Além de dinheiro, ex-presidente ganhou diploma e medalha por sua "ação em favor de um entendimento pacífico entre povos"
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, em Gdansk (norte da Polônia), um prêmio criado por Lech Walesa, líder histórico do sindicato polonês Solidariedade. O prêmio de 100 mil euros, ou cerca de R$ 247 mil, acompanhado por um diploma e uma medalha, que foi entregue em uma cerimônia exibida pela televisão, foi atribuído a Lula para recompensar "sua ação em favor de um entendimento pacífico e de uma cooperação solidária entre os povos", segundo um comunicado da Fundação Lech Walesa, Prêmio Nobel da Paz em 1983 e ex-presidente da Polônia (1990-1995).
Foto: AFP
Lula recebe o prêmio Lech Walesa das mãos do próprio Lech Walesa na Polônia
"Em outra época escolhemos caminhos opostos entre o socialismo e a economia de mercado", recordou Walesa durante a cerimônia."Na Polônia, nós consideramos que não havia uma terceira via, que agora tampouco existe, mas então não tínhamos alternativa. Atualmente o capitalismo está aqui, mas acredito que não tem o sabor esperado", declarou Walesa. "Naquela época, vocês estava equivocado, mas agora é você que tem razão (...). O que hoje nos parece bom e bonito, talvez amanhã não seja", acrescentou o ex-presidente polonês.
Ao agradecer o prêmio, o ex-presidente brasileiro destacou as muitas semelhanças entre Lech Walesa e ele: ambos nasceram em famílias modestas, não puderam estudar e assumiram espontaneamente o comando de movimentos de protesto antes de chegar aos maiores cargos em seus respectivos países."Nós, cada um a sua maneira, enfrentamos desafios para transformar nossos países no espírito da democracia e do diálogo", afirmou.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, que participou na cerimônia, também elogiou Lula."Temos a honra de nos inclinarmos ante o homem que para muitos de nós prolongou este grande sonho que nós tornamos realidade e do qual Lech Walesa foi e continua sendo o símbolo", afirmou.O prêmio anual Lech Walesa, criado em 2008, pretende "recompensar os que militam a favor do entendimento e da cooperação solidária dos povos, em nome da liberdade e dos valores do movimento Solidariedade".
Um comentário:
Os inúmeros reconhecimentos que brindam o governo do Presidente LULA incomodam realmente os que achavam donos da verdade de governos e políticas catastróficas, equivocadas arrasadoras. Vendilhões do Brasil, os LESA-PÁTRIA
O governo do Presidente LULA é um marco historio de governos muito bem sucedido, nunca visto anteriormente na nossa história, principalmente na quebra de paradigmas, salvou 190 milhões de brasileiros que eram escravizados pelo Governo Neoliberal da década de 1990.
Lamentavelmente a grande mídia brasileira conhecida como PIG (Partido Imprensa Golpista) não tem princípios éticos para opinar sobre o reconhecimento que o Nobre presidente LULA vem recebendo após seu magnífico governo, Tal reconhecimento pelo povo Brasileiro foi comprovado com a eleição da primeira mulher presidente do Brasil, que ele indicou para suceder na governança do nosso País.
Os méritos deste Nobre trabalhador Brasileiro chegou ao posto de Presidente, TRANSFORMOU O BRASIL DE PAÍS CAMADO DE TERCEIRO MUNDO PARA POSIÇÃO DE PAIS DE PRIMEIRO MUNDO tendo reconhecimento de todos lidere mundiais, por todos os países da America do Sul, America Central, do Norte, Países do Continente Africano, Países Europeus, Países Asiáticos e Países do Oriente Médio.
Esta é a verdadeira valorização não somente de 190 milhões de Brasileiros, mas do mundo todo, dos milhões e milhões de pessoas.
LULA, um homem de origens simples, ser humano sublime, Digníssimo Sr LUIZ INACIO LULA DA SILVA. (Patrimônio do povo Brasileiro Patrimônio da Humanidade)
As Mídias Sociais como ex: Carta Maior esta sim são coerente possuem compromissos éticos, forma opiniões verdadeiras e valorosas.
Não adianta a grande Mídia tentarem desvalorizar os reconhecidos títulos e honrarias que faz jus o ao sublime Ser Humano, Simplesmente Digníssimo Sr LUIZ INACIO LULA DA SILVA.
LULA está no sangue, no coração e na mente das multidões em nível mundial. Antunes das Montanhas de Minas Gerais. “LULA Companheiro, de corpo e alma"
Postar um comentário