quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fortaleza: Luizianne reforça preferência pessoal por Catanho @prefeiturapmf @ptceara

O editor geral do Blog da Dilma, Daniel Pearl Bezerra já declarou publicamente que votará no candidato do Partido dos Trabalhadores, nas eleições municipais de Fortaleza, em 2012, podendo ser Waldemir Catanho, Artur Bruno, Camilo Santana, Acrísio Sena, Elmano ou outro qualquer. Veja a opinião de Luizianne Lins:
Reproduzido do Jornal O Povo: Ao participar do programa Debates do Povo, ontem à tarde na rádio O POVO/CBN, prefeita deixou claro que vai insistir no nome do seu assessor como melhor opção de candidatura para o PT em Fortaleza no próximo ano.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), externou toda sua predileção pelo secretário de Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho (PT), dentre os postulantes petistas à sua sucessão no Paço Municipal, ontem, durante participação no programa Debates do Povo, da rádio O POVO/CBN (1010), que foi ao ar ontem, a prefeita afirmou que Catanho é o nome que a faria sentir “completamente representada” numa possível candidatura. A prefeita disse ainda que não existe a possibilidade do PT não encabeçar uma chapa, nas próximas eleições municipais.

As declarações de Luizianne, que é também presidente estadual do PT, ocorrem a menos de um mês do anúncio oficial sobre quem será o candidato do PT na das eleições majoritárias de 2012, em Fortaleza. Dentre os 13 que outrora foram apresentados como pré-candidatos petistas, apenas cinco foram citados pela prefeita, numa rápida menção aos nomes ainda na disputa. São eles: Waldemir Catanho; o deputado federal Artur Bruno; o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena; o secretário de Educação, Elmano de Freitas; e o vereador Guilherme Sampaio.
Porém, segundo a prefeita, Catanho reúne características positivas que o diferencia dos demais. “Uma pessoa que não tenha o jargão político que se supõe que seja da política, pra mim, é uma boa novidade. Traz a política pra perto do povo quando você tem candidatos que não foram forjados ou preparados como políticos, do ponto de vista clássico. Por outro lado, o Catanho é negro. Que bom fazer o debate da negritude no Ceará, especialmente em Fortaleza, onde a maioria das pessoas é parda”, destacou.
Na opinião da prefeita, o secretário tem ainda a idoneidade a seu favor. “Precisa ter muita consistência para bater no Catanho, no sentido político. Não tem nada que deponha contra ele”, avaliou.
Sem mágoas
Questionada sobre o fato de Artur Bruno ter sido um dos líderes do PT que, em 2004, defendiam o apoio à candidatura do hoje senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) ao Executivo, em detrimento de sua intenção de se lançar à prefeitura, Luizianne disse que não é de ficar “remoendo mágoas”. Como pré-candidato, o deputado já se definiu como o nome capaz de unir PT e base aliada.
“Quando eleita, uma das primeiras coisas que fiz foi compor todo o PT novamente. Ao ponto de que, se 2004 eu não tive o apoio de nenhum petista de renome [...], por outro lado, em 2010, fui aclamada a presidente estadual do PT, com 97% das intenções de voto”, disse Luizianne, ao dar mostras de que não restaram sequelas do processo anterior.
A prefeita afirma que não há possibilidade de o PT não lançar candidato próprio ao Executivo em 2012. Luizianne ressaltou que é “muito importante” que partidos como PSB, PCdoB, PMDB e PV permaneçam na base aliada, desde que a coalizão seja descaracterizada por “concessões indevidas ou inadequadas, que manchem nossa história política”.

Nenhum comentário: