segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pesquisa: 20% dos blogs brasileiros são focados em tecnologia

Olhar Digital: 1 em cada 5 blogs brasileiros aborda temas relacionados à tecnologia, enquanto 24% têm o entretenimento como carro-chefe, aponta uma pesquisa realizada pela boo-box, uma das maiores empresas de publicidade para mídias sociais no Brasil. O levantamento também aponta que cerca de 10% dos diários virtuais são focados em educação. A pesquisa teve, como base, o tráfego do primeiro semestre de 2011.
Os blogs de entretenimento, que encabeçam a lista, têm os assuntos voltados, principalmente, para o conteúdo de humor/atualidades (67%), seguido por carros, música e moda (6% cada). Gastronomia, cinema, televisão, literatura e conteúdo adulto completam a lista. No mundo dos blogs esportivos, uma constatação já era esperada: 55% deles são direcionados para o futebol.

Entre as marcas mais citadas, várias empresas de tecnologia aparecem no topo: Google, Samsung e Apple respondem por 35% das citações. Os outros 65% trazem várias menções a Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, BlackBerry e Motorola. Entre os produtos mais citados, a tecnologia também aparece no topo da lista geral: Apple prevalece em primeiro lugar com o iPhone, tendo 12% das menções, seguida do iPad com 11% e iPod com 6%. Já quando o assunto é internet e web 2.0, o Google lidera as citações com 37%, YouTube aparece com 19% e Wordpress com 9%.
Entre os assuntos preferidos pelos blogs de entretenimento, Casey Heynes, mais conhecido como Pequeno Zangief, apareceu no topo da lista. Provavelmente, você viu este vídeo no qual um garoto gordinho reage a um ataque de bullying. Harry Potter vem em segundo lugar e, em terceiro, aparece Jesus Cristo. Entre as celebridades, Emma Watson, George Clooney, Hannah Montana, Justin Bieber, Jennifer Lopez, Paul McCartney e Ivete Sangalo aparecem nas primeiras posições.
Essa pesquisa tem um objetivo: direcionar melhor as campanhas de marketing e publicidade para as mídias sociais: "Conhecendo de uma forma estruturada o que os publishers estão postando fica mais fácil para os anunciantes planejarem suas campanhas", explica Edney Souza, vice-presidente de publishers da boo-box. "Essas análises constantes são fundamentais para que, cada vez mais, os anunciantes conheçam a blogosfera e direcionem melhor seus investimentos em publicidade na internet", destaca Marco Gomes, fundador e diretor de marketing da boo-box. Para ter acesso à pesquisa completa, é preciso "fazer o pagamento com um tweet". Clique aqui e veja como!

Nenhum comentário: