Vermelho - “Um novo relatório oficial sobre a ditadura de Augusto Pinochet, o terceiro em 20 anos de democracia, eleva para mais de 40 mil as vítimas desse regime, entre elas 3.225 mortos ou desaparecidos.
O documento entregue nesta quinta (18) pela Comissão Valech, que atualiza outro relatório feito em 2004, acrescentou 9.800 novas vítimas de torturas e prisão política, que se somam às 27.255 reportadas inicialmente, e 30 novos casos de desaparecidos e executados, que se acrescentam aos 3.195 certificados oficialmente até agora.
O novo total de vítimas oficiais, entre executados, desaparecidos e torturados durante os 17 anos que durou a ditadura de Pinochet (1973-1990), chega a 40.280, apesar de entre os grupos de vítimas se estimar que a cifra possa superar os 100 mil.
"Não há dúvida de que isso é um novo passo na abordagem, nas políticas públicas que o Estado do Chile teve em relação às violações aos direitos humanos no tempo da ditadura", disse María Luisa Sepúlveda, presidente da comissão, depois de entregar o relatório ao presidente Sebastián Piñera.
A comissão reabriu seu trabalho por 18 meses e recebeu no total o depoimento de mais de 32 mil pessoas, mas a maioria destas ficou fora do relatório após terem sido feitas as verificações ou porque não estavam dentro dos parâmetros definidos para a qualificação de vítimas.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Um comentário:
O ÓDIO EXCITA AS CONTENDAS - MAS O AMOR COBRE TODAS AS TRANSGRESSÕES !
Postar um comentário