quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dilma garante que País não terá recessão

ANNE WARTH E FERNANDO GALLO - Agencia Estado
SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff garantiu hoje que o País não entrará em recessão. Em um discurso enfático de mais de 30 minutos ao participar da 83.ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), na capital paulista, a presidente reconheceu que a crise pode ser mais longa do que a de 2008 e não descartou a adoção de novas medidas para proteger o País na área financeira e cambial, além do mercado interno e da indústria brasileira.
"Quando eu digo em nome do governo brasileiro que nós não entraremos em recessão, eu estou dizendo isso não como uma bravata, mas porque nós temos condições de reagir", afirmou. "Isso não significa que sejamos imunes à crise. Nós só seremos presas fáceis da crise se nós não reagirmos, mas hoje Brasil tem muito mais força para reagir", disse, citando como exemplo as reservas internacionais, que, na crise anterior, somavam US$ 210 bilhões, e agora chegam a US$ 350 bilhões.
Dilma responsabilizou os governos dos países ricos pela atual crise financeira internacional. "Tudo indica que, por falta de liderança política e clareza de medidas, pode durar um pouco mais do que o que aconteceu em 2008 e 2009", afirmou. A presidente garantiu, porém, que o País sairá da crise melhor do que entrou e não descartou novas ações para proteger o Brasil dos efeitos da turbulência internacional.
Sem citar nominalmente os Estados Unidos, ela criticou a forma como países desenvolvidos lidaram com a crise em 2008. "Alguns pegaram seus recursos fiscais, tanto financeiros quanto do orçamento, e entregaram aos bancos e salvaram os bancos, e deixaram seus consumidores, sua população, que estava endividada com o subprime, sem nenhum apoio ou resgate", afirmou.

11 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez, vá lá. Duas? Pode ser coincidência. Mas, três vezes??? Recebi, em menos de quinze dias, essas três postagens do blogue da Dilma:

http://dilma13.blogspot.com/2011/08/oposicao-quer-paralisar-o-governo.html
http://dilma13.blogspot.com/2011/07/serra-quer-peitar-lula-em-2014-surtou.html
http://dilma13.blogspot.com/2011/07/serra-quer-peitar-lula-em-2014-surtou.html

Todas, invariavelmente, abordando o mesmo tema, ou seja, como a oposição está desesperada, sem rumo, sem projeto. O que é isso? Um mantra, que devemos repetir, até nos convencermos de sua veracidade?

Que história é essa de que a direita não tem projeto? Tem sim!!! E é o velho projeto de sempre, o de manter-se no poder a qualquer custo. O de destruir o estado, para cumprir até a última letra a criminosa agenda neoliberal. Isso não é o projeto que nos agrada, por certo, mas é, sim, o projeto da direita. Esses movimentos que nos parecem erráticos, são, na verdade, o que a direita sempre fez: aglutinar-se em torno de interesses fisiológicos, servir se do estado em proveito próprio, roubar, corromper, caluniar, manipular, pisotear a ordem constitucional e o que mais for preciso para garantir seus interesses. "A tática é a mesma usada pela canalha da velha UDN". Tática manjadíssima, mas que, espantosamente, sempre emplaca.

Se alguém aqui tem memória do que foram as campanhas eleitorais pós ditadura e, principalmente, a última, deve lembrar que nossas vitórias sempre estiveram por um fio. Primeiro, por que nossa participação foi apenas reativa a uma pauta que a direita nos impôs. As discussões programáticas foram substituídas por fichas falsas de "terrorista", acusações de assassinatos de criancinhas, moralismo religioso, uma candidata boi de piranha e quetais. Segundo, porque sempre havia a possibilidade de, no último minuto, a direita emplacar uma bolinha de papel e o tempo não ser suficiente pra reverter a patifaria da vez. Em resumo, a campanha foi um sufoco.

A direita pode ser tudo, mas estúpida não é. Obviamente que ela não vai escancarar aos quatro ventos que seu projeto é demolir o Brasil. Talvez isso faça os desavisados acharem que ela não tem projeto. Mas, digamos que eu aceite essa tese de que a direita ande a esmo? Aí a coisa fica pior ainda, pois em vez de explicar o que aconteceu na última campanha, impõe uma questão fundamental. Como, então, seu candidato pode fazer 43 milhões de votos, praticamente dividindo o eleitorado?
A rigor, o Serra nem precisaria mesmo ter projeto, já que ele tem a seu favor na equação da disputa pelo poder um termo que dispensa comentários: mídia. Quem tem mídia e sabe usar - e podem crer que a direita está a anos luz na nossa frente quando se trata disso - não precisa de muita coisa. Isso pode explicar, também, como os herdeiros da UDN, até hoje, conseguem usar a mesma tática com tanto sucesso.

Eugênio

Anônimo disse...

...sucesso

Continuação

Depois de tudo o que aconteceu na última campanha eleitoral, acalentava a esperança de que a Dilma faria algum movimento, por mínimo que fosse, para enquadrar a mídia. No entanto, o que ela nos apresentou foi uma lamentável participação no aniversário da Folha. Sobre isso, o comentário de Rodrigo Viana, apesar de ter alguns senões sobre outras questões que ele levanta nessa postagem, é irretocável:

http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/globo-vai-partir-pra-cima-de-amorim-isso-prova-que-dilma-escolheu-bem.html
"Nada disso surpreende, na verdade. O que surpreendeu foi ver Dilma na tentativa de se aproximar dessa gente no primeiro semestre. Alguém vendeu à presidenta a idéia de que “era chegada a hora da distensão”. Faltou combinar com os russos." Conhecendo certas figuras que cercam (ou cercavam) a Dilma, não há por que duvidar que essa "idéia" de jerico foi "vendida". Até agora não vi nenhum sinal de distensão por parte da mídia. Pelo contrário, o que se vê é uma mídia cada vez mais agressiva, insidiosa, confiante em que pode fazer o que bem entender sem temer qualquer tipo de represaria por seus atos.

Vamos fazer um levantamento do que aconteceu só nesses últimos cinco dias:
- Rodrigo Viana denuncia a campanha da Globo contra o Amorim. A Globo passa recibo e lança o Código de Ética.
- Essa bandalheira nem esfriou e a Globo, no Fantástico, ataca de Caos Aéreo2. Comando da Aeronáutica repudia reportagem.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/comando-da-aeronautica-repudia-veementemente-o-teor-da-reportagem-do-fantastico.html
- Fred, atacante do Fluminense e da Seleção, acusa jornalistas das Organizações Globo de insuflar torcedores contra ele.
http://www.fredgol.com/blog/?menu=home
- Ex-diretora da Caixa teve falsa prisão anunciada na Globo.
http://sul21.com.br/jornal/2011/08/foi-mais-que-um-erro-diz-ex-diretora-da-caixa-que-teve-falsa-prisao-anunciada-na-globo/

Tudo isso, pelo visto ficará impune, pois sabe-se lá porque diabos, não há nesse governo ninguém com tirocínio suficiente para perceber que a Globo não está no seu melhor momento e essa é justamente a oportunidade para lhe pisar na cabeça.
Esse comentário abaixo tirei do blogue do Rodrigo Viana:
"Quando vejo uma noticia dessas, sinto nojo dessa emissora….como pode essa emissora usando uma concessão publica, fazer esse tipo de jornalismo pessoal e irresponsável..será que esse tipo de informação, não vai ter uma retaliação por parte do governo FEDERAL NUNCA!!!!!…ninguém no governo federal vai ter peito o suficiente para encarar esses caras…….como cidadão me envergonho de ter votado na dilma e saber que nem ela vai enquadrar esse pessoal…"
E tem outros do mesmo teor por lá e no blogue do Azenha também. Dá pra perceber que alguns eleitores da Dilma tão de saco cheio.
O que Dilma espera ganhar com essa inércia? Com esse medo irracional da mídia, essa covardia mesmo, ao ponto de não pedir sequer um direito de resposta naquele programa infame, para desmentir o que foi ali divulgado? A Aeronáutica fez sua parte. E o governo???
Dilma repetirá Lula, com seus dois discursos sobre mídia? Um para o palanque e encontro de blogueiros, de que não se deve ter "medo da mídia" e outro para os barões da comunicação, sobre liberdade de empresa, travestida de liberdade de imprensa?
Coloquemo-nos no lugar da mídia. Como ela interpretará essa paralisia? Como sinal de que pode continuar mentindo, manipulando, omitindo, distorcendo, praticando todo tipo de crime. Quem sabe Dilma, tal qual uma "especialista" em comunicação aqui do sul, acredite que esse comportamento aberrante da mídia seja normal e faça "parte do jogo democrático"? A sabedoria popular diz que "quem fala assim não é gago", mas também diz que "quem cala consente".

Eugênio

Anônimo disse...

...consente".

