quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Seminário que discute o papel das Ouvidorias na Justiça Eleitoral prossegue na ESMEC

Prossegue nesta sexta-feira, 16/9, o I Seminário de Capacitação e Sensibilização para a Importância das Ouvidorias da Justiça Eleitoral, que foi aberto, hoje (15/9), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), pelo presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra.
Neste primeiro dia, vem sendo realizado curso de capacitação para os servidores da Justiça Eleitoral, ministrado melo mestre em Administração, Mário Nelson Alves Júnior, membro da Associação Brasileira de Ouvidores e ex-ouvidor da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. O curso de capacitação aborda assuntos pertinentes ao dia-a-dia, objetivando o desenvolvimento de habilidades para a gestão eficaz da Ouvidoria, bem como a preparação do ouvidor, subouvidores e respectivas equipes para os desafios no desempenho da função, além de estimular a troca de experiências entre os participantes.

O seminário promove um amplo debate sobre os temas que hoje envolvem a importância das Ouvidorias dos órgãos públicos junto à sociedade. Organizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral, conta com o apoio da Presidência do TRE-CE, Procuradoria Regional Eleitoral e Diretoria da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.
Programação
Nesta sexta-feira, 16/9, serão realizadas várias palestras, tendo como foco principal o papel do ouvidor. Pela manhã, às 8h:30m, o ex-secretário de Cultura do Estado do Ceará, professor Auto Filho, falará sobre ética e cidadania. Às 9h:45m, a jornalista Adísia Sá, primeira Ombudsman da Imprensa no Ceará e Norte/Nordeste, abordará o tema “Ombudsman/Ouvidores: transparência, mediação e cidadania”.
Na parte da tarde, dentre outros temas a serem discutidos, “Princípios e fundamentos do modelo brasileiro de Ouvidoria e sua interação nas instituições públicas e na iniciativa privada”, que terá como palestrante a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores – ABO – da Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo, Maria Inês Fomazaro.
O evento é uma oportunidade para promover a integração, fomentar parcerias e unidade nacional, além de oferecer as adequações necessárias para o bom negócio da Justiça Eleitoral local, de forma perene e sustentável, através da integração da 'voz do cidadão', amparada pelos princípios de legalidade, equidade, transparência, senso ético, imparcialidade e responsabilidade corporativa.
Comenda de Mérito do Ouvidor
Antes do encerramento do seminário, nesta sexta-feira, 16/9, às 17h:30m, será realizada a cerimônia de entrega das medalhas da Comenda do Mérito ao Ouvidor, proposta pelo juiz ouvidor, Raimundo Nonato Silva Santos, e aprovada pela Corte do TRE-CE, através da Resolução nº 457/2011.
O objetivo da comenda é distinguir personalidades que "contribuíram ou vem contribuindo, de forma incessante, para construir e altivar os valores mais significativos das Ouvidorias nas instituições públicas e privadas". É uma forma de "reconhecimento público do trabalho de personalidades que, com transparência e cidadania, utilizaram a Ouvidoria como instrumento de gestão, a fim de criar canais de comunicação entre a estrutura de poder e a população." - sustentou na proposta o ouvidor regional eleitoral.
Os primeiros agraciados com a “Comenda de Mérito do Ouvidor” serão a juíza Maria Vilauba Fausto Lopes, 1ª ouvidora do TRE-CE, a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, 1ª ouvidora do tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o desembargador Paulo Camelo Timbó, 1º ouvidor do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, e a jornalista Adísia Sá, 1ª ombudsman da Imprensa no Norte/Nordeste.
Finalizando a programação do seminário, haverá o ato formal de criação do Colégio Permanente de Ouvidores da Justiça Eleitoral, com a eleição da primeira mesa diretora, posse e assinatura do Estatuto do Colegiado.Fonte: TRE-CE - ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário: