"A imagem dela (de Dilma) tem mostrado um grau elevado de resiliência diante desse turbilhão de noticiários negativos", afirma o sociólogo
Ana Cláudia Barros
Apesar da queda de seis pontos percentuais no índice de aprovação, no Ibope, a presidente Dilma Rousseff (PT) continua com uma avaliação positiva "bastante elevada". A análise é do sociólogo e consultor político-estratégico Antonio Lavareda, que, em entrevista a Terra Magazine, aponta as denúncias contra o Ministério dos Transportes e a demissão de Antônio Palocci da Casa Civil como determinantes no desgaste da popularidade da petista.
A sondagem, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada pelo Ibope entre 28 e 31 de julho, mostrou que Dilma é aprovada por 67% dos eleitores. No levantamento anterior, feito em março, ela aparecia com 73%.
- A pesquisa traz em seu conjunto de dados uma explicação razoável para o que ocorreu. O noticário negativo no que concerne ao Ministério dos Transportes e à saída de Palocci tomou lugar, no quadro de referências da opinião pública, da agenda positiva do governo. Neste mesmo período, o governo lançou alguns programas, mas o que ficou de recall na mente do cidadão comum foram, sobretudo, esses dois casos. Perguntados sobre o que mais lembravam de notícias difundidas em televisão, rádio, jornais e revistas sobre o governo, em primeiríssimo lugar apareceu a crise no Ministério dos Transportes, com 21%. Em segundo lugar: a demissão do Palocci, com 14%.
Para Lavareda, a petista tem demonstrado capacidade para superar situações adversas. "A melhor leitura é a seguinte: a imagem dela tem mostrado um grau elevado de resiliência diante desse turbilhão de noticiários negativos", destaca, acrescentando:
- O percentual de aprovação que tem faz dela, ainda hoje, um dos governantes com a melhor taxa de aprovação. Poucos governantes no mundo têm, sobretudo em meio a essa crise internacional, essa taxa.
Indagado se outras denúncias envolvendo ministérios poderiam provocar novas quedas na popularidade da presidente, o sociólogo responde, enfático: "Quem conseguir ver uma tendência em uma direção ou outra, não vai fazer uma análise, mas estará emitindo juízo de torcedor", afirma.
Desaprovação e confiança
A pesquisa Ibope apontou um crescimento ainda mais significativo no índice de desaprovação da presidente, que passou para 25%, enquanto na sondagem de março era de 12%. Mesmo assim, o sociólogo considera que o patamar ainda é baixo.
- O (Barack) Obama pagaria milhões de dólares para ter essa desaprovação - brinca.
Já sobre o percentual dos que confiam em Dilma Rousseff, também abalado pelos noticiários - caiu de 74% para 65% -, o consultor político-estratégico avalia:
- Significa que 2/3 da população confiam nela. É um percentual elevado, sobretudo, se lembrarmos que ela foi eleita com 56% da votação no segundo turno. Ou seja, ela tem um nível de confiança atualmente 10 pontos acima do percentual que ela obteve na votação do ano passado.
6 comentários:
A POPULAÇÃO REVELA UM PEQUENO DESCONTENTAMENTO - EM RELAÇÃO À PRESIDENTA - PORQUE ESTÃO CONSEGUINDO, SUB-LIMINARMENTE- PASSAR ALGUMA IDÉIA DE QUE ELA ESTÁ - DE ALGUMA MANEIRA - VINCULADA AOS ESCÂNDALOS EM DOIS MINISTÉRIOS. POR OUTRO LADO, A PREOCUPAÇÃO COM A CRISE QUE SE AVIZINHA ESTÁ RETRAINDO INVESTIMENTOS EM ALGUMAS ÁREAS, QUE PREJUDICAM O CIDADÃO COMUM. AS TURBULÊNCIAS POLÍTICAS ESTÃO CRIANDO INSATISFAÇÕES NA BASE - MAIS NA CÃMARA FEDERAL - E ABASTECENDO A MÍDIA GOLPISTA QUE MUNICIA A OPOSIÇÃO. AS LIDERANÇAS DA BASE DO GOVERNO PRECISAM ACALMAR OS DEPUTADOS FEDERAIS - MINANDO A CONSTITUIÇÃO DE UMA CPI MISTA QUE ACABA SE TRANSFORMANDO EM UM GOVERNO PARALELO, SEM TEMPO PARA ACABAR. A PRESIDENTA PRECISA SE MANIFESTAR E PROVAR QUE ESTÁ TOMANDO TODAS AS MEDIDAS MORALIZADORAS E QUE NADA TEM A VER COM OS ESCÃNDALOS, AO MESMO TEMPO IDENTIFICAR AS ÁREAS QUE PRECISAM DE RECURSOS. ASSIM COMO A DISSOLUÇÃO DO CONTENTAMENTO É GERADA POR ALGUMA FRUSTRAÇÃO - TAMBÉM ESTA PODE SER ATACADA DEVOLVENDO PARA O POVO, OS NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE SATISFAÇÃO COM A SUA GESTÃO.