Continuação

Se for isso, é um tremendo engano. Deixem a mídia correr solta e fazer o que bem entende, pra ver no que dá.
Esse comentário abaixo, tirei de uma postagem sobre Ricardo Teixeira. Ele é a síntese, por assim dizer, da mixórdia servida diariamente pela mídia, criando esse clima de mar de lama que acaba fazendo a cabeça de milhões de brasileiros. Vejam como o comentarista mistura alhos com bugalhos, ataca Dilma, o mensalão, a FIFA e, pasmem, a própria mídia!!! Eu pergunto: que benefício o campo progressista pode tirar de uma lambança como essa? Em quem uma pessoa com esse discurso votará? São esses aí que votam em salvadores da pátria, tipo collor. Que por ironia das ironias, foi uma típica criação da mídiática...da mesma mídia contra qual nosso comentarista lança sua ira moralizante.
http://sul21.com.br/jornal/2011/08/dilma-deve-afastar-ricardo-teixeira-diz-jornalista-britanico-a-romario/
E quero parabenizar o Sul21 por divulgar matérias como essas, na TV só vejo a Record divulgar a globo e a revista Veja estão boicotando as denuncias contra Ricardo Teixeira sabe lá a troco de quantos mensalões. O escândalos dos ministérios em que cada dia é um escândalo diferente mostram que o governo Dilma nada mais é do que o 3º mandato do Lula, o 5º de FHC e o 12º da ditadura militar, porém eu não vejo diferença com relação ao que está ocorrendo na FIFA. Mas para a globo e a revista veja deve ter alguma diferença tendo em vista o boicote que está sendo dado ás denúncias.

Ficar repetindo esse mantra ridículo da oposição que "continua sem rumo, sem bandeira, atrapalhada, sem discurso, sem discurso e raivosa", não vai nos levar a lugar algum.
Quem controla a mídia, controla o discurso. E se nós quisermos ter alguma incidência sobre o discurso, teremos que peitar a mídia, mais cedo ou mais tarde.
Melhor faríamos se, ao invés de ficar aqui nessa obaobisse de dizer que a oposição está liquidada, começássemos a pressionar quem elegemos a adotar uma nova postura frente a mídia. Se a Dilma pensa que basta fazer um bom governo que a vida está ganha, engana-se redondamente. Não basta fazer. É preciso dizer que fez. Pois num mundo midiatizado, a realidade subjetiva criada pela máfio mídia é mais importante do que a realidade objetiva. Parece que isso não entra na cabeça da esquerda nem a pau. O Serra é um nada, não fez porra nenhuma, mas conseguiu 43 milhões de votos. Não ganhou dessa vez, mas é só a mídia usar a bolinha de papel certa na hora certa e adeus Dilma.
Três anos passam rapidinho e se as coisas continuarem nesse ritmo, com a Globo colocando no ar uma patifaria por dia, tudo indica que estamos caminhando a passos largos para repetir na próxima campanha eleitoral o mesmo que aconteceu nessa última. E correndo o risco de perder para qualquer "bagaço imprestável" que a mídia inventar.

Dilma caiu nas pesquisas de aprovação. Tais pesquisas sempre podem estar erradas ou manipuladas. Mas em sendo verdadeiras, qual foi o erro de Dilma no governo que justificasse essa queda? Ou é apenas o resultado do competente mar de lama que a mídia, controlada pela oposição "sem projeto", despejou sobre seu governo?
Até quando vamos aturar isso?

Eugênio

edith disse...

Penso como voce. Do jeito que andava a campanha do Serra no ano passado, eu achava que ele näo teria mais que 20 milhöes de votos. A campanha estava fraca, ele nem sequer tinha um vice bom, tudo estava ruim e terminou levando 43 milhöes de votos. Foi pura armacäo da mídia. Se nós ficarmos de bracos cruzados, e só nestes espacos fazendo comentários criticando a dereita e apoiando a Dilma, näo vai dar em nada. Eu sei o que muita gente já pensa deste governo. Gente que votou na Dilma e em 7 meses de gestäo já acha que ela está ruim, fraca e que só tem roubalheira no governo. Grande parte da populacäo näo tem discernimento. Muitos , e principalmente as pessoas simples que vê só a "Grobo" onde todos os dias estas pessoas recebem em casa notícias negativa da Presidenta.
A grande maioria näo entendem por exemplo os programas já lancados pelo governo.Muitos näo entendem que estes programas traräo grandes resultados daqui à 1 ano ou mais.
Todos acham que o governo está parado. O que nós podemos fazer ?
Já dei sugestäo aqui neste blog, para que os blogueiros facam por exemplo pequenos textos informativos bem esclarecidos com palavras simples e estes textos a gente podia enviar para nossas listas de e.mails.Mas até agora näo tive respostas. Vamos gente, vamos continuar dormindo enquanto isso o PSDB/DEM/PIG estäo à todo vapor cuspindo suas inverdades ao povo.

Anônimo disse...

