A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) fez um apelo em Plenário, nesta terça-feira (1º), para que o governo suspenda as obras da Usina de Belo Monte (PA), até que as 12 ações civis públicas movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) sejam julgadas.
Segundo Marinor, o apelo se deve ao impacto social imposto às populações tradicionais, indígenas e quilombolas no entorno da usina, especialmente no município de Altamira (PA). As obras afetariam as condições de moradia, emprego, lazer e sobrevivência dessas populações.
- O Movimento Xingu Vivo para Sempre publicou dados que demonstram o quão alarmante é o problema daquela região, caso se concretize o projeto do governo federal de expansão da energia elétrica pela via do projeto que está em curso com a exploração do rio Xingu. Conforme os últimos ajustes no projeto da hidrelétrica, os empreendedores estimam que a usina provocaria o alagamento de cerca de 640 quilômetros quadrados, área maior que a cidade de Curitiba - relatou Marinor.
De acordo com a parlamentar, serão afetados 12 bairros da cidade de Altamira, o que corresponde a 50% da área urbana, inclusive uma área da Universidade Federal do Pará (UFPA), um trecho de rodovia federal, um parque federal e diversas praias. Dez localidades na zona rural também serão afetadas, com o comprometimento de atividades agrícolas, extrativistas e comerciais, salientou Marinor Brito.
- Quero apelar ao governo brasileiro que pare Belo Monte em respeito à legislação brasileira, em respeito ao Ministério Público, que tem 12 ações civis públicas, nenhuma delas julgadas. Orgulho-me de ter participado do ato que parou a Transamazônica, que clamava e continua clamando ao governo brasileiro: pare Belo Monte! Vivam as populações tradicionais indígenas e quilombolas daquela região - disse.
Da Redação / Agência Senado
5 comentários:
Está muito Clero que a Senadora Marinor Brito tem toda razão de fazer essa solicitação a presidenta Dilma. Afinal ela é do Pará e muita gente de Altamira votou nela. Pois, ela é a legítma representante daqueles povos. Existem muitos outros rios onde caberia uma hidrelétrica.
Imaginem se esta grande hidrelétrica fosse no rio São Francisco, iríamos desenvolver todo norte de Minas Gerais que se mantém pobre por tantos e tantos anos. Temos que construir sim hidrelétricas mas onde não derrubemos nossas Florestas e onde não vamos prejudicar os Povos Originais que vivem há muitos séculos na Amazônia Brasileira.
Aplaudo de pé a Senadora Marinor Brito, a primeira política a ficar do lado do povo nessa triste causa.
A Senadora Marinor Brito é a legítma representante do povo paraense. Em Altamira muitos eleitors ajudaram a eleger a Senadora. É como representante desse povo e várias Nações Originais que ela fsz o pedido a Presidenta Dilma. O pensamento dos povos do Pará é para que não se destrua Florestas, não se prive as populações ribeirinhas e indígenas do alimento colhido no rio Xingu.
Existem outros lugares neste enorme país que necessitam muito mais de uma hidrelétrica: Por exemplo o rio São Francisco para tirar o povo do Norte mineiro dessa pobreza, estagnados há muito tempo.
Coragem Presidenta Dilma, mostre aos seus eleitores que a senhora também tem coração.
Aplaudo a Semadora Marinor Brito de pé. Legítma representante do povo paraense.
ENERGIAS RENOVÁVEIS E LIMPAS,COMO A EÓLICA,SOLAR E BIOMASSA,PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO, GERAR MUITO MAIS EMPREGOS ENERGIA E QUALIDADE DE VIDA COM MUITO MENOS IMPACTOS.
Somente com o BAGAÇO DA CANA,é possível gerar o dobro de energia que produziria Belo Monte.A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA das usinas já construídas pode gerar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020.
O BRASIL PRECISA DE ENERGIA, O BRASIL NÃO PRECISA DE BELO MONTE.AÍ ESTÁ A VERDADE DESTA CONSTRUÇÃO CRIMINOSA.
Quem são os verdadeiros beneficiados? A ganância de empresas e do governo não pode decidir por nós. A FLORESTA AMAZÔNICA É IMPORTANTE PRA TODOS.Os índios, que já sobreviveram a massacres seculares, já avisaram que vão guerrear até morrrer, se preciso for, para que mais uma vez não sejam expulsos de suas terras.
REALMENTE ESSA OBRA NÃO ESTA ANDANDO BEM..começou com uma licença provisoria do IBAMA, coisa que não existe isso. licença provisoria...
quasi 30 BIlhoes de reais nessa obra, eu acho que e um prejuiço enorme para o Brasil, a Dilma deve parar essa obra. e investir esse dinheiro em saúde e educaçao. para o jpovo ver melhoras reais..
enquanto a geraçao de energía, devemos mais investir em energias limpas, a e´loica e solar , qeu crescem a paso firme no mundo, e já se mostram mais económicas qeu as grandes hidrelétricas, s.
se pensarmos qeu do daqui a 8 anos essa obra ficaría pronta... ta ahi um risco grande se ficar obsoleta, e fora de mercado, corremos o risco de destgruir floresta para nada.
Postar um comentário