por Eason Nascimento(Fortaleza/CE) - Blog do EASON
Se uma nova eleição presidencial fosse realizada hoje, Dilma Roussef seria reeleita já no primeiro turno, com 59% dos votos válidos. José Serra teria apenas 25% e Marina Silva 15%. Estes números são apontados por pesquisa encomendada pelo PSDB, que analisou também a percepção dos eleitores sobre o partido e sobre os adversários. Apesar de mais da metade dos brasileiros, segundo a pesquisa, não possuírem preferência por nenhum partido, o PT é o que lidera dentre os que possuem. Os tucanos ocupam um distante segundo lugar, pouco acima do PMDB.
Os números apontam o que somente os tucanos não sabiam. Desde o final do desastroso segundo mandato de FHC, que eles recebem nas urnas, este recado da população, dispensando-se a necessidade de comprovação via pesquisa.
Enquanto isso, 57% da população brasileira gostaria que o ex-presidente Lula voltasse ao comando do país, segundo pesquisa do Instituto Análise, realizada com 2 mil pessoas entre os dias 5 e 11 deste mês, em cem municípios escolhidos entre todas as regiões brasileiras. A aprovação do ex-presidente de acordo com a pesquisa bate à casa dos 82%.
Assim sendo, o PT pode escolher qualquer das duas opções à disposição. À menos que ocorra um tsunami político, social ou econômico, que modificasse completamente o cenário atual, tanto Dilma quanto Lula venceriam as eleições presidenciais com relativa facilidade, quer pelo sucesso da gestão petista, quer pela fragilidade dos oponentes, sejam eles quem forem.
Que estes números, não sirvam de apologia para o já ganhou. São números animadores, mas pesquisa não é eleição. Afinal de contas ainda faltam 3 anos para o pleito de 2014 e neste período muita coisa pode acontecer, tanto para amplificar estas conclusões, como para reduzí-las. Uma coisa é líquida e certa : o povo não esquece as dificuldades enfrentadas durante o período tucano e por isso não cogita retorno a este passado sombrio.
2 comentários:
O Serra, pois ele é competente... compete, compete, compete, mas não ganha.
E se ocorrer um vendaval será em favor do PT..pois tem história linear a fovor da classe desfavorecida, é um partido de acentuidade e assertividade.
Postar um comentário