domingo, 4 de setembro de 2011

Resposta de Dirceu ao ex-Graeff

Oposição sem rumo
JOSÉ DIRCEU
Ao criticar as alianças de Dilma, Eduardo Graeff parece se esquecer de que o PSDB se alinhou com as mesmas siglas nos Estados que governa
Enquanto o Brasil avança com o PT no governo federal, a oposição demo-tucana permanece inerte, saudosa de um passado distante e perdida em seus próprios dilemas.
Sem propostas viáveis para o crescimento do Brasil, os velhos mandatários centralizam seus esforços em inúteis tentativas de desestabilizar o governo e o país, por meio de ataques sem provas ao PT e a seus militantes.
No último dia 23, fui grosseiramente atacado, nesta Folha, em artigo assinado pelo cientista político Eduardo Graeff, secretário-geral da Presidência da República no governo FHC. Graeff tomou versões mal-intencionadas e sem compromisso com a verdade para reembalar teses que há muito não encontram eco na sociedade.
Seu artigo "Aliados e companheiros" é uma coletânea desatualizada de equívocos e hipocrisias.
Graeff chega a dizer que, em 1998, eu teria arrecadado recursos em prefeituras para financiar campanhas do partido. Trata-se de uma mentira, de uma acusação que não se sustenta caso seja questionada judicialmente.
O episódio fantasioso se tornou público na investigação do assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, e seu autor se retratou em juízo pelas falsas alegações. O ex-assessor tucano vai ao fundo do poço ao dar conotação política a um caso que, por duas vezes, ficou comprovado em inquéritos policiais se tratar de crime comum. Na tentativa de provocar estragos, investe até mesmo contra a imagem de Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Graeff critica as alianças do governo Dilma. E parece se esquecer de que o PSDB se alinhou com essas mesmas siglas nos Estados que governa. O PMDB não está na base de sustentação da gestão de Geraldo Alckmin em São Paulo?Antonio Anastasia não levou o PDT e o PSB para a base de seu governo em Minas Gerais?
E mais, o tucano mineiro não desmontou a oposição a seu governo ao tirar primeiro o PR da frente parlamentar Minas sem Censura, e agora o PMDB? José Serra, quando assumiu a Prefeitura de São Paulo, não nomeou prefeitos derrotados no Estado para as administrações regionais da cidade? Quer maior aparelhamento e uso da máquina do que esse?
Quando secretário-geral da Presidência, na hoje longínqua era FHC, parte das tarefas de Graeff não era ouvir reivindicações da base aliada a respeito da ocupação dos cargos públicos e de emendas parlamentares?
E agora vem o próprio Graeff questionar a legitimidade da participação dos partidos que apoiam o governo. Quanta hipocrisia!
Estamos dispostos a um debate mais profundo do que esse. Já realizamos as reformas da Previdência e do Judiciário e colocamos na pauta a Tributária e a do Código Civil.
Nos oito anos em que governou o país, o PSDB não foi capaz nem de apresentar uma proposta de reforma que pudesse corrigir erros históricos e estruturais de nosso sistema político-eleitoral e conter a forte influência do poder econômico em nossas eleições.
O tema também já está lançado com a reforma política. Nós, do PT, defendemos o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, de forma a acabar com a contribuição direta a partidos ou candidatos e a anular a força do poder econômico na eleição. Somos favoráveis ao sistema proporcional misto, no qual o eleitor votará duas vezes: primeiro, na lista do partido de sua preferência, e depois em um candidato da própria lista.
Nossa posição é clara. Surpreende a fuga do PSDB a esse debate.
Para eles, talvez seja melhor atacar a honra alheia do que discutir questões realmente importantes para o país.
JOSÉ DIRCEU, 65, é advogado e ex-ministro-chefe da Casa Civil.

7 comentários:

HUGO disse...

