Primeiro comício pelas Diretas Já |
Em 1984, milhões de brasileiros saíram às ruas para exigir um dos mais legítimos direitos da cidadania: eleger o seu presidente. Após vinte anos do golpe militar, o Brasil se unia e aderia em peso à campanha das Diretas Já. Estava em pauta a aprovação da Emenda Dante de Oliveira que restabelecia as eleições diretas no país.
Quase trinta anos depois, essa história poderá ser contada coletivamente. O jornalista Paulo Markun, Antonio Carlos R. Malufe, presidente do Instituto de Cultura Democrática, e Eduardo Storópoli, reitor da Universidade Nove de Julho (Uninove), lançarão na próxima segunda feira (19.09) o portal "Brado Retumbante - do golpe às Diretas".
O site reunirá fotos, documentos, biografias e depoimentos sobre os bastidores da maior campanha civil pela democracia da história recente. Cerca de 70 entrevistas de personalidades e lideranças políticas do período concedidas ao jornalista Paulo Markun estarão disponíveis em vídeo. Um registro que abrange o testemunho de ex-presidentes, como Lula e Fernando Henrique, de ex-ministros como Franklin Martins e Marcio Thomas Bastos, de cantores como Walter Franco e Fafá de Belém. O meu, inclusive, está lá.
Matéria completa:
http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=1&Itemid=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário