segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carvalho: escolha foi homenagem às Forças Armadas

GUSTAVO URIBE - Agência Estado
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, considerou hoje que a escolha de Celso Amorim para o comando do Ministério da Defesa foi uma "homenagem" da presidente Dilma Rousseff às Forças Armadas. Na avaliação do ministro-chefe, o novo titular do Ministério da Defesa é um "estadista" e uma pessoa que teve um papel "extraordinário" nos planos nacional e internacional.
O novo ministro, que tomou posse na tarde de hoje, esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Uma extraordinária escolha, é uma homenagem que a presidente presta às Forças Armadas, colocando um estadista, uma pessoa que teve um papel, não só no Brasil, mas também no plano internacional, extraordinário", afirmou, após participar da Conferência Ethos 2011, na capital paulista.
O ministro-chefe negou ainda que a escolha do ex-chanceler tenha desagradado as Forças Armadas, tendo sido, segundo ele, "bem recebida". "Eu acho que é uma escolha feliz e todas as informações que tenho é de que essa escolha foi muito bem recebida nas Forças Armadas", afirmou. O ministro-chefe da Secretaria-Geral considerou ainda que a oposição tem o "direito de falar o que pensa" sobre a escolha de Amorim para o posto.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Ministro da Defesa - Celso Amorim - não perdeu a modéstia e nem a humildade. É conhecido no mundo inteiro como um moderado e respeitado pelas palavras construidas na serenidade de um espírito elevado e preocupado com a realidade concreta das coisas. Suas posições nunca foram destemperadas e suas convicções não são afirmadas no calor dos radicalismos. Defende princípios com firmeza sem elevar o tom de sua voz e não é dado a falar com as mãos - principalmente com o dedo apontado. O Brasil respeita pessoas de seu porte e o seu estilo de planície, revela uma sintonia fina com as mais caras tradições da vida brasileira. Muito inteligente e preparadíssimo ! É um dos quadros de expressão nacional e as forças armadas sabem que êle - apesar de simples - é um cidadão do mundo. Sempre elogiei o Ministro Jobim - porque ninguém chega - por acaso - ao mais alto posto da Justiça Brasileira. Cada pessoa tem o seu estilo e o seu perfil intelectual. Na quadra que estamos vivendo - no momento em que a crise financeira mundial assombra os países - a presença do Ministro da Defesa - Celso Amorim - de novo na cena política é de vital importância na interlocução com os atores globais - uma vez que êle conhece Brasília e todas as nações do mundo inteiro.