O ex-presidente Lula participou da III Global Progress Conference, promovida em Madri pela Fundácion Ideas e pelo Center for American Progress, com a colaboração do Instituto Friedrich Ebert. Estiveram no evento o ex-presidente da Espanha, Felipe González e o candidato do Partido Socialista espanhol (PSOE) Alfredo Pérez Rubalcaba.
Após a conferência, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), Lula e outros participantes do encontro almoçaram com o presidente José Luis Zapatero no Palácio Moncloa. Lula também tem hoje reuniões com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D´Alema e com o ex-presidente espanhol Felipe González.
Fotos e mais informações disponíveis em icidadania.org
Na palestra da manhã de hoje, Lula, que fez junto de Rubalcaba a fala de encerramento do evento, foi apresentado como “referência para um mundo justo”. O ex-presidente cobrou a implantação das medidas contra a crise propostas em 2009 pelo G20 em Pittsburgh, nos EUA. Entre elas estão à regulamentação dos mercados financeiros e dos paraísos fiscais. Lula ressaltou a importância das lideranças políticas atuarem nos momentos de crise. “Não necessitamos de políticos quando tudo está bem. Sou político, não nego a política, não acho que haja solução fora da política e não tenho vergonha de ser político. Os políticos não podem tomar decisões pensando nas próximas eleições, mas nas próximas gerações”, disse.
Segundo o ex-presidente, a crise não pode ser vencida apenas com medidas de ajuste, pois é necessário fazer com que a economia dos países volte à normalidade, com estímulo ao crescimento e ao comércio, diminuindo o protecionismo. “Não se pode permitir que o povo pobre e trabalhador, que não tem nada a ver com a crise, pague a conta”, afirmou.Para mais informações: Instituto Lula
Um comentário:
A Espanha tem Presidente, analfabeto funcional?
Postar um comentário