Um grupo de cerca de trinta jovens - munido de exemplares da revista Veja, com a chamada de capa "Dez motivos para se indignar com a corrupção", faixas com os dizeres "Chega de Mentira", além de um megafone - parou em frente à sede da Editora para um manifesto contra Veja.
Reprodução
Capa de Veja
Segundo apurou IMPRENSA, o grupo, sob gritos de palavras de ordem, passou a picar exemplares da revista. Alguns dos manifestantes estavam com máscaras semelhantes à que ilustrava a capa da publicação. Os seguranças da Editora Abril se posicionaram em frente à porta giratória de entrada, para impedir que houvesse uma tentativa de invasão.
No Facebook, postado no perfil "#acampasampa" está a explicação para o movimento. Um texto atribuído ao "Anonymous" diz que o grupo, que está acampado desde o dia 15/10 em protesto contra o sistema político-econômico vigente, "recebeu com indignação a matéria de capa da edição de 26 de outubro da revista Veja". "A matéria 'Dez motivos para se indignar com a corrupção' demonstra mais uma vez a tendência conservadora do conselho editorial do grupo Abril, e sua prática de manipulação da informação pelo método de omissão e ênfase", diz o texto.
O grupo afirma, ainda, que a revista "manipula símbolos". "A manipulação de símbolos é flagrante, por exemplo, com o uso descontextualizado da imagem da máscara de Guido Fawkes, que se tornou símbolo dos levantes anticapitalistas no mundo todo, visando canalizar a insatisfação dos 99% da população para as pautas que interessam ao privilegiado grupo econômico da qual a publicação é porta-voz: o empresariado, sobretudo paulista".
Até o fechamento desta nota, a manifestação acontecia de forma pacífica.
Um comentário:
sempre que posso, dou um jeito de rasgar esta revista, nos mercados, nos consultórios, etc, mas minha maior glória foi conseguir converser meu pai a cancelar sua assinatura de mais de trocentos anos...
Postar um comentário