385, este é o número da casa cujas chaves a cozinheira Maria Betânia recebe nesta sexta-feira (19) das mãos da presidente Dilma Rousseff.
Ela é uma das 1.193 contemplada
Janaina de PaulaAgência BOM DIA
Milena Aurea/Agência
“Finalmente vou ter uma casa que não molha dentro quando chove. Ter um lar de verdade é o que sempre sonhei” E o sonho da merendeira Maria Betânia de Freitas, 36 anos, vai ser realizado nesta sexta-feira (19), em Rio Preto, com a inauguração do conjunto habitacional Parque Nova Esperança, na zona norte. A casa 385 será seu novo endereço, novo recomeço. Não bastasse a emoção de realizar o sonho da casa própria, é justamente ela, casada, mãe de quatro filhos (duas duplas de gêmeos), a escolhida para receber as chaves das mãos da presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (19), às 11h, em evento que marca a volta de mandatário mandatário máximo da nação à cidade após 32 anos. No total, recebem as chaves nesta sexta-feira (19) 1.193 pessoas sorteadas no programa Minha Casa Minha Vida. Outras 498 aguardam análise de documentação
Maria e o marido, Anderson, estão na fila por casa desde 2002. É lá que ela tem esperança de um futuro melhor para os dois filhos de 3 anos e as duas meninas de 6 meses de vida. “Tenho certeza que agora serei feliz de verdade”, disse Maria, chorando. A diarista Adriana de Paiva, 35, ainda não acredita que vai poder ter uma casa. “O que está acontecendo na minha vida é maravilhoso. É uma grande alegria para mim e meus três filhos”. No entanto, apesar da casa nova, os moradores ainda vão ter de enfrentar por tempo problemas de infraestrutura no bairro.
Serviços básicos, como transporte, escola e atendimento médico são as principais dificuldades que eles vão encontrar. Por enquanto, o bairro não terá escola e nem unidade de saúde. A UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima do residencial fica no bairro Santo Antônio, a 3 quilômetros de distância. Naquela região há duas creches e três escolas, mas todas estão lotadas. E transporte urbano não é dos melhores. A chegada de novos moradores preocupa quem mora em bairros vizinhos. “Conseguir vaga no postinho é um sacrifício. Imagina como será com esse monte de gente que virá para cá”, disse Regiane Correia, 29, moradora do Cidadania. O mesmo diz a dona de casa Cássia Magna de Menezes, 31. Ela afirma que, para conseguir uma consulta na UBS, chega a esperar mais de dois meses.
Prefeitura diz que bairro terá escola e UBS
A Prefeitura de Rio Preto afirma que o bairro Nova Esperança terá creche e escola de ensino fundamental. Serão 1.600 vagas. O prédio já está em construção.
A previsão é de que as unidades escolares sejam inauguradas em outubro. Mas a transferência dos alunos será feita no início de 2012 para não atrapalhar o desempenho dos alunos, segundo a prefeitura.
Ainda de acordo com o município, os estudantes terão transporte gratuito até que ocorra a transferência de escola. Em relação à unidade de saúde, a prefeitura diz que o prédio será entregue no ano que vem. Mas até o momento, apenas a terraplanagem está em andamento. Enquanto isso, o ônibus do Saúde Itinerante fará ações semanais no bairro. A Circular Santa Luzia afirma que a partir desta sexta-feira (19) sete ônibus vão ser colocados à disposição dos moradores do novo bairro. A assessoria de imprensa disse que os horários de rotatividade dos coletivos ainda não foram definidos.
2 comentários:
O AVIÃO PRESIDENCIAL VENCEU AS TURBULÊNCIAS INTERNAS E SE PREPARA PARA AS INTERNACIONAIS. ESTAMOS PREPARADOS PARA MAIS UM DESAFIO. A NAÇÃO BRASILEIRA INTEGRADA COM A SENHORA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF !
3 CONSELHOS /1 - SIGA SEU CAMINHO = 2 - NÃO SEJA CURIOSO = 3 - LIVRE-SE DO ÓDIO.
Postar um comentário