Ouví atentamente as palavras da nossa queridíssima Presidenta Dilma Rousseff. Só ela foi capaz de me afastar da minha paixão de brasileiro comum - o futebol. A crise já está aí e eu me lembro de uma hipérbole " Viu´se ondear um gigante de cabeça e plumas " a agitação do mar formando um rosto antigo em seu chapéu com plumas! - Tempos de aventureiros e procelas!!! Hoje, o barco da economia é a prioridade da nossa brava e competente timoneira. Temos no leme da nação brasileira, uma mulher destemida para tomar decisões corajosas, uma mãe e uma avó a acalentar filha e neto´e uma filha extremada no zelo de sua mãe que precisa e muito do carinho de uma filha exemplar. Não tenho nenhum receio das sombras que se avizinham, mas me mantenho como uma das formiguinhas atentas - nessa imensa rede de internautas que apoiam seu governo e suas medidas de austeridades econômicas e de zelo também da coisa pública. Uma equipe de governo experiente e sabedora das sabotagens, dos que querem minar e ruir a base aliada e enfraquecê-la para urdir a CPI dos sangramentos. Ouçam, por favor, a sabedoria e a experiência do Presidente do Senado - O José Sarney;- ! POLÍCIA É POLÍCIA = E POLÍTICA É POLÍTICA ! - vamos deixar tudo bem claro e não vamos embolar o meio de campo !!!

Anônimo disse...

HÁ MUITO QUE AS ORGANIZAÇÕES OCUPARAM OS LUGARES DAS LIDERANÇAS E O MERCADO GLOBAL É ARENA DE GIGANTES. ASSIM COMO A CORTINA DE FERRO DEU ADEUS AO COMUNISMO E A CHINA DEU UM VIGOROSO PASSO RUMO AO CAPITALISMO, É NORMAL QUE NÃO HAJA MAIS A HEGEMONIA DOS ESTADOS UNIDOS.TUDO AFETA A TODOS. NA ECONOMIA E NO MEIO AMBIENTE. ESTAMOS NA TEIA GLOBAL E UMA PLANTINHA QUE VOCÊ ARRANCA NA AMAZONAS - VOA UMA BORBOLETA NO ALASCA. OUVIU SALOMÃO !!

Carlos disse...

A Dilma sera a melhor presidente que o Brasil teve!!!!

Anônimo disse...

A Dilma não tem telhado de vidro. Ela é a Presidenta legítima - moral - e mantém alto índice de aprovação. A mídia golpista quer botar fogo - mas, em Brasília não há bobo pensando em mudança. SE MELHORAR, VIRA LUXO !!

Cristiana Castro disse...

Edith e Eugênio, assim como vcs, eu tb esperava uma ação no sentido de enquadrar a mídia golpista. Para ser bem franca, acho que merecíamos isso. De qq forma, Lula não fez, Dilma não fará e Brizola não está mais na área.
A julgar pelo Minicom, esse assunto estárá fora de pauta nos próximos 7 anos.
Os governos tem medo de peitar a mídia e serem acusados de ditadura, já que, em última análise, é a mídia planetária que confere aos países o status de democracia, de acordo com os seus interesses. Acredito que ainda temos muitos anos pela frente com nossos interesses abafados pelos interesses dos barões da mídia.
Talvez devessemos pressionar o governo mas, ocorre que a imprensa ataca tanto que não temos como reivindicar nada, uma vez que precisamos dispender muito tempo na defesa do próprio governo. É uma situação muito complicada. O que vamos fazer, partir pra cima do governo tb? Eu não sei como sair disso. É claro que tb temos nossas reivindicações mas com a pressão da imprensa, nossa ÚNICA "reivindicação" tem que ser a preservação do governo que elegemos. É punk!

Anônimo disse...

CRISTIANA - A China ficou 50 anos entre o fogo cruzado da URSS E dos Estados Unidos - durante a guerra fria - no mais completo silêncio. A temperança da China - como um fiel da balança é que garantiu a paz mundial. Se houver uma terceira guerra mundial - a quarta será de pau e pedra. = disse Einstein ! Portanto, a paciência não é omissão e nem covardia. Hoje, a China está no topo das nações e dando exemplo ao mundo de responsabilidade - porque êles sabem que não estão sozinhos. Precisam dos outros e não ameaçam com a arrogância dos fortes. Na hora certa, a verdade mostrará a sua face. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - respire fundo e diga OM MANI PADME HUM - e contemple uma jóia preciosa no espelho!

Critiana Castro disse...

É verdade, anônimo Vou tentar seguir seu conselho, de verdade. A gente tem que assitir TV, ouvir rádio e ler jornal, fazendo respiração cachorrinho para não morrer de raiva.