A POLITICA NAO E UM ESPORTE PARA PRINCIPIANTES. NAO E UM JOGO MAGICO E NEM UMA CIENCIA EXATA. E MAIS UM EXERCICIO SOCIOLOGICO. E SABER QUE OS HOMENS SAO LADINOS, ESPERTOS NAS ARTICULACOES E SABIDOS EM ESCONDER AS BOAS CARTAS NA MANGA. AS INFORMACOES - A TEORIA DAS PROBALIDADES E A MEMORIA COMO COMPONENTE DE UM PROCESSO QUE SE APROXIMA DE UMA MARGEM CONFIANTE DE UM ACERTO. NAO HA BOLA DE CRISTAL E MUITO MENOS ADVINHOS. AS LINHAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NEM SEMPRE VAO AO ENCONTRO DAS ESTRATEGIAS GOVERNAMENTAIS. A DILMA E DE TOTAL CONFIANCA, NO SENTIDO DE EMPREENDER O SEU TIROCINIO POLITICO EM FAVOR DAS CAUSAS MAIORES DO BRASIL E AO MESMO TEMPO EM QUE OS SEUS ACERTOS VIRAM CAPITAL POLITICO DO PT - UMA VEZ QUE, HOJE, ELA E A PRIMEIRA ESTRELA DE REAL GRANDEZA. ELA E MAIS SABIA DO QUE MUITOS PENSAM - TEM HABILIDADES POLITICAS INCOMENSURAVEIS E CONHECE AS ESTRATEGIAS DE AVANCO E RECUO. PERCEBE QUE VIAJAR E O SEU GRANDE TRUNFO. MOSTRA - COMO A INAUGURACAO EM JECEABA - A PUJANCA DE UM BRASIL CRESCENDO E, AO RECEBER PREMIOS INTERNACIONAIS E VIAJAR PARA A BULGARIA, ELA COLOCA O BRASIL NO TOPO DA PIRAMIDE UNIVERSAL. A DILMA COM O POVO E ROUSSEFF PASSANDO A IMAGEM DE UM BRASIL PACIFICADO. DE UM POVO ACOLHEDOR E SEM XENOFOBIA, MAS BUSCANDO GANHAR COMPETITIVIDADE, SEJA NO APRIMORAMENTO DOS ESTUDOS, SEJA NA POTENCIALIZACAO DO SEU ESPIRITO EMPREENDEDOR, AO ADERIR AO MICRO-CREDITO QUE JA COMECA A DESLANCHAR SEUS PROGRAMAS DE ALCANCAR OS MAIS POBRES E ORIENTA-LOS NOS NEGOCIOS EMPREENDEDORES. A CUPULA DO PARTIDO FIRME NAS LINHAS DOUTRINARIAS - O GOVERNO ATENTO AS NUANCES FINANCERIAS DOS MERCADOS E AS REDES SOCIAIS ZOANDO ATRAS DO BRASIL QUE QUEREMOS. SEM MISERIA, COM TODOS SE ALIMENTANDO, BOA SAUDE E EDUCACAO. MAS DE OLHO NAS MANOBRAS DOS ADVERSARIOS - A VERDADE SO NOS RESULTADOS EFICIENTES DO ARSENAL TECNOLOGICO DOS MACROS LABORATORIOS. = HUUUM ! MINEIRO E TAO DESCONFIADO!!!!!!!

Silvia disse...

De fato falta memória ou vergonha ao PSDB, ou ambos.
Alem de não contribuir em nada para um debate democrático e direto de questões realmente relevantes ao pais, ainda ficam nessa conversinha de fofoqueiras, inútil, estéril e cheia de inveja, só pra tumultuar os primeiros passos do Governo Dilma.

Anônimo disse...

é preciso não esquecer que a revistA VEJA TEM QUE SER PUNIDA. CRIMINOSO PERIGOSO SÓ PARA DE DELINQUIR QUANDO BEM ENQUADRADO PELa justiça.

Bernardo disse...

Tem muita gente que fala do PT e vota no PSDB.
Essas pessoas para mim não tem nenhuma credibilidade.

Luis disse...