Tudo que acontece de ruim no Brasil sempre a culpa é da Dilma. O problema da seguranca,e o problema na saude, säo dois fatores que eu ouco sempre as pessoas dizerem, a presidenta näo está fazendo nada para melhorar isso.O que a maioria da populacäo näo sabe (principalmente as mais pobres) aqui no estado de Säo Paulo, é que esses dois problemas está ligado , um ao governo do estado e outro ao governo municipal. Por exemplo: quem vai ao posto de saude e näo consegue uma consulta, ou tem que esperar por longo tempo por um exame, ou falta tal medicamento, ou os funcionários näo atendem bem, é cupla da Dilma e näo da gestäo Municipal. Quando os assaltos aumentam , ladröes rombam casas, assantam nas ruas, isto é culpa da Dilma e näo do Governador. As escolas em estado deplorável, a merenda sem qualidade, os professores desistimulados, é culpa da Dilma e näo do Governador e´ou Prefeito. Quando aconteceu a prisäo do governador Arruda/DEM de Brasilia, as notícias vinham assim, "corrupcäo em Brasilia leva governador à Prisäo", muita mas muita gente ligou este fato ao Presidente Lula
pois muitos näo sabem que Brasilia tem um governo e näo tem nada a ver com o Presidente do país. O problema é de informacäo, as pessoas näo tem muito conhecimento de política e de seus direitos, simplesmente abram a boca e falam, e os expert aproveitam desta ingenuidade de certa camada da populacäo e faz a cabeca delas. A nossa polícia está estadual -SP, é mal paga, näo tem estimulo , faz bico nos fins de semana para melhorar ter mais dinheiro para sustentar a familia, , faltam policiais, delegacias foram fechadas, há horário para atendimento em várias delegacias no interior do estado.Entäo quem näo está fazendo uma boa gestäo é o Alckmin que näo investe na seguranca pública. Os professores estadual é outra questäo tambem que mostra a falta de investimento nesta área. Os postos de Saúde em Campinas andam mau, o atendimento é péssimo, falta médicos, os usuários näo conseguem fazer seus exames, esperam por hora na fila, säo mau informados, os funcionários näo tem boa formacäo, entäo quem näo está fazendo nada é o Prefeito e näo Dilma.
Eu pergunto: o que podemos fazer para esclarecer melhor o povo ? Sei que este trabalho de maior esclarecimento junto à populacäo, é um trabalho nosso, näo vamos esperar do poder público. Citando aqui um exemplo: quando se fala da "boa" gestäo do Governo do PSDB aqui no estado , entäo é citado as estradas de qualidades, pedágiasdas é claro, mas vendem esta imagem de "boa gestäo ", mas näo se fala da falencia da seguranca, saúde, educacäo desta gestäo.
Os movimentos popular que deveriam comecar a trabalhar nesse sentido, mostrando ao povo que muita coisa que näo funcionam bem, eles tem que cobrar do governador e do prefeito.
EDITH - A DILMA PRECISA VIAJAR - SAIR DA ONDA DE BRASÍLIA -ESCAPAR DO CERCO OPOSICIONISTA E MIDIÁTICO. A VELHA TÁTICA POLICIALESCA DE CERCAR, SUFOCAR E SATURAR. DEIXEM OS TAGARELAS FALANDO SOZINHOS E VÁ A PERNAMBUCO, BAHIA, E SE APROXIME MAIS DO NORDESTE. O AR EM BRASÍLIA ESTÁ FICANDO IRRESPIRÁVEL. É FOFOCA QUE NÃO ACABA MAIS. VENHA A MINAS GERAIS, VÁ AO SUL E SE APEOXIME MAIS DO POVÃO, PORQUE AQUELA "ELITE" JÁ ESTÁ MANOBRANDO.
ah ah ah ah tou fora - salomão
Ok, Salomão mas 2014, ainda é da Dilma, a menos que ela não queira.
O PMDB precisa lembrar-se que ainda temm as eleições do ano que vem, pela frente e, não acho boa idéia conflitar com a presidente Dilma. Veja o que aconteceu com os parlamentares que encheram o saco de Lula...
Aqui no RJ, o pessoal adora a Dilma e o PMDB está alinhado com o GF. Lula já chamou o Lindberg para conversar pq o Pezão ( PMDB ) tb é candidato. Até agora, estava tudo bem mas, se continuar essa perturbação, o pessoal vai apoiar o LF. A meu ver, uma pena, o LF é bom mas o RJ está caminhando como há muito tempo não caminhava. Esse barraco ridículo, vai ser péssimo para o meu Estado. Aliás, o próprio Lula, já avisou que não subirá em palanques desalinhados.
FIQUE TRANQUILA É PEZÃO NA CABEÇA.
Postar um comentário