geral do Sindicato dos Servidores da Sanecap, Roberto Fernandes, o vice-presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairro (Ucamb), Élcio Alves (Mineirinho), e o representante da Federação Mato-grossense de Associações dos Moradores de Bairros (Femab), João Batista.
Veja abaixo os comentários dos representantes do povo, em relação à possível privatização da Snecap:
Ideueno Fernandes: Com relação ao edital, que deve ser apresentado pelo prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, isso não é surpresa nenhuma para a nossa classe. A falta de investimento no setor já era indício que isso iria acontecer. Eu acho que uma pessoa que se propõe a ser prefeito de uma cidade tem que promover condições à população. Ele (Galindo) tem que ser uma pessoa que mostra o caminho, deve ser um líder da comunidade, mas da maneira como ele vem se portando, em solicitar a aprovação da privatização dos serviços de água e esgoto, não foi correto. Nós merecíamos mais respeito.
Roberto Fernandes: Sobre a situação da Sanecap, acredito que a população deverá responder por estes atos nas próximas eleições e não irão eleger estas pessoas. Quanto ao edital, acredito que este já estava montado. Desde 2010 até os dias de hoje, houve um desmanche na autarquia para que essa situação pudesse ser aprovada. Acredito que com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a distribuição da água e o tratamento de esgoto em Cuiabá seriam solucionados. Não precisa privatizar os setores.
Élcio, o Mineirinho: A gestão pública só funciona com a participação dos servidores. Além disso, é necessário que o governo estadual se manifeste sobre a situação. Cuiabá faz parte de Mato Grosso, mas para o governo não faz nada, pois até o momento não houve participação de ninguém. É preciso que o governo estadual se imponha. Ele não pode ser omisso, pois se privatizar a água e o esgoto em Cuiabá, os outros municípios do estado também farão o mesmo. A Sanecap dá lucro, sim, para o município. O fato é só uma questão de gestão.
João Batista: Acredito que sempre a população, no momento certo, sabe dar o troco e nas próximas eleições isso deve acontecer, e estas pessoas que são favoráveis à privatização terão a resposta. Queria entender qual o real motivo dos gestores não quererem discutir o assunto com a população. A Constituição Federal determina que isso seja discutido em audiências públicas, mas os eventos que eles têm realizados ferem os princípios da publicidade. Não está havendo a convocação do povo para participar destes encontros nos bairros. O que está acontecendo é uma manipulação em relação às audiências públicas.
do PnB online
Nenhum comentário:
Postar um comentário