Odeio a Veja pelo simples fato dela proteger os podres do PSDB. E na minha opinião a imprensa para ser justa deveria ser imparcial, o que não é o caso da Veja.
O "PSDB" no governo de São Paulo cortou 50 milhões da verba destinada à prevenção de enchentes em 2009; no início de 2010 dezenas de pessoas morreram em decorrência das enchentes em São Paulo. Quando os professores da rede pública protestavam por melhores condições não só de salário, mas de condições da escola pública, o PSDB mandou a tropa de choque descer o cacete neles. Ah!, e o melhor de tudo!! O PSDB processou a associação de professores!!! Isso sim é que é um banho de democracia!!! Não sei se vocês sabem, mas os politicos do PSDB são os candidatos da segurança pública!! Diz que vai criar o Ministério da Segurança Pública, mas se esquecem que segurança é competência constitucional dos estados... não do governo federal... Ah, se esquece também que no Estado de São Paulo, governado pelo PSDB há 16 anos (com o Alckmin serão mais 4) o governo tem que negociar com o PCC para que ele não cometa atos de violência como os que vimos uns anos atrás. Esse negociação é no sentido de a polícia fazer vista grossa ao tráfeco de drogas e armas... Interessante né?!!!
Enfim, eu corto meu pescoço se eu ver algum jornalista desses veículos perguntando para o PSDB qual é a razão da aliança com o DEM. Para quem não sabe, o DEM era o PFL, que, envolvido em falcatruas, mudou para o atual nome. Ahhhh, mas o PFL era também o PDS, que era, nos anos de chumbo da ditadura, a ARENA, partido dos militares assassinos, responsáveis substancialmente por esse atraso em que o Brasil ainda se encontra. Por que não perguntam para ele qual é a razão de se aliar a um partido de direita golpista? Coitada da Dilma, ela não é o Diabo!! Esta é a imagem dela que realmente querem disseminar.
O que o PT fez no seu mandato? Bom, diminuiu as desigualdades sociais, está levando o país rumo à 3ª posição na economia mundial (com distribuição de renda e aumento real dos salários, como qualquer um pode notar) e fez com que se deixasse de morrer de fome no Brasil, com o tão criticado programa Bolsa Família, que é de no máximo 100 reais por família. É apenas uma verba para não se morrer de fome, mesmo. Enfim, quanto à política fiscal na época da crise, quando o Lula reduziu o IPI e outros impostos ele o fez para que o povo não deixasse de comprar, porque, menos pessoas comprando, menor a produção. Caindo a produção não há necessidade de tanto trabalhador na empresa. Havendo demissões estas pessoas não comprarão nada, gerando uma onda de pessimismo onde as pessoas preferem poupar a gastar, estagnando a economia e gerando uma coisa que se chama recessão. Com certeza seu emprego foi protegido indiretamente por essa política, que não foi feita só para quem compra carros, mas sim para todos que tem um emprego e não querem nem de longe ser demitido por uma crise financeira do tamanho da que vimos recentemente. Foi graças à redução do IPI e outras medidas que o Brasil não quebrou. E ainda dizem "só isso"? Tem uns livrinhos de economia básica que vende em sebos que são uma maravilha para se entender essas coisas.

Luis disse...

Quanto à atuação da Dilma na ditadura, ela realmente foi guerrilheira, o que eu também teria sido se tivesse vivido nessa época. Vivia-se uma época de medo, onde não se tinha privacidade para se escrever um email como esse sem ser vigiado. Se você tivesse escrito essa crítica sobre o PT e, ao invés do PT fosse a ARENA, na ditadura, certamente você estaria agora com um eletrodo nas suas partes genitais tomando choques de mil volts até você falar a que grupo de resistência à ditadura você pertence. Foi contra isso que a Dilma lutou nessa época em que covardes como FHC e Serra estavam no chile passeando com o dinheiro da família e dizendo estarem "exilados". Os roubos a bancos foram para angariar dinheiro para a guerrilha, que ocorreu nas margens do Rio Araguaia, onde centenas de brasileiros perderam a vida lutando para que aquilo tudo acabasse. É triste como a mídia se aproveita da ignorância do povo sobre o que foi a ditadura militar e usam-na para criticar uma pessoa. E o pior de tudo é que tem gente que cai, mesmo sendo pessoas muito boas. Realmente, os dias hoje são outros, não havendo mais necessidade para isso, pois hoje votamos.

Luis disse...

Nunca existiu um governo no Brasil melhor do que o do PT (Partido dos Trabalhadores). E quem falar ao contrario é hipocrita ou ignorante.